Olá meus amores, tudo bem?!
Espero que sim.
Dias melhores estão chegando.
Bom, hoje eu trago a resenha de um super livro enviado pela Editora InVerso, em parceria com a mesma.
Livro: Enedina Marques
Autora: Lindamir Salete
Ilustradora: Lhaiza Morena
Editora: InVerso
Nº de págs.: 40
Ano: 2021
Série: Meninas, Moças e Mulheres que inspiram
Nota: ❤❤❤❤❤
SINOPSE:
Neste livro resgatamos a história da engenheira civil Enedina Marques, mulher negra, pobre, que viu na educação uma oportunidade de mudar sua vida e a dos seus.
Sonhou e conseguiu adentrar em um universo que não era pensado para mulheres, menos ainda para mulheres negras, e se tornou a primeira engenheira negra do Brasil, e a primeira engenheira da Região Sul do Brasil. A história de Enedina foi marcada por persistência, capacidade, pioneirismo, bem como por preconceitos e desigualdade social. Ela é exemplo de luta das mulheres e das pessoas negras.
Venha conhecer essa história forte e marcante que jamais deve ser esquecida.
RESENHA:
No início do século XX, uma família de Curitiba formada por um casal negro que foram liberto do regime de escravidão, recebia a mais nova integrante da casa .
O casal já tinha quatro filhos homens e Enedina seria a primeira filha mulher, eles mal sabiam que ela mudaria a história daquela família.
Dona Duca, a mãe de Enedina, ganhava a vida como lavadeira de ganho e o pai não tinha profissão definida porque fora nascido e criado dentro da senzala, viviam uma vida muito difícil.
Os pais da garotinha se separaram e dona Duca foi trabalhar na casa do militar republicano Domingos nascimento Sobrinho, e foi assim que sua vida começou a mudar.
Sua infância foi marcada pelo trabalho doméstico, mas apesar de ser uma menina prendada, ela queria muito mais. Aos 18 anos se formou como professora normalista e depois com a aprovação de concurso publico começou a atuar como professora de escolas públicas também.
Logo após, montou uma pequena escola e trabalhava ainda como empregada doméstica, para ajudar nas despesas, a jornada era pesada, mas ela conseguiu o que queria: cursar engenharia civil na Universidade Federal do Paraná.
Aos 32 anos foi a primeira mulher negra e a sexta mulher a se formar em engenharia no Brasil.
Ela venceu a pobreza, o preconceito e a exploração e conseguiu gravar seu nome na história brasileira.
Gente que livro, que história inspiradora dessa mulher! Poderia escrever aqui um trilhão de linhas para vocês nessa resenha, mais duas palavras já bastam: Sonhar e Lutar.
Que guerreira foi essa mulher, devemos nos espelhar na sua força de coragem e determinação, a luta não foi fácil, mas a vitória foi grande.
A história é linda, as ilustrações estão um arraso como sempre, e no final do livro vem algumas atividades divertidas para os leitores.
Recomendo demais esse livro tanto para os pequenos leitores como para os grandes também e já quero ler toa a série e conhecer as outras personagens maravilhosas como ela.
O QUE PODE SER TRABALHADO EM SALA DE AULA:
Profissões;
Debater sobre o tema Preconceito Racial;
Escravidão no Brasil.
Onde comprar: Na Editora InVerso .
Bjus e até a próxima resenha.
Ah, que amor de livro. Eu achei a coisa mais linda. Sem falar no poder ué vem incluso, hein?! Que história inspiradora. Que felicidade em saber o trajeto de Enedina e em como tudo deu certo.
ResponderExcluirÓtima resenha, ótima recomendação.
Caramba, esse é um super livro que o mundo precisa conhecer, certamente usaria em sala de aula também.
ResponderExcluirque amor de livro *o* acho super importante obras infantis assim, que são sobre mulheres inspiradoras, mulheres que podem ser o espelho de meninas e garotas que não se veem crescendo e tendo futuros brilhantes.
ResponderExcluirFantástico que nesse livro será resgatada a história da engenheira civil Enedina Marques, mulher negra, pobre, que viu na educação uma oportunidade de mudar a vida dela e a dos seus. Acho sensacional essa proposta pra gente conhecer essa história tão inspiradora, sem dúvida.
ResponderExcluirOi, tudo bem? Um livro muito inspirador, ainda mais pelas temáticas que aborda. Muitas leitoras irão se identificar com a protagonista. A edição está muito fofa, amei. Um abraço, Érika =^.^=
ResponderExcluir