domingo, 25 de novembro de 2018

A Voz Que Não Ouvi ( Resenha )

Olá meus lindhos (as)!
Alguém aqui já leu algum romance de Portugal? Eu já li dois e esse é o meu primeiro contato com livros da Editora Pedra Azul.


Livro: A Voz Que Não Ouvi
Autor: Martins Santos
Editora: Pedra Azul
Nº de págs.: 255



SINOPSE:

"A Voz Que Não Ouvi" é um romance de Portugal que traz a doçura e o costume do povo das pequenas aldeias do país das oliveiras. Em meio à ditadura da década de setenta. um jovem não se calou diante das injustiças. Um desaparecimento misterioso e um amor deixado à espera. Jorge e Helena: ele um líder de seu povo; ela uma bela e simples moça do campo órfã de mãe. A Voz Que Não Ouvi. Aquela que foi proferida e a que se calou quando nada poderia ser dito. Mais que um romance. o retrato vívido de um povo numa época marcante!

RESENHA:

Bom, o livro conta a história especificamente de Helena e Jorge.
Helena, uma linda camponesa órfã de mãe que mora com seu pai e sua irmanzinha Joana.
A camponesa é dona de uma linda voz que encantou Jorge , um jovem viajante que passava no caminho no momento em que a jovem cantava.

 Jorge é um rapaz destemido, que passou por uma grande tragédia na infância e guarda consigo um segredo que futuramente poderá  interferir no relacionamento com sua amada.
A  voz doce de Helena  agradava à todos na aldeia e não foi diferente com Jorge, pois se apaixonou sem ao menos ver a moça, só ao ouvi-la cantar.


Os dois engatam um lindo romance no doce estilo dos costumes daquela época das pequenas aldeias serranas de Portugal. No início o pai da moça não gostou muito, mas logo aprovou.
Mas infelizmente, com um tempo uma tragédia acaba separando os dois.

" Assim, num clima de amor e carinho, refletido em palavras e ações, incutiram em mim valores que valem mais do que todo o ouro do mundo."

Na narrativa o autor  casou bem o passado e o presente, conseguiu remeter  os problemas mais substanciais ocorridos na vida dos personagens que afloram num espaço agrícola tipicamente regional.

 As situações  vividas e descritas revelam o sistema de valores que regem aquele universo e as consequências ao tentar ultrapassá-lo.


" Enfim, normalmente, nós conhecemos primeiro o exterior das pessoas e muitas vezes não conseguimos , realmente,  conhecer mais do que isso. "

Os personagens principais tanto Helena como Jorge são fortes e destemidos, que apesar das dificuldades,  lutam pelo amor, pela família e pelos seus ideais, usando como guia a fé e a esperança que superaram as barreiras do tempo e a incerteza do reencontro.

Uma história cheia de segredos, preconceitos, conspirações, corrupções e intrigas, onde leva o leitor a refletir sobre o falar, o não falar ,e claro, as consequências disso tudo.
Ah, não poderia deixar de frisar que também tem poesias na obra, pois o personagem Jorge escrevia alguns poemas para sua bela amada.


Se você leitor gosta de romance no estilo bem leve e doce, esse livro é para você, uma oportunidade de conhecer um romance ambientado nas aldeias de Portugal.
Psiu, eu já estou ansiosa para ler outros livros da editora.

Onde adquirir o livro : Editora Pedra AzulSaraivaSubmarino .

8 comentários:

  1. Por acaso, não conhecia este livro, mas fiquei muito curiosa!

    r: Bem visto, a questão de levar um coice nem me tinha passado pela cabeça

    Obrigada e boa semana :)

    ResponderExcluir
  2. Um livro com assunto relativo à época em questão, antes de 1974. Já li o romance, mas o k achei nele de mais belo foi a força do amor de Helena e Jorge.

    Beijos. Boa semana.

    ResponderExcluir
  3. Dá uma olhada sim, porque vale a pena! ;)

    Não conhecia esse livro. Parece ser uma leitura interessante!

    Ótima segunda!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  4. Olá Joyyyyyy
    Fiquei encantada com sua resenha!
    O livro parece ser suave e ao mesmo tempo sugere a força singular característica do amor puro.
    Já quero conhecer Helena e Jorge e a narrativa de Martins Santos.
    Ótima semana pra ti sua lindaaa
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. eu tenho amigo blogueiro de portugal e nós comentamos sempre como não há intercâmbio de literatura entre os países de mesmo idioma. aquela farsa da nova ortografia dizia que era esse o objetivo e nada mudou. então eu tenho tentado diminuir essa lacuna e tenho lido alguns poucos autores portugueses nos últimos anos que não fossem eça de queirós e saramago. esse que comentou eu não li. como sempre as fotos ficaram lindas. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  6. A resenha está fascinante com um convite irrecusável para degustar uma ótima leitura
    Gostei imenso, Joyce
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro, mas fiquei com muita vontade de ler a história.
    Amor e segredos, adoro
    Vou procurar o livro aqui no Porto
    Obrigada pela resenha
    Beijinhos
    Re: Obrigada por acompanhares a minha história e pelo carinho.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é sempre bom ter você aqui!
Obrigada, volte sempre!