domingo, 29 de julho de 2018

A Bruxa da Sapolândia ( Resenha )

Boa tarde gente linda, finalmente estou conseguindo postar essa resenha hoje. Minha casa ainda está finalizando a obra, sem tempo para nada.

LIVRO: A Bruxa da Sapolândia
AUTOR: André Alvez
EDITORA: Chiado
ANO: 2017
Nº de págs.: 488
SITE: http://www.andrealvez.com.br/

SINOPSE: 
Quando o gato de uma bruxa decide revelar a história de sua dona, é bom parar para ouvir o que ele tem para contar...
Houve um tempo, lá pelos idos anos sessenta do século passado, no qual existia em Campo Grande uma região conhecida por Sapolândia. Diversos veios d’água cortavam o lugar, avançando entre as raízes de árvores mortas, formando lagoas pelas quais uma quantidade imensa de sapos reinavam, transformando as noites e as madrugadas numa imensa sonata de coaxos. Perto dali existia uma casa de madeira escura, fechada por uma cerca de balaustre, na qual se destacava um portão de latão que rangia tristemente quando aberto. Naquela casa residia uma mulher chamada Célia. Seus atos de pura maldade, especialmente contra crianças, logo a transformaram num mito, sendo conhecida inapropriadamente pela alcunha de bruxa: A bruxa da Sapolândia. Diversos outros personagens cativantes aparecem nessa envolvente narrativa; como Sofia – um ser de difícil definição –; Natanael, menino que viaja no tempo levado pelas sombras amigas; as sete crianças que percorrem as páginas do romance de forma cativante e emocionante, expondo as feridas abertas pela maldade humana. Outros personagens se destacam: Ladim, o jovem destemido que se alimentava de cobras; Doralice, irmã de Célia, aquela que carrega no ventre a reencarnação do mal; José Rosa, o gigante. Esses e muitos outros personagens transformam a leitura de “A Bruxa da Sapolândia” numa irresistível leitura, repleta de insondáveis mistérios.
RESENHA:

Alguém aí curti lendas urbanas?  A Bruxa da Sapolândia é um livro baseado em uma das lendas urbanas mais famosas de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, essa história de fato aconteceu.
Célia, a protagonista principal, era uma senhora de aparência esquisita que foi morar num bairro em Campo grande, cujo a proximidade da casa de madeira e de aspecto assombroso era bem perto de um brejo onde habitavam muitos sapos, por isso o nome do local foi batizado pelos moradores da região de Sapolândia.


Quando pequena, Célia recebeu maus tratos não só da própria mãe como também dos irmãos e padrasto, simplesmente por ser feia e ter um defeito no olho. Isso tudo levou Célia a se transformar num monstro de mulher reencarnando uma força do mal. Nesse aspecto o autor soube construir bem a personagem começando com fatos de sua infância até a sua vida adulta.
A história é contada pelo próprio gato da bruxa que presenciava todas as maldades não só dela , mas de todos daquela época.


Tudo começa quando algumas pessoas que não tem condições de cuidar dos filhos , a maioria por motivos de trabalhos, entregam seus filhos para Célia cuidar. Ao todo ficam com ela sete crianças que são maltratadas drasticamente. Juntamente com seu parceiro , Célia não mede esforços para as maldades feitas com essas pobres crianças, causando um certo pavor no leitor e se você for muito sensível, até lágrimas.

Os personagens da história são bem fortes, marcantes, principalmente Sofia, já considero como uma criança bem peculiar apesar de ser meiga e doce, a mais misteriosa da história. Davi, Ladim, José Rosa , Doralice etc.; todos foram bem construídos.
E a história sendo narrada pelo gato deixou o livro mais intrigante, gostei demais .


O local ambientado na história é o mesmo local verídico dos fatos acontecidos anos atrás, onde lendo, podemos sentir as lamas nos pés, o vento nas folhagens das bananeiras, o coaxar dos sapos , os brejos e até mesmo os formigueiros. André Alvez o autor, se preocupou de fato em deixar essa história  macabra, envolvendo  esses elementos reais do local, tornando-a em  uma obra de ficção de  realismo extraordinária.


Não posso sair daqui sem falar na escrita de André, sempre falo que me surpreendo cada vez mais com os autores nacionais, e com esse livro não foi diferente, literatura nacional arrebentando e que escrita espetacular. Os capítulos são curtos, facilitando assim a leitura.

Não entrei em muitos detalhes da história para não estragar a mesma, recomendo que leiam e se envolvam com esse enredo. Tem cenas  fortes, preparem-sem.
Recomendo para todos que gostam justamente dessa junção de ficção com realidade e para aqueles que desejam sair um pouco da sua zona de conforto literária. Leiam e vejam o que o ser humano é capaz de fazer!

Vejam o book trailler do livro:


ONDE COMPRAR O LIVRO: Livraria CulturaLoja VirtualChiado Books ou no Site do autor .

 Algumas fotos da verdadeira história da Bruxa da Sapolândia :








Bjocas, bom domingo e até a próxima resenha.

Ah e está rolando sorteio desse livro no meu instagram, link AQUI , participem.


18 comentários:

  1. nossa, que postagem curiosa. e amei os sapinhos. realmente quando mudamos ficam muitas pendências. uma hora tudo se organiza. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Não tarda nada, tudo se irá compor, vais ver :)
    Agora que penso, acho que nunca li um livro baseado numa lenda urbana, mas fiquei bastante curiosa!

    r: Ainda bem que gostaste, fico contente :D

    Muito, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Casa nova é assim mesmo! Com o tempo vai-se colocando ordem na casa! Grande abraço. Laerte.

    ResponderExcluir
  4. Mudar de casa ou casa nova tem sempre surpresas, boas e más. Há k ter paciência,

    Qto à história, ao livro k você referiu, não conhecia, mas o facto de ser contado pelo gato da bruxa e se basear num acontecimento real, dizem, tem imenso interesse.

    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  5. Maravilhosa publicação :))

    Hoje: O meu sentimento não morreu.

    Bjos
    Votos de um óptima Segunda- Feira

    ResponderExcluir
  6. Oieeeee Joyyyyyyyyce
    Ahhhh mudança é quase sempre sinônimo de um trabalhão danado, massssss no final dá tudo certinho, sorte aí florzinha!

    Não conhecia o livro, amei sua resenha, as fotos estão sensa maravilindasssssssss e gostei desse negócio de lenda urbana e de ser narrado pelo gatinho, massss sou muito manteiga derretida com esse negócio de mais tratos com crianças (e tb animalitos, idosos, doentes) então acho que nesse momento não leria, mas vai para a listinha.
    Bjs Luli

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem ?

    Nossa a história toda é bastante intrigante , o fato do livro está bastante rico com fotos e com um realismo é um dos vários pontos positivos, porém confesso que sou muito sensível e o fato de ter maus tratos me fez passar a leitura . Mas quem ama o gênero irá conferir com toda certeza, pois você fez uma ótima resenha e ressaltou bem a obra.

    ResponderExcluir
  8. Oiie.
    Eu gosto bastante dessa mistura de ficção e realidade. Acredito que seja o ponto crucial em todo livro, porque deixa um ar verossímel ao enredo. Achei bem intrigante esse livro.
    Espero ler e gostar.
    Beijos.

    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  9. Menina que horror :O
    Tô chocada! Achei que pelo nome era algo de contos de fadas e ai vc vem e pah me m ostra essa crueldade!
    Vou lá participar desse sorteio pq é um livrão!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Eu tô é no chão com isso...
    Achando que ia ser uma fantasia, super fofinha e cheia de animais falantes, vem uma história de terror por baixo. Socorro kkkkkkkkk, gostaria de dizer que irei com certeza ler essa história, mas não. Passarei longe kkkkkkkkk, não gosto de histórias assim, nem para fugir da minha zona de conforto, elas são muito pesadas e ficam me atormentando a mente sempre, então sempre busco evitar.
    Mas, amei a resenha, as fotos e a capa do livro. kkkkkkk
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  11. Ai que medo, essas coisas baseadas em fatos reais são tensas...mas já ADOREI, principalmente pelo o fato do livro ser todo fofo e ter essa história macabra baseada em uma lenda urbana brasileira.

    Quero muito ler!
    Adorei a resenha!!<3

    Bjokas da Elo!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Confesso que estou curiosa para realizar a leitura desse livro, ainda mais depois de cheguei ao final e vi essas fotos, descobri então que realmente essa é uma história baseada em fatos reais mas que, concerteza o povo foi aumentando com o tempo..rs!

    A sua resenha ficou ótima e me instigou a realizar a leitura desse livro também, amei cada uma das suas fotos principalmente, essa com os morcegos no caldeirão!

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  13. Nossa! Pelo nome e capa, imaginei que o livro seria uma fábula, ou uma história fofinha, mas isso! Estou chocada hahaha. Adoro lendas urbanas, e por saber que é baseado em fatos reais, 100or. É pra tirar o sono de alguns dias, né? Achei a premissa muito curiosa, mas o mais interessante é acompanhar tudo pela perspectiva do gato. Fiquei com vontade de conhecer essa narrativa. Adorei a resenha e a recomendação, sem sombra de dúvidas me deixou bastante interessada. Beijos!

    http://abducaoliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Quem não gosta de uma lenda urbana para perturbar o sono de todo mundo?...kkkk
    O que me chamou atenção foi a tematica envolver abuso infantil, pois os contos de fadas como João e Maria, em sua versão original, também explicitavam esse tipo de situação, sem poupar o leitor de um assunto que precisa see debatido abertamente, mas ainda é tabu.
    Parabéns para a literatura nacional!
    Bjs!
    gatitaecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Agradeço de coração a resenha. Ficou ótima. Quem deseja ler o livro, está à venda diretamente no meu blog> www.andrealvez.com.br.

    ResponderExcluir
  16. Minha vó é a personagem Neuza Larson, mas tem trauma de falar sobre o assunto. Deus abençoe a todos

    ResponderExcluir
  17. Minha vó é a personagem Neuza Larson, mas tem trauma de falar sobre o assunto. Deus abençoe a todos

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é sempre bom ter você aqui!
Obrigada, volte sempre!