segunda-feira, 3 de julho de 2017

Mania De Rima ( LIVRO INFANTIL/RESENHA )

Oi pessoal, para quem já sabe o blog também conta com o apoio dos autores de livros infantis/infanto juvenis, pois já tenho algumas resenhas de algum deles aqui no bloguito.
Sendo que a minha página no facebook é mais voltada para professores e escolas, então abri espaço para eles aqui no blog também.
E hoje trago a resenha desse livro infantil super fofinho da autora Maria Eliane Cambraia.
O livro Mania de Rima.


Autora: Maria Elaine Cambraia
Editora: Franco Editora
Ilustradora: Paula Kranz

SINOPSE:

Quem nunca teve uma mania? Pode ser qualquer uma: ficar enrolando o cabelo, piscar três vezes toda hora, entrar em casa com o pé direito todo dia... Este livro conta a história de um menino curioso, que tem uma mania diferente. Em meio a brincadeiras divertidas e amigos da escola, Guto se vê diante da mais encantadora menina. E aí? Será que ela vai aceitar Guto do jeitinho que ele é? Ou vai querer dar no pé?


 O livro conta a estória de Guto, um menino que curioso que tem uma mania que o torna diferente dos outros. Ele tem a mania de rimar com as palavras.
Guto adora brincar com os amiguinhos  da escola e está sempre disposto a ajudar o próximo.
Certo dia chega em sua sala de aula uma garota novata chamada Clara.

Guto logo se encanta pela beleza da garota, mas fica receoso de se aproximar dela, pensando ele que ela não irá aceitar o seu jeito de ser com sua estranha mania.

" Ai meu Deus, quanta beleza! Parece uma princesa! E quando eu falar, será que ela vai gostar?"

E aí será que Clara irá aceita-lo? Ou será que ela também tem uma mania?
Descubra lendo esse livro super fofinho e se apaixone por cada personagem.


A leitura tem como objetivo passar que é possível sim, aceitar  as diferenças e conviver com elas, deixando todo o preconceito de lado.
Pois o que realmente importa é a verdadeira essência e não a diferença.

E vocês leitores, me digam , vocês tem alguma mania? Eu tenho e muitas, uma delas é roer as unhas quando estou muito ansiosa.
E a mania de vocês ? Deixa aí uma nos comentários. Vou adorar saber que mania você tem.


O que pode ser trabalhado nesse livro em sala de aula :

Aceitação das diferenças, levando desde cedo a criança dizer não ao preconceito .
A importância da amizade;
A solidariedade;
Arte com ilustrações do livro, estimulando a imaginação.
E pode ser trabalhado também o incentivo à pequenas frases com rimas até chegarem a poeminhas, desenvolvendo assim o gosto pelas palavras e enriquecendo o seu  vocabulário.

Veja que arte linda dos alunos do Colégio Le Petit , são alunos do 1º, 3º , e 4º ano do Ensino Fundamental, de faixa etária entre 6 à 9 anos.


Os personagens do livro ganharam até bonecos para a contação da estória.


O livro vem cheio de ilustrações fofas da Paula Kranz como essa:


Adorei a historinha muito bem elaborada e com um toque de humor, tenho certeza que seu filho, seu neto, seu sobrinho irão até adorar e até mesmo você adulto, que ama um livro infantil.

Para saber como adquirir fale diretamente com a autora em seu instagram ; AQUI .

Sobre a autora e a ilustradora:


Bjus e até a resenha do próximo livrinho da autora.

40 comentários:

  1. Oi, Pedagoga Literária!!!
    Que livro fofo!!! Tenho filhos pequenos e sempre leio muito para eles. O meu pequeno, de 4 anos de idade, aqui e ali está dizendo frases que rimam. Ele adora. Penso que ele vai adorar essa história de rimas. Obrigada pela dica! Vou anotar e procurar na biblioteca da escola, caso não tenha ainda, indicarei. Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Luciana, então esse livro serviu direitinho para ti. Procure sim, um super beijo, fico feliz que tenha gostado da dica.

      Excluir
  2. Eu como futura pedagoga amo livros infantis. Amei as dicas de como usar o livro em sala de aula. Beijos, Cah.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Caah, que bom que gostou e também gosta de livros infantis, bjus.

      Excluir
  3. Ai que resenha fofa, eu tenho mania de comprar livros kkk, adorei conhecer esse livrinho e a autora, que bom que abriu esse espaço para os autores de livros infantis, sou adulta mas amo um livro infantil, bjus.

    ResponderExcluir
  4. Olá Joyce!! Tudo bem?? Boa tarde!
    Li mais uma resenha fantsastica que você faz!! Nunca deixo de me envolver com sua palavras sobre cada livro! Adorei os bonecos! Quero essas fofuras para mim!! A Minha mania é ficar enrolando o cabelo! Não consigo parar de jeito nenhum! Adorei a resenha e como sempre esse livrinho maravilhoso já foi adicionado na lista, acho que eu e meui irmão iremos adorar embarcar na viagem desse livrinho!!

    Beijocas do Canção!!

    https://blogliterariocancaodoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Muito legal sua resrnha. Este seria um livro que eu compraria para meus filhos se ainda fossem crianças. Ensina de uma forma linda que é através da rima! (Rimou😉)
    www.danuzaeoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olááááááá´Joyyyyyyyyyce
    Desde pequena aprendi que o igual a gente já tem, o que agrega é a diferença, então creio que esse livro é para "crianças" de todas as idades porque é muito muito fofiiiiiiiinho!
    Tem ilustrações, tem rima, tem poesia, tem escrita encantadora e tem reflexão :)
    E o que são esses bonecos para contação de histórias??????? Muito amorzinho <3
    Uma verdadeira celebração da amizade, da tolerância, do aprendizado e do verdadeiro amor.
    Parabéns para a autora e parabéns pra ti por trazer um livro tão bacana.
    Agora me conta uma coisa?????
    São marshmallows coloridos ou são balinhas de pirulito enroladas?????
    Querooooooooo :)
    Excelente semana pra ti guria
    Bjs Luli
    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo Lulyyy, são marshmallows coloridos mesmo kkk, obrigada pra ti também, bjus.

      Excluir
  7. Amei, parece ser super fofo, não me lembro de ter mania, acho que não rs.

    Apaixonei nessa caneca kkkk

    Beijos
    Blog LivrosdaNane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que não tem nenhuma mania, fofa essa caneca não é, bjus.

      Excluir
  8. Simplesmente amei esse livrinho e adorei a resenha. Vou indica_lo também para as minhas amigas prof.
    Bjus, fotos lindas.
    Ah e eu tenho mania de cantar no chuveiro, desafinada mesmo kkk.

    ResponderExcluir
  9. Pôxa que trabalho fofo!!
    Admiro quem tem essa criatividade para desenvolver livros infantis.
    Eu tenho várias manias!! hahaha mexer no cabelo ou bater o pé quando fico ansiosa por ex.
    é uma forma maravilhosa de trabalhar para ensinar crianças :D
    Adorei!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Acho muito legal livro infantil pois sempre passa uma mensagem importante para crianças, e aceitar as diferenças é uma das que eu mais considero que deve ser aprendida. Não me lembro de nenhuma mania para compartilhar heheh beijos
    http://amorliterarioblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade minha flor é na infãncia que damos os primeiros passos para uma boa convivência, bjocas.

      Excluir
  11. Que legal que você também divulga livros assim.
    Parabéns.
    Gostei bastante da resenha e super leria <3

    www.quatroestacoess.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Bia, o blog tem vários espaços, bjus e que bom que gostou.

      Excluir
  12. Oieee!
    Que livro mais chuchu!
    Eu também posto dicas de livros infantis que uso em sala de aula, acho que isso é ponto de vista de professores, rs. Assim temos a chance de apresentar a outros o que lemos com nossos pimpolhos em sala. Ao menos, penso dessa forma quando falo sobre esse tipo de literatura no meu cantinho.

    Beijoooo

    ResponderExcluir
  13. Ola! Tudo bom?
    Adoro livros infantis! Sempre leio um ou outro e gosto de ler com minhas priminhas. Gostei muito da abordagem deste, falando sobre aceitar as diferenças é essencial, ainda mais com o bullying que tem crescido cada vez mais, né? Acho livro assim importantes para crianças!
    Beijos, Yasmim.

    Blog: http://literarte.blog.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Yasmin, o bullying tem crescido bastante e ensinando aceitar as diferenças, já é um grande passo para minimizá-lo, bjus.

      Excluir
  14. Que livro mais lindo! Achei maravilhosa a ideia da autora de transmitir uma mensagem tão importante como aceitar as diferenças de forma tão doce! Acho que na fase da infância as crianças aprendem tudo o que ensinam, e muitas delas aprendem coisas ruins e acabam sendo cruéis com os amigos que tem alguma diferença do padrão normal imposto pela sociedade! Sem dúvidas uma leitura linda que merece ser compartilhada, ainda mais por contar com esse bonecos lindos!
    Adorei a postagem Joy, como sempre a resenha estava super detalhada !
    beijos
    Fabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Faby,concordo contigo guria e você viu como os personagens são fofinhos., bjus.

      Excluir
  15. Adorei as imagens! Amo livros infantis, sempre que possível leio um e deixo para minha sobrinha ler quando vem aqui em casa, é sempre bom estimular as crianças e inseri-las nesse mundo.
    Anotei a dica.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a maioria de nós leitores fomos incentivados quando pequenos, bjus.

      Excluir
  16. Que dica linda!
    Conversar sobre diferenças e aceitação com crianças nem sempre é fácil e um ótimo livro sempre abre espaço pra esse dialogo acontecer de uma forma linda. Obrigado por essa dica importante e esse livro lindo vou aproveitar pra usar com meus filhos!! ~Elisabete

    ResponderExcluir
  17. Nem vou falar quais são as minhas manias para não ficar o dia todos escrevendo, rs. Mas nossas manias sempre nos deixam apreensivos para saber como as outras pessoas vão reagir a elas, se vão julgar, nos evitar. Entendo o Guto, mesmo tendo 22 anos, rs. Esse livro parece muito bom para ler com crianças:). Vou indicar para as minhas tias e primas lerem com os filhos delas (não tenho irmãos e nem sobrinhos), ou eu mesma vou acabar lendo para eles, rs. Parabéns pela resenha e pela iniciativa de resenhar livros assim :).
    Bjo
    ~ Danii
    clubedofarol.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Por mais fofo que o livro possa parecer, acho que não teria paciencia para ler. Pessoas que falam rimando me irritam um pouco, e o GUto, protagonista, passa o livro fazendo isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aow Gabi que pena, isso é sinal que você ainda precisa aprender a lidar com as diferenças e a conviver com elas, é isso que o livro ensina, mas torço por você viu? bjocas.

      Excluir
  19. Acho muito bacana livros assim, porque as lições servem pra todo tipo de leitor. Afinal quem não aprendeu de pequeno em a oportunidade de aprender enquanto ensina aos filhos. Gostei também da diferença ser a arte de rimar, já dá pra trabalhar uns livros de cordel.
    parabéns pelo post e escolha do livro
    Gabriel Clube do farol

    ResponderExcluir
  20. Que livro maravilhoso, amei o trechinho e ler rimando me remete a algo bom e divertido, deve ser com certeza uma ótima leitura, leve e que vale a pena comprar e se divertir com a leitura.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é sempre bom ter você aqui!
Obrigada, volte sempre!