sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Brincando de Bicho ( Resenha )

Boa noite , mais um livrinho infantil da autora Maria Elaine Cambraia.
Um livro super divertido e  também paradidático para a galerinha mirim.

Livro : Brincando de Bicho
Autora: Maria Elaine Cambraia
Editora: Franco Editora
Ilustradora: Semíramis Paterno

SINOPSE:

Você já pensou se fosse um sapo? E se fosse uma abelha? Como seria se você fosse uma minhoca? Neste divertido livro, a autora interage com a criança como se estivesse ao seu lado brincando de ser um bicho. Que tal entrar nessa brincadeira?


Esse é o terceiro resenhado, só falta mais um. Optei por resenhar aos poucos porque tem sempre gente nova seguindo o blog e o ig, então fica melhor para o trabalho da autora ser reconhecido.
Bem o livro de hoje é Brincando de Bicho, será uma mini resenha porque o livro é curtinho.


 O livro me lembrou aquela pergunta que sempre fazíamos na infância aos nossos amigos : o que você seria se fosse um bichinho?
Ou até mesmo aquela  redação que era feita todos os anos na maioria das escolas em determinadas séries com o tema: O que você seria se fosse um animal?
Bom, eu sempre quis ser uma borboleta nessas ocasiões, ou um coelho.

É assim que a autora nesse livro Brincando de Bicho interage de forma criativa e divertida com os leitores mirins.
Ela brinca com as palavras rimadas levando as crianças a explorarem através das gravuras as características dos animais dando asas a sua imaginação.

 As ilustrações foram feitas pela  Semíramis Paterno e estão uma gracinha.


 Como ele pode ser trabalhado em sala de aula:

Temas abordados: seres da natureza; imaginação; brincadeiras; rimas
- Após a primeira leitura da história, leia desafiando as crianças a terminarem as frases, compondo as rimas;
- Proponha que criem outras rimas para os animais;
- Construa fantoches dos animais com sucata ou material reciclável e dramatize a história;
- Desafie as crianças a construírem um álbum com pesquisa sobre os animais que aparecem na história;
- Proponha que continuem o texto poético com outros animais criando outras rimas;
- Proponha que escrevam textos narrativos como se estivessem vivendo como um animal escolhido;
- Proponha a construção plástica com fotografias 3x4 das crianças com o corpo de um animal escolhido;
- Envie o livro para as famílias para que elas continuem com mais animais, criando outras rimas fazendo também as ilustrações;
- Depois faça uma dramatização para os familiares com exposição sobre o que foi aprendido sobre os animais do livro;
- Durante a pesquisa sobre os animais, trabalhe a importância de cada um na conservação do meio ambiente;
- Chame a atenção para as diferenças entre os animais relacionando com as diferenças entre as pessoas e o direito ao respeito e a igualdade na diversidade;
- Construa um fichário sobre os animais pesquisados e outros a serem pesquisados, em ordem alfabética.

  Observação importante: o textinho de como pode ser trabalhado foi sugestão da Editora Franco, mas o professor pode criar outras atividades semelhantes a essas, vai de acordo com a criatividade de cada um.

Onde você pode adquirir o livro: Na  Educar Livros , na Livraria 30porcento , na Loja Cristo Rei , na Estante Virtual ou diretamente com a autora no seu Instagram  com um frete super baratinho.

Veja se não viu ainda os dois livrinhos resenhados da autora aqui: Mania de Rima e A Corujinha Curiosa .

Desde o ano passado o blog é parceiro de uma Editora Infantil, só que houveram alguns imprevistos e os livros não puderam ser enviados logo, mas hoje chegaram aqui e em breve apresentarei eles para vocês.

Espero que tenham gostado da resenha e logo, vocês conhecerão o próximo livro da autora com um tema bastante atual, tenho certeza de que irão gostar.

Agora vamos descontrair um pouquinho e entrar na brincadeira? Que bichinho você queria ser?

Bjocas...

12 comentários:

  1. Lembra mesmo, eu sempre queria ser um unicórnio, tenho paixão por esses animais.Ah, que fofurinhas , são os livros dessa autora. Adoro quando traz dicas de livros infantis e que bom que tem mais. Bjus

    ResponderExcluir
  2. Uma delícia de leitura heim Joyce?
    Eu que sou apaixonada por literatura infantil já fiquei toda assanhada para conhecer o livro e trabalhar com meus pequenos. Amei a resenha e as dicas
    Beijinhos minha querida

    ResponderExcluir
  3. Que coisa boa foi ler sobre esse livro e relembrar a época da infância! Adorei a abordagem desses temas de uma forma tão leve e divertida. As crianças com certeza vão adorar!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Joyceee!! Tudo bem??
    Não sou fã de Livros Infantis porém aprecio muito esse tipo de leitura, admiro cada autor que tira o seu tempo para dedicar-se aos livros em geral! Amei a resenha, as fotos e a indicação! Se eu fosse um animal desejaria ser uma Leoa! Hahaha
    Beijos do Canção ;)

    ResponderExcluir
  5. Que amorzinho.
    Antes eu queria muito ser professora de crianças, hoje não quero tantooo assim, mas gosto muito de ver esses livrinhos.
    Quem sabe um dia né?


    www.quatroestacoess.com

    ResponderExcluir
  6. Oieeeee Joyyyyyyyyce
    Eu amo livros infantis até porque acho que literatura boa é pra todas as idades.
    Esse é uma fofurice fofurosa fofiiiiiinha 😍😍
    Ahhhh sabe que eu sempre quis ter um porta retrato assim com fotinho de rosto e corpitcho de animalito????
    Queria ser cachorro, dinossauro, dragão, coruja, peixe, gato, vagalume, passarinho!!!!
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Nossaaa que coisa mais linda.
    Amoo livros infantis, eles nos ensinam e acho que todos deveriam ler e já vou me preparando para quando eu tiver um bebê kkkkk.

    Adorei o post, um grande beijo da Jhenny

    https://sussurrandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nem lembro qual bicho eu dizia que queria ser quando era criança kkkk Mas hoje em dia eu queria ser uma Águia. Acho que seria bem legal! Adorei a indicação do livro infantil. É ótimo para incentivar as crianças desde sempre <3 Bjocas

    ResponderExcluir
  9. Que lindo Joy! Ameei, sempre que me perguntavam no colégio eu dizia que queria ser um cão kkk. Achei maravilhosa a proposta do livro de fazer com que as crianças interajam entre si, além de ressaltar a importância de proteger e amar os animais. Adorei as fotos! Ver seu blog me faz perguntar porquê abandonei a faculdade de pedagogia kkk :( ( triste)
    Beijos Joy !

    ResponderExcluir
  10. Que fofurinha de livro. Adoro livros infantis. Essa autora parece ser ótima. Já quero conhecer o outro. Bjinhos, adorando suas dicas infantis.

    ResponderExcluir
  11. Amo livros infantis, e esse parece uma fofura, amei essa proposta para usar com as crianças.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Joyce, tudo bem?
    Adoro esses livros infantis!

    Lindas fotos!

    Beijoooo

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é sempre bom ter você aqui!
Obrigada, volte sempre!