sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Duplo Espelho ( Resenha )

Boa noite amores.
Mais uma resenha para encerrar a semana.
Livro cedido em parceria com a Chiado Books.



Livro: Duplo Espelho
Autora: Marisa Endruveit
Editora: Chiado Books
Nº de págs.: 120
Ano: 2019

SINOPSE:

Durante o processo de divórcio, Jennifer avalia suas escolhas ao longo do tempo. Identifica padrões repetidos da sua família de origem, revê suas crenças e enfrenta suas dores. Repensa seu próprio comportamento e o que sente falta na família. Percebe que o comportamento do sistema familiar é interligado, que pode mesclar suicídio, abuso do uso das drogas e conflitos. Legitima seu discurso na presença do outro e dos pais. Finalmente, encontra seu caminho ao se apropriar da própria vida, deixando de ser vítima e passando a ser autora.

RESENHA:

Nesse livro conhecemos a personagem Jennifer que durante o seu processo de divórcio avalia se suas escolhas ao longo de sua vida valeram à pena.

A personagem cria uma linha do tempo em que cada um de seus familiares passam por ela.
Traçada essa linha do tempo, ela repensa seu próprio comportamento relacionado a algumas atitudes suas do passado.

" Não era a dor que me impedia de mudar, porque já suportava níveis elevados de dor sem nenhuma perspectiva de alívio."


No momento em que Jennifer para um pouco para pensar, em sua análise conclui que o comportamento familiar é interligado, e por isso mesmo, esse mero fator pode trazer para dentro da família o suicídio, uso de drogas e conflitos familiares.

" Deixei de ser um vulto, uma névoa sem destino. Passei a ser presente."

Ou seja, de acordo com a personagem, os dramas que as famílias vivenciam hoje é o reflexo de erros cometidos pelas famílias posteriores, ou seja, pelos nossos antepassados.

A falta de diálogo, a maternidade precoce ou não planejada, o casamento" levado com a barriga", enfim, são esses elementos que são encontrados na narrativa e vivenciado pelos personagens da trama.


Um livro que tem como tema principal relações familiares, abordando os conflitos dessas relações muito comuns no dia a dia, levando o leitor a refletir sobre buscar o autoconhecimento, a mudança e a aceitação.

Onde comprar: Livraria da ChiadoLivraria da Engenharia.Livraria Cultura.

Bjocas e um bom final de semana.

6 comentários:

  1. Eu não conhecia esse livro e já me interessei. Gosto muito quando aborda relações familiares e esse parece ser bem forte nos temas.
    Eu mesma já me peguei tento algumas dessas reflexões. Seria uma leitura interessante para mim.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Um dos meus gostos principais em livros são abordagens de temas familiares. Me sinto mais próxima dos personagens.
    Não conhecia o livro, mas fiquei interessada nele.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Depois de uma breve ausência (doente), estou de volta. O Gil com muito trabalho, incumbiu-me de vos visitar... Hoje numa passagem rápida. Espero que entendam...

    Hoje, do Gil António :-O amor e a sua ausência

    Bjos
    Votos de uma óptima Noite.

    ResponderExcluir
  4. Se a gente levar esse pensamento adiante fica meio desanimado pq parece que não controlamos nossa vida. Eu não acho que nosso destino é traçado assim.
    Acho que são possibilidades, mas cada um escolhe as decisões que quer tomar :)

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Interessante e instigante esse roteiro.
    Reflexivo também.
    Fiquei curiosa com esse livro.
    Quero ler e vai já para a wishlist.
    Bjs Luli

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é sempre bom ter você aqui!
Obrigada, volte sempre!