Páginas

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Vagalumes e Parasitas ( Resenha )

 Boa tarde amores, passando para atualizar o blog com algumas resenhas atrasadas.

Hoje teremos a resenha do livro Vagalumes e Parasitas.


Livro:
 Vagalumes e Parasitas

Editora: Companhia das Letras

Nº de págs.: 451

Autora: Cynthia Ozick

Venda proibida em Portugal.


Resenha:

O livro conta a história de Rose, uma jovem órfã apaixonada por literatura inglesa e fã de Jane Austen  cansada de viver com o seu pai problemático, ela parte para viver com o primo por um tempo, mas logo sai da casa de Bertran e vai trabalhar na casa dos Mitwisser, uma família Alemã refugiada e bem problemática onde Rose precisará se adaptar a uma nova rotina e linguagem.

Chegando lá nem ela mesma saberá exatamente qual será sua função na casa, dividida entre cuidar das crianças, da loucura da senhora Elsa e ser secretária do Sr Rudolf Mitwisser , ela se desgasta tanto fisicamente como psicologicamente.

O Sr Rudolf Mitwisser usa todo o seu tempo para estudar os caraítas, uma seita judaica , a obsessão por esse povo é tanta que ele deixa de lado os filhos e a esposa, se dedicando apenas para os seus estudos.

Uma família falida que passa a viver sob as custas de um benfeitor problemático , que nunca soube lidar com a fama e o dinheiro que ela lhe proporcionou.

A narrativa do livro é feita pela própria Rose Meadows, onde a trama é ambientada  na década de 30 em Bronx um pouquinho antes da Segunda Guerra, mas bem no auge da Grande Depressão.

Nesse livro temos personagens deslocados , tentando encontrar seu verdadeiro eu, sua própria essência, como também os desamparados que sofrem com a ausência  dos pais, é impossível o leitor não se envolver com todos eles. Encarar uma nova realidade , onde um novo mundo surgiu, não foi fácil para os personagens dessa história.


O livro é muito bem escrito, porém, a autora exagerou em alguns capítulos com a expansão de narrativas desnecessárias tornando boa parte do livro cansativa, mas isso ão quer dizer que a leitura é ruim.

Só nos últimos capítulos a leitura torna a ficar agradável novamente e toma um rumo de reviravoltas inesperadas, o final ficou com uma pontinha solta, mas , enfim, é uma leitura que vale à pena.

Um livro que fala sobre fama e o que ela pode trazer de bom ou ruim, sobre fanatismo, desejos e o estranho poder da interpretação.

Por hoje é só meus amores, espero que tenham gostado, bjus e até amanhã.

Onde Comprar: AQUI.


quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Parceria Scortecci Editora

 Olá meus amores tudo bem?

Espero que sim.

Passando para comunicar rapidinho que a editora Scortecci renovou a parceria com o blog.

 Olha só que novidade boa!



Sobre a editora: 


O Grupo Editorial Scortecci é uma editora brasileira fundada por João Scortecci em 1982 na cidade de São Paulo. Edita, imprime e comercializa obras literárias através dos selos Scortecci e o selo infantil Pingo de Letra. Também mantem a plataforma de autopublicação Fábrica de Livros.


Vocês podem conhecer os títulos da Scortecci na Livraria da editora AQUI:

E aí me contem , vocês já conheciam a editora? 

Já leram algum livro da mesma?

Em breve trarei os lançamentos aqui para vocês, aguardem.