Bom tarde amores, hoje trago a resenha de um livro muito lindo.
É um livro de crônicas, mas já vou avisando que não é aquelas crônicas chatas, cheia de " achismos" e sim um conjunto de textos muitos singelos.
Título: Comunhão
Autores: Getulino do Espírito Santo Maciel e
Maria de Lourdes Camelo
Editora: Scortecci
SINOPSE:
As crônicas de Getulino e Lourdes têm cheiro e sabor. Cheiro bom como o que se derramava dos doces que a preta simples e sábia preparava. Aquela mesma preta que (trecho delicioso!) “passou pela vida sem luxos, não usou rouge, não ganhou abraços”. Cheiro marcante como o “cheiro de mantimento, misturado com cachaça e fumo de rolo” da venda do avô de Lourdes. O leitor embriagou-se? Ainda não? Então aprecie, com Getulino, a visão de “mãos ágeis mexendo tachos fumegantes e cheirosos de cravo e canela de doces de goiaba, limão vermelho, cidra, mamão ou cozinhando milhos verdes e embrulhando cuidadosas pamonhas de indeléveis aromas”.
RESENHA:
Sabe aquele livro que te leva ao passado e até mesmo a infância?
Pois bem, é assim mesmo nesse livro, somos convidados à mergulhar junto com os autores Getulino e Maria de Lourdes no mais profundo lugarzinho da nossa memória e resgatar os momentos mais doces que já vivenciamos.
Foi assim que me senti ao ler esse livro, viajando a um passado muito distante, despertando minha memória afetiva.
Cada crônica é escrita com muita doçura e suavidade.
Dá para ver que os autores escrevem com a alma, um dom que é dado à poucos.
As crônicas falam de sentimentos como amor, família, viagens, vizinhos que marcaram, comidas, sim, aquelas comidinhas feitas com amor por pessoas especiais e que jamais esqueceremos.
Eu gostei de todas as crônicas, é impossível dizer que gostei apenas de algumas.
Esse não é um livro de crônicas com assuntos chatos do dia a dia, mas um livro repleto de lembranças dos bons tempos , de um tempo de muito amor, sem violência, onde a rotina das rodas de conversas na rua era constante, onde as crianças realmente eram crianças e brincavam sem medo nas ruas.
As crônicas são divididas em duas partes, onde a primeira são textos da Maria de Lourdes e a segunda parte os textos são de Getulino.
E todas as pequenas histórias se juntam formando praticamente uma leitura gostosa de ler.
De forma geral, este pequeno livro é agradável e vai lhe proporcionar horas muito gratificantes de boas lembranças. A capa do livro está linda, a editora caprichou e tem tudo a ver com as crônicas.
Mergulhem vocês também nessa literatura tão saborosa com gostinho de quero mais e sinta através da sua imaginação o cheirinho das deliciosas comidas que citadas aqui estão.
Esse livro já se tornou o meu favorito de Crônicas. E mais uma vez acertei na minha escolha.
Obrigada aos autores queridos, Sr. Getulino e dona Maria de Lourdes, por proporcionar à nós leitores uma leitura tão maravilhosa como essa.
Mais que recomendo . O livro está à venda na Livraria Asabeça, ou você pode entrar em contato com os autores pelo e'mail louget@uol.com.br.
Bjus meus amores e até o próximo post.
Oi Joyce, bt!
ResponderExcluirSó de olhar p/a capa eu já gostei e depois então de ler a resenha aí mesmo que a curiosidade bateu e ficou kkk. Amei o post, parabéns!
Bjsss amiga
Obrigada Dinha, a capa é linda não é mesmo?
ExcluirFico feliz que tenhas gostado!
Bjus gatona.
Não conhecia o livro, mas fiquei cheia de vontade de o ler *-*
ResponderExcluirÉ um ótimo livro Andreia.
ExcluirMais uma belíssima publicação!!
ResponderExcluirHoje:- Fim de tarde, de amor contagiante .
Bjos
Votos de uma óptima Terça-Feira.
Obrigada, para ti também.
ExcluirOii Joyce. Eu amei a proposta das crônicas. Normalmente não curto o gênero e fico incomodada pela curtagem das histórias. Mas por serem reflexivas e terem essa leveza, fico super animada para realizar leitura da obra. Amei.
ResponderExcluirBeijos.
Blog: Fantástica Ficção
Olá jessica, já eu sou ao contrário, amo histórias curtas, ah, leia sim, bjus.
ExcluirAaaaahhh amo crônicas! E as desse livro parecem ser lindaaas! Te despertaram tantos sentimentos positivos! Quero tanto senti-los também 😍❤😍❤
ResponderExcluirBeijooos! @vivis.escritora
Oi Vivi, sim despertaram sim, leia, leia, você irá amar, bjus.
ExcluirOiee!!!
ResponderExcluirEu amo crônicas e dicas são sempre muito bem vindas!!
Achei muito legal a capa desse livro e por remeter ao passado, lembranças boas, esse tom nostálgico, chamou muito minha atenção. Gostaria de ler com certeza!!!
Amei!
bjs
Que bom que gostas, espero que tenhas a oportunidade de ler ,bjusss.
ExcluirMenina que lindo! Quero na minha estante!
ResponderExcluirÉ sempre bom manter a memória dos melhores tempos e receitas... são meu fraco! hahaha
osenhordoslivrosblog.wordpress.com
Sim, com certeza, mas nele não vem receitas e sim lembranças de comidas que nos marcam por algo especial.
ExcluirOi Lindona, que delícia de livro hein, fiquei fascinada pela sua descrição e com vontade ler. Amo livros que conseguem me levar a infância com lembranças queridas que muitas vezes nos esquecemos com a correria do dia a dia. Deve ser aquela leitura que nos revigora a alma. Amei as fotos e com certeza vou add para minha lista de leitura <3
ResponderExcluirbjokas da Elo!
http://cronicasdeeloise.blogspot.com/
Falou tudo Elô, revigora a alma com certeza flor, bjus da Joyce e adiciona sim.
ExcluirEi! Tudo bem?
ResponderExcluirQue livro fofinho! Não desperta muito a minha curiosidade e não consigo ficar tão ansiosa para lê-lo, mas... Achei linda a ideia e senti um pouquinho da simplicidade das crônicas em sua resenha, o que é maravilhoso.
Beijos!
http://www.365coresdouniverso.com.br/
Que pena flor, mas quem sabe um dia né, bjus.
ExcluirFofo fofurice fofuroso fofiiiiinho fofis esse livro!
ResponderExcluirCrônicas delicadas e sensíveis que trazem memória afetiva.
Já anotei aqui quero ler.
Bjs Luli
Oi Lulyyy, saudades sua linda, anota sim, isso mesmo, memória afetiva. Bjão.
ExcluirOie! Ah, que fofo! Adorei a ideia dessas crônicas, e ri alto quando você disse que não era assuntos chatos sobre o dia a dia. Concordo! E não há melhor sentimento do que a nostalgia, por isso fiquei bem empolgada para conhecer o livro. Amei a resenha!
ResponderExcluirBeijos,
http://abducaoliteraria.com.br
KKK, pois é Gisele, tem crônicas por aí que são muito chatas, não despertam nenhum sentimento em nós , a não ser refletir , esse é diferente, amei essa leitura, bjus. Super indico .
ExcluirOi, tudo bem ?
ResponderExcluirNossa que resenha linda, o livro parece ser uma obra de uma beleza enorme, simples e muito cativante. Toda essa proposta de nos remeter a infância com essas crônicas lindas, é bastante empolgante e instiga a leitura. O mundo está precisando também de mais leituras assim, leves e que nos remete coisas boas. A obra com toda certeza é uma ótima dica de leitura.