Páginas

terça-feira, 19 de novembro de 2019

Guatambu ( Resenha )

Boa noite leitores, passando para atualizar o blog com as resenhas da semana e a resenha de hoje é do livro Guatambu cedido pelo autor Luiz Carlos.


Livro: Guatambu
Autor: Luiz Carlos Ladeia
Editora: Scortecci
Nº de págs.: 320
Gênero: Ficção

SINOPSE:

Uma paixão proibida e a opressão dos poderosos sobre os retirantes em uma região de conflitos. O cenário é o interior paulista no início do século XX. O autor explora o Realismo Mágico e se vale da voz de um humilde cantador para narrar os mistérios e fantasias do mundo dos tropeiros e dos boiadeiros.




RESENHA:

Nosso personagem principal é Zelad, que começa o enredo do livro contando sua história aos seus netos.

Os netos, observando o velho Zelad  com suas muletas, escutam bem atentos cada detalhe da sua história de vida tão sofrida.

Sua vida não foi lá muito fácil, pois além da "dura lida" do sertão nordestino, Zelad teve a má sorte de caçar briga com um vaqueiro muito valente por conta de um bode que destruiu a pouca plantação que possuía.

Não bastando isso, o destino ainda lhe pregou mais uma peça, onde foi confundido com  uma outra pessoa, levando um tiro, que ocasionou a perda de uma das pernas.

Essa é uma leitura de ficção histórica que de uma forma lúdica faz com que o leitor venha compreender o passado do mundo dos tropeiros e boiadeiros. Um romance histórico com personagens ilustres mostrando o cotidiano da época de forma bem humorada.

Nessa narrativa o leitor irá acompanhar as viagens dos personagens e vivenciar uma paisagem tipicamente urbana do século XX e a vida dura levada por eles.


 " O sol mostrava-se perverso. O verde perdeu espaço para uma cor clara, que esbarrava no amarelo das folhas ressequidas, cor que o sertanejo classificava como vingança do céu. A natureza sofria, e dividia as suas dores com o camponês."

As paisagens descritas nos fazem lembrar dos tempos passados, a tranquilidade e a beleza do campo encantam em cada capítulo. Os personagens com uma linguagem bastante popular para aquela época,  tornam o enredo mais divertido com um vocabulário bem chucro.

Enfim, nesse livro aprendemos a importância dos tropeiros para a cultura brasileira e o desenvolvimento do país, pois através deles foram unidas pessoas , cidades e culturas.
Um verdadeiro Realismo Mágico.


E eu não poderia deixar de falar sobre o final do livro que está emocionante e certamente tocará o coração dos leitores mais sensíveis.
Recomendo a todos que ainda apreciam essa cultura, aos leitores que ainda não conhecem e principalmente aos professores, pois farão um bom uso dessa obra em sala de aula.

Onde comprar: Livraria AsabeçaLivraria Cultura , Submarino.

Por hoje é só pessoal, bjocas para vocês.

2 comentários:

  1. adorei a capa e fiquei muito curiosa com o livro. a sinopse é muito interessante. lindas fotos. falei tb de livro no meu blog. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Deve ser emocionante a história de Zelad.
    Gosto muito de romances históricos com suas narrativas do início do século passado com seus mistérios e encantos.
    Indicação devidamente registrada Jooooooo.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é sempre bom ter você aqui!
Obrigada, volte sempre!