segunda-feira, 17 de julho de 2017

A CORUJINHA CURIOSA (RESENHA)

Meus amores, boa tarde, hoje trago mais um livro infantil da autora Maria Elaine Cambraia, o primeiro foi o Mania de Rima, que todas vocês gostaram, creio que irão se encantar com essa fofurinha também, principalmente as amantes de corujinhas.






Título: Corujinhas Curiosas
Autora: Maria Elaine Cambraia
Editora: Franco Editora
Ilustrações: Dam Ferreira









O livro conta a estória de uma corujinha super fofa e curiosa que quer experimentar coisas novas.
Sua mãe porém é super protetora e fica de olho em tudo o que Belinha faz, aliás ela é uma "mãe coruja" mesmo rs,rs, muito orgulhosa da sua cria.

A corujinha observava os outros animais e queria fazer o eles faziam, queria pular como um coelho, nadar como um peixe e até correr como uma zebra.
Mas sua mãe sempre falava: não , não e não, você é uma coruja e não pode andar por aí fazendo o que os outros animais fazem.
E Belinha tadinha, sempre ficava triste com isso.


Até que um certo dia, o Doutor Corujão ia passando e ouviu tudo o que a mãe coruja dizia e vendo a tristeza da pequena coruja disse:

 _ Dona Coruja , não prive sua filha de experimentar e conhecer coisas novas. Ela não perderá sua essência de coruja se experimentar fazer o que outros animais fazem... O importante é que Belinha estará conhecendo o mundo a partir de suas próprias experiências, e isso é muito bom.

Bom, como diz na sinopse, essa história tem um final curioso, então deixo vocês curiosos para saber qual é, rs, rs.

Levando essa história pra vida real , é bem isso que muitas mães fazem né?
Digo isso porque minha mãe era super protetora igual essa coruja, não deixava eu fazer praticamente nadaaa, e isso me atrapalhou bastante, pois se eu ia tentar andar de bicicleta : você não vai porque pode cair e se machucar, resultado: não aprendi andar de bicicleta, podem rir tá gente, ha, ha, ha, ha.
Ou então: você não pode ir ao rio, porque vai ficar doente, todos os meus primos iam, menos eu que só ficava olhando com vontade, mas não entrava na água, resultado: não aprendi a nadar.... não vou falar mais nada não, senão os NÃOS, não vão ter fim por aqui.


Então  através dessa leitura , vemos que não é bom privar a criança daquilo que ela tenta conhecer, explorar, deixe ela fazer certas coisas, isso vai ser bom para o seu crescimento e desenvolvimento, até mesmo para conhecer seus próprios limites,claro que devemos que ter cuidado, mas não exagerado, para que no futuro ela não venha ser um adulto frustado ( como eu) com tanta coisa boa que poderia ter aprendido ou experimentado quando criança, mas que não foi possível.
Além do mais quando a criança recebe muitos NÃOS , acaba se  transformando em um adulto medroso e com dificuldade de experimentar coisas novas na vida.

As ilustrações são super fofinhas feitas por Dam ferreira, vejam:


Além da relação mãe e filho , vejam o que pode ser trabalhado em sala de aula com esse livro:
  • Os animais e como se locomovem;
  • A importância da obediência;
  • As aves;
  • Tirar o aluno da zona de conforto, fazendo experimentar brincadeiras novas das quais ele tem vergonha ( pode ser para imitar os animais) , isso vai fazer com que ele vença sua timidez, sendo uma criança desinibida, participativa em tudo em sala;
  • Fazer teatrinhos com os próprios alunos caracterizados com os personagens da história.
  • Trabalhar artes de diversa formas: desenhos, pinturas, e bichinhos com sucatas.
Viu só quanta coisa legal pode ser trabalhada com esse livro ??? E não para por aí não, o @boaleiturabomapetite juntamente com o blog kidsindoors fez um projeto super bacana, onde trabalhou alimentação com esse livro, levando as crianças que não gostam de cenoura crua à comê-las, incentivando os pequenos a gostarem de novos paladares.



Veja a matéria no próprio blog: http://www.kidsindoors.com.br/2016/07/escritora-maria-elaine-cambraia.html. Créditos da foto a cima está na própria foto. Visite o blog.


Não posso deixar de mostrar também, as dedicatórias da autora que são super fofinhas e criativas em todos os livros que recebi, e eu ameiiii.

Em breve as fotinhas do livro ficarão disponíveis no slide do blog reservado aos livros infantis.
Mas Joyce, você também resenha livros infantis???  Sim, pois sou pedagoga e acho que é de onde se começa o incentivo para a leitura., pois creio que a grande maioria que são leitores  hoje, foi porque foram incentivados quando criança com um livro infantil,  e  sempre tem aquele livro  que marcou sua infância, ou eu estou enganada? 

Bem, espero que tenham gostado da resenha e da Belinha, quanto as fotos, sim, eu sou exagerada mesmo, adorooo.
Vou deixar o link da outro livrinho resenhado da autora AQUI.

E se gostou do livro vocês podem adquirir diretamente com a autora pelo seu INSTAGRAM ou na Educar Distribuidora .

Bjinhos de coruja para vocês e até o próximo livrinho da autora.

20 comentários:

  1. Que fofura!! Vou contar um segredo: Gosto muito de ler histórias infantis, comecei com chapeuzinho vermelho e ainda não quero parar, mesmo com quase 18 anos haha
    Meus filhos vão ser mimados com essas histórias!! Já me encantei pela autora, certamente darei uma oportunidade ao livro, a diagramação é uma fofura!
    Beijos ❤
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  2. Nossa eu adorei sua resenha, super detalhada, o livro realmente parece ótimo para as crianças, as fotos também estão super fofas.
    E as dicas de alimentação e forma de trabalhar com o livro estão demais.

    Beijos Ariane
    Blog LivrosdaNane

    ResponderExcluir
  3. Ownnnnnn!! Quanta fofura em uma foto só! Nem preciso dizer que amei né?! Na verdade, preciso sim!
    EU AMEI A SUA RESENHA. Confesso que não gosto muito de livros infantis (acho que li demais na minha vida kkk) mas você nos passou uma outra visão com essa resenha. Devemos ler qualquer livro desde fino aos mais grossos do mundo mas temos que ler! Estamos incentivando a leitura geral e é isso que realmente importa! Quero essa corujinha para mim!
    Beijocas do Canção!

    ResponderExcluir
  4. Oieeeeeeeee Joyyyyyyce
    Que amorzinho esse livro de corujinhas!
    Vou levar a Belinha para conhecer a Lalinha meu peixe de aquário e deixar elas nadarem juntas e brincarem :)
    Siiiiiiim eu concordo com você que as mamys devem ter bom senso ao serem super protetoras, as vezes exageram mesmo, eu sempre falo pra minha, mas ela não me ouve (aiai suspiros) e minha mochila tem guarda-chuva em dia de sol, blusa de inverno em pleno verão, e siiiiiiim ela me obriga a comer cenoura, chuchu, abobrinha, berinjela e todos os legumes do mundo :) sorte que estou aprendendo novos paladares desde a segunda feira sem carne e gostado, então toca aqui miga 0/
    parabéns pela resenha, sucesso para a autora
    E siiiiiiiim muitas fotos lindas para o #ProjetoJoPhotos!
    Bjs Luli

    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
  5. Oi Joyce!
    Menina, que amor é essa corujinha incentivadora de alimentação para crianças, hein? E essa corujinha de pelúcia/feltro ou sei lá o que? Definitivamente, quero uma pra mim! Super amei esse livro!

    Beijoooo

    ResponderExcluir
  6. Oi Joy! Que livrinho super fofo! Amei as ilustrações e a mensagem que ele trouxe de maneira muito doce... crianças sempre querem descobrir né, provar novas coisas .. errar e aprender, acho que isso é fundamental na formação de quem somos, e as vezes um pouco de liberdade por parte dos pais é muito importante, acho que muitos papais deveriam fazer essa leitura tbm kk
    adorei a resenha! como sempre estava linda!
    beijos <3

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Que amorzinho de coruja, adorei a ilustração. Sua resenha tá linda. Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  9. Ah, Que fofo esse livro! E que fofa a autora com esse autógrafo. Tão bom Ne. Amei a resenha e claro as fotos ne! Bjs e continue trazendo mais dicas de livros infantis pra gente.

    ResponderExcluir
  10. Muito boa sua resenha, tou adorando essas dicas de livros infantis, adorei essa corujinha, foi vc que fez?
    Gostei bastante da temática do livro, minha mãe também era assim kkkk, graças a Deus que melhorou.

    ResponderExcluir
  11. É muito comum histórias de animais querendo fazer o que os outros fazem hahaha não faço ideia de como é ter uma mãe tão protetora como a sua, a minha me obrigou a andar de bicicleta, as vezes eu não queria por medo de cair e ela ia la e fazia eu andar hahaha mas não leve como crueldade, tá? Ela sabia o quanto eu queria aprender e só me incentivava, até nos meus momentos de medo, e é assim em todas as situações... Adorei a mensagem que o livro passa. Beijos
    http://amorliterarioblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Adorei as fotos, que fofura!!! Admito que eu sou apaixonada por duas coisas: pinguins e corujas, pra mim, os animais mais fofos da vidaaa! Adorei, como pedagoga, que além da resenha você ainda citou como pode ser trabalhado em sala. Muito interessante :D

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha. Como futura pedagoga, acho muito importante a divulgação de livros para crianças. Esse mesmo, eu não conhecia.

    ResponderExcluir
  14. Minha mãe é igualzinha a sua, não sei nem como eu sai de casa hahahahaha Acho que deve ser por isso que eu sou tão medrosa... Adorei o livrinho <3

    ResponderExcluir
  15. Te entendo totalmente, minha mãe (e meu pai) sempre me protegeu de tudo, e sendo filha única é ainda pior. Também não sei nadar por causa disso, rs. E sou bem medrosa e bem tímida por viver em uma bolha, e nem vou falar das crises de ansiedade, rs.
    Esse livro é muito fofo, vou marcar o nome dele e sair indicando para um monte de pais como os meus, rs. Amei a resenha e a proposta do livro.
    Bjo
    ~ Danii

    ResponderExcluir
  16. Gente!! Que post maravilhoso!! Primeiro por ser um ótimo livro pra eu ler com meus filhos, dicas de decoração de pratinhos e sobre os temas pra abordar em casa, mas em especial pra me lembrar que infelizmente os filhos são criados para viver num mundo e não sempre sobre minhas "asas"... Amei de verdade! ♥ Mais uma mega dica anotada!!! ~Elis Blog Pretenses

    ResponderExcluir
  17. Oi linda! Adorei a história desse livro e fiquei curiosa sobre o final.. Adoro livros assim, me fazem lembrar das minhas primeiras leituras da vida!! Adoro!!!
    Super beijo!!


    www.lendo1bomlivro.com.br
    Instagram :) @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Que lindo! Amo corujas.
    Achei muito bacana tudo o que dá pra fazer com esse livrinho. Um ótimo aprendizado.
    Fiquei com vontade de comprar um pra minha sobrinha (e outro pra mim).

    Amei a resenha!
    Beijos,
    Ler Antes De Dormir

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bom? :)
    Nossa, fiquei encantada com esse livrinho! É perfeito para crianças mesmo, abordando vários aspectos importantes e necessários! Eu adoro quando aborda a relação de mãe, sempre leio algo que tem isso. Amei a resenha, muito boa sua análise, parabéns!
    Beijos, Yasmim.

    Blog: https://literarte.blog.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem ?

    Achei uma ótima dica de livro, as fotos estão fofas e a proposta do livro também está linda. Estou seguindo a autora e satisfeita por conhecer mais um livro lindo como dica de leitura.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é sempre bom ter você aqui!
Obrigada, volte sempre!