quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

RETROSPECTIVA DOS NACIONAIS (O MOONDO DE IMAGENS DE BIANCA)

OI GALERINHA LINDA, HOJE TEM A RESENHA DESSE LIVRO LINDO O MOONDO DE IMAGENS DE BIANCA DA AUTORA PALOMA BESSEY.
E PARA QUEM NÃO ENTROU NO BLOG ONTEM, TAMBEM POSTEI RESENHA TÁ, DÁ UMA CONFERIDA NO POST ANTERIOR.
  


SINOPSE: David é um renomeado fotógrafo britânico que mora com sua família em Greenwich, Londres . Herdou do pai- também fotógrafo famoso- não somente o talento para a profissão, como as ferramentas para exerce-la : a velha e querida câmera Leica e o quarto escuro no porão da antiga casa onde o velho viveu toda a sua vida. As fotos que David tirou para uma nova exposição têm um mistério: no momento em que são reveladas, no quarto escuro, as pessoas desaparecem do mundo real, ficam presas no mundo ( ou moondo) das imagens.
A aventura se desenrola quando Bianca, sua filha de 11 anos, descobre o que aconteceu, através de um sonho com a bailarina da foto. Dá-se início à uma longa viagem até o mundo das imagens. Nessa jornada, a menina Moon enfrentará vários desafios-como dublar o amargurado Negativo-,aprenderá sobre si mesma e sobre a vida, com a agradável surpresa que é descobrir-se sem a intenção de "bolinar" o desconhecido, com um doce espanto! O livro aborda questões filosóficas sobre o sentido da vida, sobre o tempo, de forma lúdica. Jogando com a linguagem e brincando com a imaginação. Traz- nos temas como o embate entre o velho e o novo, o digital e o analógico... É , acima de tudo, uma lição de coragem para crianças e jovens. 


O livro:
Como já vimos na sinopse David é um fotografo inglês que mora com a sua família em Greenwich, herdou do pai o seu talento para fotografias. Todas as fotos eram reveladas em um quarto escuro e o que David não sabia era o mistério que havia naquele quarto. Não vou entrar em muitos detalhes porque a sinopse já fala muito bem do livro.

Todas as pessoas que são fotografadas desaparecem misteriosamente e sua filha Bianca uma menina muito esperta começa a desvendar o mistério depois de ter tido um sonho com a bailarina. Com a ajuda de sua prima Marcinha que veio do Brasil passar uns dias com a tia, elas conseguem entrar no quarto escuro e passar para o outro mundo , o mundo das imagens onde precisará salvar as pessoas que estão presas lá.


Nesse moondo as duas vivenciam várias situações e enfrentam o Negativo, um velho ranzinza que não suporta ser contrariado e ver o Digi-tal como seu maior inimigo. Vários aspectos são abordados na estória como : coragem, determinação, medo, solidão, tristeza.
 Nesse livro a escrita é bem leve, descontraída e bem humorada, onde a autora busca jogar com a linguagem e brincar com a imaginação.
E temas como o embate do digital e o analógico, o velho e o novo são vistos no enredo.

Havia aprendido tanta coisa em pouco tempo, que tinha vontade de voar com asas de esperança. Vou até o fim sem medoAprendera com o malabarista a arte de manejar os sentimentos sem pressa, equilibrando um de cada vez."


Certa parte do enredo do livro me lembrou bem o livro Alice no País das Maravilhas com o jogo de palavras que a autora faz.
Falando um pouquinho dos personagens: são vários os personagens do livro, alguns me fizeram rir muito e os que eu mais gostei foram:
Bianca;
Marcinha (assemelha_se  aquela prima sapeca e doidinha de interior que todos nós temos) sim, eu recordei no momento da leitura da minha prima onde na nossa infância cometemos aquelas aventuras malucas de meninas;
Vanda; a mãe de Marcinha, figura simpática, humilde e com um humor pra lá de bom, é a personagem que mais me fez ri com suas histórias e é cada história rs, rs, precisa ver pra crer, ou melhor, precisa ler pra conhecer o livro....


 É um livro para adultos e crianças ,super recomendo aos leitores a  saírem do seu mundo e mergulhar no moondo de imagens de Bianca. Boa leitura!
Já estou morrendo de saudades de cada personagem que citei , até do gato Francisco rsrs , é sinal que logo, logo lerei o livro de novo.

 ONDE ADQUIRIR SEU LIVRO : FACEBOOK OU INSTAGRAM

"Se não quiser ser esquecido, faça com que as pessoas não se esqueçam de você."
Sobre a autora:
Eu sou uma escritora brasileira residente em Londres, escrevendo ficcão em Português e Inglês pro público jovem .Eu amo escrever ficção para o público jovem. As minhas estórias são sempre um pouco surreais, dark, e recheadas de mistério e fantasia. Coisas que eu amo: livros, sonhos, fotografia surrealista, neblina, Londres, praias brasileiras, uma cadela chamada Genie.
 Prêmio: Livro Revelação para Jovens - UBE, União Brasileira de Escritores, Academia Brasileira de Letras, Rio de Janeiro, Outubro de 2014.


  


14 comentários:

  1. Que gracinha esse livro, gosto de livros divertido, adorei a resenha e as fotos, já quero entrar no moondoo de Bianca, bjao flor.

    ResponderExcluir
  2. Oieee!!!

    Simplesmente AMEI essa resenha! Que livro delicioso, eu que sou fã de fotografias, fiquei encantada!

    Beijoooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cecy, que bom que gostou da resenha, também sou amarradona em fotografias, pense numa coisa que amo de paixão, bjus.

      Excluir
  3. Oieeeeeee Joyyyyyyyyyyyce!
    Eu ganhei o TC???????? Eu querooooo *____*
    Ó meu e-mail é luliaphybla@gmail.com
    Eebbbba toca aqui miga 0/\0

    Puxa essa safra de nacionais está bombando heim????
    Menina um livro melhor que o outro e cada vez que passo por aqui aumenta minha lista de desejados!
    Esse nem preciso dizer que quero né non???
    Tem fotoooo, tem imagem, tem mistério, filosofia, exposição, bom humor, imaginação, o fio que alinhava o antigo ao novo, aprendizado lúdico e um gatíneooooo chamado Francisco!
    E claro o post tem suas fotos <3

    Joyce tenho ainda dois posts que estão programados, mas em 2017 tô de volta!!!!
    Desejo a vc, sua família, amigos e todos que vc quer bem, um Felizzzzzzzzzzzz Natal, abençoado e pleno de luz!!!!!
    E um Ano Novo novinho em folha, cheinho de alegrias, paz, amor, sucesso, tudo de melhor e excelente!!!!
    Bjooooo enorme Luli
    Café com Leitura na Rede


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ow sua linda, feliz que queira, feliz que tenha gostado da resenha, do livro , das fotos ,enfim de tudo.
      Vou sentir sua falta, mas aproveite o fim de ano, curta bastante e desde já um Feliz ano Novo pra ti, recheado de bençãos e saúde, bjus Luly.

      Excluir
  4. Que Fofura de livro, amo livros nesse estilo, com certeza esse irá para minha lista de desejados. E os nacionais liderando. Bjus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Júlia, os nacionais estão com tudo, feliz que tenha gostado do livro, bjus e volte sempre.

      Excluir
  5. Que meiga essa capa, ótima resenha, já quero na minha biblioteca, bijus.

    ResponderExcluir
  6. Adquira sim Ka, essa menina da capa é uma fofa mesmo, bjus.

    ResponderExcluir
  7. Essa ilustração da capa é intrigante e diferente, achei interessante a autora ser residente de Londres, parece uma leitura bem gostosinha!

    Beijos, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é sempre bom ter você aqui!
Obrigada, volte sempre!