Páginas

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

A Bíblia Sob Escrutínio (Resenha )

 Olá leitores tudo bem? Vamos tentar ficar bem, mesmo com tudo isso que está acontecendo.

Hoje trago a resenha de um livro que acredito eu que foi o destino que colocou no meu caminho.


Livro: A Bíblia Sob Escrutínio

Editora: Scortecci

Autor: Emerson Borges

Nº de págs.: 251

SINOPSE:

Um livro revelador e questionador sobre a Bíblia, o livro mais vendido de todos os tempos. Nesta obra todas as incoerências, contradições, antagonismos, discrepâncias, absurdos, valores morais injustos e desequilibrados, erros históricos e científicos, mitos e lendas encontradas na Bíblia.

RESENHA: 

Inicio essa resenha dizendo que livro, que livrooo!

Antes de iniciar a resenha vamos ao significado da palavra Escrutínio. É um exame que se faz minuciosamente, ou seja, o título logo quer dizer A Bíblia Sob Análise, um análise mais profundo, digamos assim.

Nesse livro o autor busca mostrar para o leitor através de uma profunda análise e comparação entre um versículo e outro da Bíblia, que há passagens onde existem  contradições e que não são poucas essas divergências.

Há algum tempo atrás eu, que vos escrevo essa resenha, buscava por uma pesquisa no google que não estava relacionada a Bíblia e me deparo com um artigo que me chamou a atenção com um versículo bíblico, onde estava escrito uma coisa absurda aos meus olhos , logo não acreditei e peguei minha bíblia para conferir e lá estava de fato o que eu tinha lido e que não tinha  acreditado quando tinha lido o artigo.

Mas, bem antes disso, eu como leitora assídua da Bíblia, já notava que algumas coisa não batiam com outras, (falando na linguagem popular) e aquilo sempre me causava algumas dúvidas que na correria da vida eu não tinha tempo de me aprofundar.

Quando vi a sinopse desse livro, logo achei que algumas de minhas questões iriam serem solucionadas, e a minha escolha na editora por esse livro foi tiro certeiro.

Voltando ao assunto do livro, o autor busca mostrar que, segundo ele, existe sim contradições, mitos e lendas , erros históricos e científicos por parte de quem o escreveu.

Um exemplo disso ele cita em Gênesis 11:1, 6-9 encontra-se  o famoso relato da Torre de Babel. Segundo diz ali todos os seres humanos falavam a mesma língua,usavam as mesmas palavras, até que Deus se enfurece com a tentativa dos homens de construir uma imensa torre e confunde a língua deles criando assim vários idiomas diferentes. Entretanto, a bíblia fala em Gênesis 10:5 que antes deste acontecimento, havia diversas nações, cada uma com sua própria língua diferente. Dá para entender?

Ele não coloca todas essas questões no livro todo e sim em algumas passagens que não tem sentido algum.

Sendo assim, a Bíblia para ele não foi inspirada por Deus como dizem os profetas ou santos que a escreveram e sim, suas histórias foram aumentada por gerações e gerações até chegar na parte escrita que temos hoje , que já passou por muitas revisões.

É um livro que eu recomendo à todos e quero deixar bem claro que o autor apenas busca uma compreensão maior da parte de quem lê, se realmente todas as contradições fazem sentido, levando a nós leitores a uma reflexão profunda e realista sem fanatismos.

De maneira alguma o livro blasfema contra a existência de Deus e sim,  duvida de alguns acontecimentos incoerentes impostos na Bíblia.

Será  que  Deus é esse  mesmo Deus que eles descreveram aí que rege o universo, um Deus perverso, preconceituoso? Será mesmo que tais fatos aconteceram da maneira que está escrito aí?

Uma leitura mais que recomendada para você caro leitor, tirar suas próprias conclusões, você também não é obrigado a concordar ou discordar com tudo o que o autor propõe, como disse tire suas próprias conclusões.

 Termino essa resenha com a mesma frase que iniciei: Que livro, que livroo! Sou grata pela oportunidade e digo , a leitura não abalou a minha fé em Deus, pois não é esse o propósito do livro.

Não é à toa que já está na terceira edição.

Deixo vocês co o Book Trailer do livro:


Onde comprar: Na Amazon ou na Livraria Asabeça .

Bjus e até a próxima resenha, cuidem-se!


5 comentários:

  1. Não conhecia o livro e gostei, para mim a Bíblia é um ótimo livro de literatura Fantástica ou mitologia. Espero ter a oportunidade de ler a obra.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que encontrou um livro que te ajudasse em algo que anteriormente já havia gerado dúvidas. É sempre bom conseguir algumas respostas, ou pelo menos, explicações que nos façam pensar além da caixinha.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Amei a ideia desse livro. Quando começamos a estudar a Bíblia a fundo, nos deparamos com várias contradições mesmo, veja o exemplo que você mesma selecionou, de capítulos seguidos terem ideias completamente opostas. E isso é recorrente em vários livros, né? É realmente tema de inúmeros debates sobre nossa própria história enquanto povo, né?
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bem? Que edição mais linda. Fiquei encantada com o trabalho gráfico. Interessante os questionamentos trazidos pelo livro. Creio que muitos cristãos têm perguntas sem respostas. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  5. Olá.. não conhecia essa obra mas me parece muito interessante. Certamente faria a leitura dele a título de curiosidade. Eu vejo incongruências na Bíblia desde que me entendo por gente rs

    Tschuss

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é sempre bom ter você aqui!
Obrigada, volte sempre!