quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Cavalos Roubados ( Resenha )

Helloooo bookaholics!!
Tudo legalzinho com vocês ? Espero que sim.
A resenha de hoje é sobre Cavalos Roubados.

Livro: Cavalos Roubados
Editora: Verus Editora
Autor: Per Petterson
Nº de págs: 253

SINOPSE:

Neste romance, Trond Sander, um homem de 67 anos, muda para uma região remota da Noruega, em busca da vida de contemplação silenciosa que sempre desejou. Um encontro casual com um vizinho - irmão, como ele descobre mais tarde, de seu amigo de infância Jon - lhe traz à memória o verão de 1948, que passou com seu adorado pai. As lembranças de Trond se concentram em uma tarde em que ele e Jon saem para roubar cavalos de uma fazenda próxima. O que começa como uma emocionante aventura adolescente termina de forma abrupta e traumática. Confrontado com a descoberta do erotismo, da morte e da falsa harmonia familiar, Trond passa da adolescência à idade adulta em um único e fatídico verão. 'Cavalos roubados' é um livro construído em torno de segredos, buscas e perdas.

RESENHA:

Trond Sander é um homem de 67 anos que decide ir morar numa região pacata da Noruega em uma simples cabana, pois nessa altura de sua idade, o que mais desejava era o silêncio.
Lá ele se aproxima de seu vizinho que mais tarde descobre que o mesmo  é irmão de seu melhor amigo de infância Jon.

Essa descoberta leva Trond a se recordar do verão de 1948 quando tinha apenas 15 anos e viveu os melhores momentos ao lado de seu pai, que tanto admirava. O passado que ele pensou ter abandonado , batia novamente à sua porta. Ele revive os tempos em que passava as tardes roubando cavalos com Jon, até que um trágico acidente veio interromper essa amizade.


A narrativa ocorre em dois tempos: no presente ( finzinho do século xx ) e no passado ( meados da década de 1940 ).
Um período onde ele estar se descobrindo e redescobrindo-se  em busca do seu próprio eu, uma passagem da adolescência para a vida adulta. Essa fase do protagonista , o autor narra de uma maneira preterida e digamos que também proposital , deixando o leitor confuso com um determinado  acontecimento.
Daí muitas coisas no livro ficam subtendidas, pois ele não se preocupa em  dizer com clareza o que aconteceu, e essa omissão do obvio , nos deixa  com pulgas na orelha.

Não vou me aprofundar muito nos acontecimentos, confesso que comprei esse livro pela capa e pelo título, pois sou apaixonada por cavalos, mas a história não me cativou, no começo a leitura estava até boa, o autor nos leva a passear nas florestas geladas da Noruega, descrevendo a geografia do país de uma maneira fantástica,  mas só foi isso que gostei no livro, pois achei que o final ele enrolou demais, encheu de linguiça e não fez um bom desfecho da história.


Esse foi o primeiro livro estrangeiro que li e não gostei tanto, pois odeio quando fica dúvidas em algum fato ocorrido , tipo: será que foi isso mesmo que aconteceu ou foi minha mente muito fértil que foi além, quem já leu esse livro, sabe do que estou falando, e quem não leu ainda, poderá achar estranha essa resenha, mas é que o livro é estranho mesmo.

Mesmo assim, não me arrependo de ter comprado o livro, pois valeu a pena conhecer a Noruega e me aventurar um pouco com os típicos cavalos de lá.

Bjus e até a próxima resenha.


Onde Comprar: NA SARAIVA E  NA ESTANTE VIRTUAL .

20 comentários:

  1. Olá!!

    Que fotos lindas!!! E a capa é linda também!
    Pena que a leitura não foi tão boa assim, mesmo parecendo ser emocionante. É muito ruim mesmo quando a gente termina um livro e fica com dúvidas. Uma pena mesmo.
    Sua resenha ficou ótima, deu para ter uma ideia sim.

    bjs

    http://www.condutaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bom?
    Que pena que não gostou do livro. Eu achei a premissa interessante, parece ser uma história bonita mas é ruim mesmo quando não entendemos as coisas....

    Beijos
    Amor Literário

    ResponderExcluir
  3. Não te culpo, essa capa é lindona mesmo rsrs
    Uma pena não ter te cativado, porque o enredo parece mesmo muito bom!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Oie.
    Tudo bem?
    Gostei da ideia do livro, mas é realmente uma pena que a historia tenha sido mal acabada. Parece ser uma história fantástica que não soube ser conduzida. Apesar de gostar de formar uma própria opinião, vou confiar na sua e não me decepcionar me mantendo longe da obra.
    Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  5. Confesso que gosto de livros que mesclam narrativas no presente e no passado sem revelar muitas coisas a fim de que o leitor tente adivinhar. Que pena que o livro não te agradou muito, mas acho que eu gostaria de me arriscar a ler esse livros. Parabéns pela resenha, bjs

    ResponderExcluir
  6. lá, tudo bem? (:
    Adorei sua resenha, muito bem escrita e bem sincera. Não fiquei empolgada com a premissa, infelizmente, não me atrai.
    Beijos, Yasmim.

    Blog: http://literarte.blog.br/
    Youtube: www.youtube.com/blogliterarte/videos
    Insta: https://www.instagram.com/blogliterarte/

    ResponderExcluir
  7. Olá! Adoro histórias que intercalam presente/passado, principalmente quanto existe um certo acontecimento que muda toda a história e exige nossa total atenção. Maaas, que pena que você não curtiu muito a leitura. Eu ainda não conhecia esse livro, nem o autor. Bjs! //Abdução Literária

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Não conhecia o livro, mas lendo sua resenha não me pareceu tão interessante. Mas qualquer dia eu possa pegar pra ler e ver se me chama atenção.
    Abraço
    Blog Folha de Pólen

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?

    O livro tem uma sinopse e uma proposta bastante forte e para quem gosta do gênero é uma ótima dica de leitura. O que mais gostei da sua resenha foi a sinceridade e como para você o livro não funcionou tão bem, pois tem detalhes que fazem a diferença e sempre é bom saber que esta comprando....parabéns pela resenha diva !

    ResponderExcluir
  10. Ei! Tudo bem?

    Essa capa é realmente linda, assim como o título, então é mais decepcionante ainda quando o livro não sai como a gente espera. Principalmente quando a gente coloca expectativa e a obra tem tudo para ser incrível. Fico muito feliz pela sua sinceridade, sua resenha está maravilhosa!

    Beijos!
    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
  11. No começo da resenha me entusiasmei com a história, mas depois vi que também não iria gostar, pois espero finais bem amarrados nos livros que leio. Parabéns pela resenha sincera.

    ResponderExcluir
  12. Oi Joy, achei a capa linda!! Adoro livros em que os enredos trazem a ligação entre animais e seres humanos, e que são descritos de maneiras detalhadas e lindas. Acho que o fato de ter fatos narrados no passado e presente, seria algo confuso pra mim, ainda mais quando o autor não narra tudo com clareza, isso dificulta um pouco a leitura no meu caso. Mais adorei a propostas, as fotos, e como sempre sua resenha estava maravilhosa!
    Mil beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá Joyce! Tudo bem?? Que foto linda! Estou procurando livros que tenham esse estilo, uma relação entre os seres da natureza com nós, seres humanos. Acho muito linda uma relação de amizade que durou anos! Eu leria esse livro pela capa (que é muito linda) e pela sua resenha que me conquistou!
    Beijos Parceira! Desculpe a demora! Estou atualizando tudo! <3

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Eu nunca ouvi falar sobre este livro, confesso que quando comecei a ler a sua resenha fiquei com a expectativa alta, mas depois cai do cavalo kkkkk, parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  15. Oii, tudo bem? Fiquei bem curiosa com a resenha por conta de todo o mistério, mas também não gosto de livros com finais assim meio inconclusivos e que enrolam demais. Você me deixou com um pé atrás sobre ler ou não o livro. Sua resenha está ótima e foi muito que você expressou exatamente o que pensou e sentiu com o livro, isso é muito importante. Parabéns! bjs.
    http://blogviagensliterarias.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  16. Eu imaginei uma coisa muito errada mas deixa quieto. A capa realmente é linda confesso que também compraria por rla rsrsrs

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Eu não sento interesse pelo enredo e após sua resenha, não sei se leria. Também não gosto quando os livros deixam uns enigmas que nao tem respostas. Mas a capa é linda!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Olá, eu não me senti atraída pelo livro, pena que você não gostou a sua resenha me chamou bastante atenção

    ResponderExcluir
  19. I love the pics! The horse is adorable. :)

    If you would like to support each other with follow, let me know on my blog:
    Shoot for the stars
    Visit me at: starshinebeauty.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olá Joyyyyyyyyce
    Capa linda e premissa interessante, gosto de narrativas que fazem essa viagem ao passado e amo plots com animais, mas confesso que depois de ler que algumas coisas não são esclarecidas, vou deixar ele para o finalzinho da lista de leitura 😁
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é sempre bom ter você aqui!
Obrigada, volte sempre!