terça-feira, 11 de agosto de 2020

Diário de Uma Escrava ( Resenha )

Oi genthe linda!
Mais uma resenha para vocês, demorei ler esse livro, mas quando iniciei a leitura devorei em um dia.

Livro:
 Diário de Uma Escrava
Autora: Rô Mierling
Editora: Darkside
Nº de págs.: 224
Ano: 2016

SINOPSE:

Laura é uma menina sequestrada e jogada no fundo de um buraco por alguém que todos imaginavam ser um bom homem. Ela vê sua vida mudar da noite para o dia, e passa a descrever com detalhes sinistros e íntimos cada dia, cada ato, cada dor que o sequestro e o aprisionamento lhe fazem passar. Estevão é homem casado, trabalhador, pai de família, mas que guarda em seu íntimo uma personalidade psicopata. 

RESENHA:

Laura é uma adolescente que com apenas 15 anos foi sequestrada por um homem que todos pensavam que o mesmo era um bom ser humano, apesar de alguns já acharem ele esquisito.
Passou a viver num buraco negro durante anos , vivendo em condições precárias onde nem mesmo via a luz solar.

Antes de tudo acontecer namorava com Mauro e tinha sonhos de casar com ele como a maioria de todas as adolescentes de sua idade. Nunca  passou pela sua cabeça que um dia aquilo iria acontecer com ela.
A vida da garota era só tortura em cima de tortura, tudo se repetia todos os dias.


O livro é escrito em forma de diário, onde ela relata seu sofrimento causado pelo terrível Ogro, pois era assim que ela o chamava.
Não é uma leitura fácil, pelo contrário , é de embrulhar o estômago e o que acontece com a personagem chega a ser repugnante. Pra ser sincera, eu pulei uma determinada página perto do final, na parte de uma garotinha.

"{...} Acredito fielmente que escravos e prisões não se fazem somente com paredes, grades ou algemas, mas também com simples palavras e situações."

Bom, nesse livro é retratado o que um psicopata faz, como ele age e do que ele é capaz.
A autora tenta mostrar a realidade nua e crua sem piedade nas palavras , onde o assunto da vez é o estrupo, pedofilia, violência física e psicológica contra as mulheres.
 
E o final, também foi realista , nada de final de contos de fadas, onde o príncipe foi resgatar a princesa.
Mostrou o que de fato acontece "na maioria dos casos" , principalmente fora do Brasil e que ficam sempre ocultos à sociedade.


Não é o que estamos acostumados: sempre com finais felizes, e sim, torcemos para isso, finais sempre felizes é verdade, mas o livro nos tira da zona de conforto.
A  personagem Laura irritou com a maioria de alguns de seus pensamentos? Sim irritou, mas, acredito que a autora quis mostrar que cada caso é um caso. Cada pessoa reage diferente a esse tipo de tortura, principalmente quando se prolonga há anos.

Sobre a diagramação: está perfeita, a darkside sempre arrasa com corte multicolorido e todo o mais. Esse é um livro que divide muitas opiniões e que você deve estar preparado para ler.
Se você já leu ou pretende ler o livro , venha aqui comentar o que achou, vou adorar saber sua opinião.

Onde comprar: Na Amazon.

Bjus e até a próxima resenha.

17 comentários:

  1. Pelo visto é um livro cheio de gatilhos , temos que tomar cuidado ao ler ele. Sinceramente não sei se estou pronta para ler, mas adorei sua indicação e sua resenha.

    ResponderExcluir
  2. Mais um livro que não conhecia. Obrigada pela partilha

    ResponderExcluir
  3. Bom dia de paz, querida amiga!
    Palavras prendem e podem ser grilhões piores do que presídios de segurança máxima.
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre vejo as pessoas falando mal desse livro, mas acredito que seja por ele ter um final realista como você disse, as pessoas querem que tudo termine como no mundo da fantasia. Fiquei curiosa pra saber a parte que você pulou, deve ter sido bem pesada mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Dizem que essa leitura, apesar de pesada é incrível. Desejo demais ler esse livro, ele está na minha lista há um bom tempo, espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  6. Oioi! Sempre ouvi falar que esse é mesmo um livro de embrulhar o estômago, mas até então nunca tinha lido que Laura podia irritar. Bom que já vou avisada caso eu decida ler. Abs!

    ResponderExcluir
  7. quero muito ler essa obra, eu já sei o que esperar e to curiosa justamente pra saber como a autora executou, prinicpalmente levando em conta a temática escolhida.

    ResponderExcluir
  8. Caramba... parabéns pela sua coragem em continuar a leitura. Não deve mesmo ter sido uma leitura agradável de se fazer, mas para devorar em um dia, a leitura é bem fluida, o que dá um bom equilíbrio com o tema pesado.
    A capa realmente está linda, suas fotos ficaram incríveis.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  9. Ótimo saber você devorou esse livro em apenas um dia, embora tenha demorado para iniciar a leitura. Interessante ser narrado em forma de diário. Porém, não sei dizer se eu conseguiria realizar essa leitura (Provavelmente, não) ou se teria estômago para ler um livro tão denso e cru com relatos de tanto sofrimento e tortura psicóloga, além do estupro, que essa garota sofreu mas mãos desse psicopata e abusador. O ponto positivo que achei importante, é a autora não romantizar em nenhum momento o final. E expor a realidade do que acontece com pessoas que passam por essa situação e a sociedade passa o pano.

    ResponderExcluir
  10. É um tipo de leitura dificil e que nos deixa indignados, mas obviamente importante de tomarmos consciência do perigo que pode estar muito muito perto e desconhecemos...

    ResponderExcluir
  11. Essa história me parece fantástica, aliás, como geralmente é característica da Darkside e suas publicações, não é verdade? Sua resenha me deixou ainda mais curiosa pela leitura, por sinal. Vou inclusive incluí-la na minha listinha se desejos na Amazon pois havia me esquecido! Rsrs!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem? Não lembro de já ter visto o livro antes mas achei o enredo bem intenso. Imagina ser sequestrada nessa idade? Deve ter sido uma experiência bem dolorosa além de traumática. O pior é perceber que quem fez isso é uma pessoa comum e livre de qualquer suspeita. Imagina ficar desconfiando de todos à nossa volta. Bem complicado. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  13. Eu não tinha visto muitos elogios sobre esse livro, mas acontece que as pessoas idealizam muito as coisas. Com a sua perspectiva, percebi que o ideal é tirar minhas próprias concepções no final das contas.

    ResponderExcluir
  14. Lembro que assim que a editora lançou, algumas pessoas falaram mal da autora, problematizando algumas coisas na trama, mas eu particularmente não saberia dizer do que em si, por não ter lido. Prefiro ler e tirar minhas próprias conclusões. E finais felizes me cansam até em ficção, que dirá em algo que retrata a realidade.
    Bj

    ResponderExcluir
  15. Bem interessante o livro. Me lembrou um que se chama 3096 Dias, história real de uma menina que foi sequestrada e mantida em cativeiro pela maior parte da sua adolescência. Me interessei pela leitura.

    ResponderExcluir
  16. Oiê!! Eu acho que nunca li uma resenha sobre esse livro. Mas, acompanhei de perto toda a problemática envolvida na época do lançamento, bem como os comentários de todos os tipos. Confesso que os que mais ouvi, foram negativos e depreciativos. Mas, eu creio que em toda obra que tenhamos chance de pôr as mãos, iremos "sugar" algo que enriquecerá nossa experiência enquanto leitores.
    Gostei muito do seu relato e das fotos. Ficou muito criativa suas borboletas.
    Beijão

    ResponderExcluir
  17. Esse livro sempre esteve rodeado de muita polêmica desde o lançamento, neh?! Eu me lembro bem. Acho que as pessoas foram pela arte da capa, o corte colorido e se assustaram com o conteúdo.
    Eu, particularmente, acho uma história importante de ser publicada. Pq nao é improvável e tão fictícia assim. Sabemos que acontece muito e ignorar tbm eh um ato hediondo.
    Porém, eu acredito sim que por carregar muitos gatilhos, nem todas as pessoas estão preparadas para ler essa história. É aquela questão. Encontrar o seu momento!
    Ótima a sua resenha e lindas as suas fotos.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é sempre bom ter você aqui!
Obrigada, volte sempre!