quinta-feira, 6 de julho de 2017

Você Já Escutou O Silêncio ? ( Resenha )

Olá meus amores. Poesia é um gênero que eu gosto e aprecio muito, por isso, resolvi solicitar esse lindo livro de poesia na Coletivo Editorial.
E hoje trago resenha dele para vocês.


Autor: Alexandre Spinelli.
Editora: Edições Dubolsinho
Nº de págs.: 96

SINOPSE:

Aproximando-se dos sentimentos básicos da existência com esse olhar de espanto, Spinelli faz lembrar, mas só de leve, Alberto Caeiro do 'Guardador de rebanhos', Mário Quintana de 'Sapato florido', o lirismo sem afetação de Manoel Bandeira e, talvez acima de todos, a ternura que transmitia em cada verso o grande poeta, também gaúcho, Paulo Hecker Filho, em sua permanente perplexidade apaixonada pela vida, diante de uma criança, de um sorriso, de uma mulher bonita, do amor.
É esse espanto, esse prazer de existir e de gostar das coisas, a grande força da poesia de Alexandre Spinelli.

 E já começo com uma poesia:


O TEXTO ESTÁ AQUI 


O texto está aqui
Pronto
É só lê_lo
São só palavras

Assim,como escrevi
Outro poderia fazê_lo
Não há mérito algum

Por isso peço
Não se prenda ao texto
Aqui não há nada
Nem aqui
Nem em outro lugar qualquer

Não aceite só isso
Não pare na ponte
Não pare na estrada

Não se contente com as asas
Vá adiante!

Passe pelo texto
E voe
Busque a outra margem 



O livro é composto de 95 poemas, sendo que um deles é haicai.

Para quem não conhece o que é um haicai vou deixar aqui a definição: é um poema de origem japonesa, que chegou ao Brasil no início do século 20, composta de três versos, com cinco, sete e cinco sílabas, que geralmente tem como tema a natureza ou as estações do ano.

O autor através de seus versos, fala de forma leve sobre sentimentos, emoções vivenciadas por nós no dia a dia ou até mesmo no passado, sim, muitas me levaram ao passado.

Outro poema que gostei muito foi esse:

Como Escrevo
Como escrevo meus poemas?

Como jardineiro, oras.

Não se pensa na flor quando se planta.
Quando se cultiva, se pensa na terra,
no adubo, na saúde da planta.
Como está seu caule, suas folhas,
ou como será a flor, são detalhes.
Que cor terá?
Quem a verá?
Será dada de presente?
Será para um grande amor?
Ainda não se sabe
e não faz diferença alguma.
O que importa é a planta.

Que destino ela terá tanto faz.
Poderá ser bem recebida,
quem sabe, admirada.
Poderá ser mal tratada,
provocar alergia,
mal-estar ou alegria.
E daí?
Enquanto se cultiva
isto não faz diferença,
a preocupação é a planta.

Assim escrevo:
escrevo a planta,
o resto é flor.

São poemas curtos, porém intensos, que te levam a pensar na vida, de maneira reflexiva e prazerosa.

Acredito que cada leitor irá se envolver de forma diferente, pois é esse o papel principal da poesia, levar o ser humano a sentir sensações diferentes em momentos diferentes, principalmente quando é uma poesia que nos faz refletir sobre tantas temáticas, onde o autor fez uso das palavras de modo simples e ao mesmo tempo tão profundas.
A escrita do autor é bem trabalhada, sua sensibilidade e essência ao escrever são indiscutíveis.
Só tenho a dizer que  o livro Você Já Escutou O Silêncio é uma preciosidade na estante dos amantes de poesia e que bom que ele já está presente na minha.
Um bom livro para ler agora no inverno, no friozinho acompanhado de um belo café , chá ou chocolate quente e um bom bolinho.
Amei o livro e super recomendo.
 A capa está linda e a diagramação vem com ilustrações.


ADQUIRA O SEU AQUI .

Sobre o autor :
Alexandre Spinelli é um desses artistas múltiplos, que gostam de atuar em várias frentes. Além de poeta, trabalha com teatro, música, artes gráficas e cinema. Seu livro de poemas Pela metade é ar (muitos dos poemas estão incluídos neste livro), ganhou menção honrosa no concurso promovido pela Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, um dos mais concorridos do país. Nos últimos seis anos publicou, em Porto Alegre, calendários com poemas e ilustrações, distribuídos a clientes, amigos e colaboradores.

Um outro tanto sobre o ilustrador:
Sebastião Nunes é escritor, editor e artista gráfico.
Publicou cerca de 15 livros de poesia e prosa para adultos, além de nove de literatura infanto juvenil.

Vocês podem conhecer um pouco mais do livro e também outras poesias lindas em sua página do facebook  AQUI .
E há também o site para que possam se deleitar em vários lindos poemas do autor  AQUI. .

32 comentários:

  1. Hey baby!
    Que capa mais linda é essa, gente! Amor à primeira vista! Poesia é tudo de bom, né? Não sou grande fã, mas, acho que é uma linguagem que todos apreciam e entendem.
    Dica devidamente anotada!

    Beijoooo

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, poesia também é um gênero que aprecio muito e essas que você citou estão um arraso, amei essa capa.

    ResponderExcluir
  3. Joyce, indiquei seu blog para o Prêmio The Mistery Blogger Award, dá uma passadinha no meu cantinho!

    http://mundoliterariodacecy.blogspot.com.br/2017/07/premio-mistery-blogger-award.html

    ResponderExcluir
  4. Oi!!!
    Muito lindo!! Poesia toca na alma! Não tenho o costume de ler livros de poesia, mas, comecei a me dedicar um pouco mais ao gênero e estou amando! Obrigada pela dica! Beijos😘😘😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que agora se dedica ao gênero, poesia é tudo de bom, bjus.

      Excluir
  5. Poesia é sempre uma leitura prazerosa. Principalmente as que falam de amor. A capa desse livro já é uma pisia, linda com essas flores. Gostei dos poemas que voce destacou, bem leves, gostosos de ler. E como i voce disse, nesse friozinho, é um bom acompanhante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é Danuza, concordas comigo?
      Realmente a capa já é uma poesia, bjus.

      Excluir
  6. Olá Parceira Linda!! ❤❤ Tudo bem??
    Eu não sei nem mais o que falo sobre a sua suas resenhas! Ela me convence de comprar o livro! Poemas 😍 Amo Poemas! Principalmente quando neles há algo relacionado com nosso cotidiano e com dos problemas sofridos por todos nós seres vivos!! Estou maravilhada com esse livro só de ler suas palavras! Adicionado na lista já! Hahaha ❤

    Blog Canção dos Livros 😘

    ResponderExcluir
  7. Aí que amor, "Não aceite só isso" ❤ gostei dessa parte. .. acredito que deva ter mais frases "tocantes" assim nesse livro . (P.S.: Frozinha 😂❤😍)

    ResponderExcluir
  8. Oláááááá Joyyyyyyyyce
    Sabe que dos homônimos de Fernando Pessoa, Alberto Caeiro é o meu favorito????????
    Fiz até um trabalho sobre "Vai alta no céu a lua de Primavera" na faculdade :)
    Ameeeeeeeeei essa capa (siiiiiim sou dessas que se apaixona e compra livros pelas capas, me julguem :), nãoooooooo me julguem hihihi)
    E essas fotos com as margaridas???????????
    Um escândalo de lindas, muito amorzinho!
    Poesia é bem como vc diz: uma que se multiplica a medida que atinge cada leitor de uma maneira única, mais ou menos uma singularidade em meio a multipluralidade!
    Sensível e reflexivo!
    Levo a indicação e já está na minha lista dos desejados.
    Bjsssss Luli
    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk, eu também compro livros pela capa lulyy, isso mesmo, sensível e reflexivo, bju amiga.

      Excluir
  9. Oi Joyce
    Só de olhar a capa já me apaixonei e lendo a sua resenha fiquei maravilhada com o conteúdo poético. Esse não vai ficar fora da minha estante
    Poesia penetra nos poros e faz morada na minha alma
    Amo e adoro adoçar as palavras com os meus sentires poéticos e de quem mais se habilita a retratar em versos a sua grandiosa sensibilidade
    Beijos minha amiga e um maravilhoso fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga Gracita, adiciona sim, bju grande para ti e boa semana.

      Excluir
  10. Oi Joy, gosto tanto de poesias, elas são tão curtas mais conseguem nos tocar de maneira única e diferente a cada poema lido.Gostei bastante do poema citado e da escrita do autor em si pelo fato de ele pensar em todo o contexto, a terra, o adubo , pensar em todos os fatores antes do cultivo de uma flor, á inúmeras lições para tirarmos apenas desse trechinho. Amei as fotos e a resenha <3
    Beijos
    Fabi

    ResponderExcluir
  11. Faz um bom tempo que não leio poesia, mas acabei de encomendar um pra mim tb, são tão necessárias né? Dá uma leveza só de ler a resenha :D

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São mais que necessárias, para mim, são remédios para alma, um abraço.

      Excluir
  12. Ahh... Mas não basta a capa do livro ser tão linda?! Você ainda me tira umas fotos maravilhosas dessas captando a essência do livro!! Amei!!!
    Concordo contigo, a poesia envolve cada leitor de uma forma diferente.
    Não faz arte do meu dia a dia ler muito poesia, é isso é um erro imperdoável..rsrs
    Mas por coencidencia estou lendo um a alguns dias e adorando!
    Obrigada por esse indicação linda! Beijos!!

    www.lendo1bomlivro.com.br
    Instagram :) @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aow sua linda leia mais viu, poesia é um gênero ótimo, bjus e obrigada.

      Excluir
  13. Adoro poesias. E tenho certeza que amarei esse livro. Suas fotos ficaram lindas e adorei sua resenha, muito bem escrita, são poucos blogueiros que conheço que fazem resenha de livros de poesia.
    Anotei a dica.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oiee.
    Sou super fã de poesias e acho que não existe modo melhor de expressar sentimentos. Ameiii sua resenha.
    Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  15. Ola!! tudo bom?
    Adorei a capa, muito amor! Não sou de ler muito poesia, mas aprecio bastante quando leio! Acho que esse seria o tipo de livro que eu gostaria de ler, pois cada poesia tem um significado diferente, cada pessoa enxerga de uma maneira diferente e isso é o legal! Anotada a dica! Acho que vou tentar ler mais poesias :)
    Beijos,
    Yasmim.

    Blog: http://literarte.blog.br

    ResponderExcluir
  16. Poema nunca foi meu estilo de leitura, até começar o curso de letras e aprender o quanto de sentimento estão inseridos neles.
    Adorei essa capa, eu quero muito esse livro. As fotos estão lindas, e sua resenha também.
    Já foi para minha lista de desejados rs

    Beijos Ariane
    Blog LivrosdaNane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Nane, fico feliz por isso, poesia é tudo de bom, bjus.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, é sempre bom ter você aqui!
Obrigada, volte sempre!