terça-feira, 6 de outubro de 2020

A Menina de Araxá ( Resenha )

 Olá leitores, faz tempo que não trago uma resenha de parceria nacional por aqui não é mesmo?

Hoje trago a resenha desse excelente livro A Menina de Araxá em parceria com o autor Elson de Souza Ribeiro.







Livro : A Menina de Araxá

Autor: Elson de Souza Ribeiro

Editora: Tallento

Nº de pág: 220


RESENHA:

Esse livro conta a história de Eugênia , a menina de Araxá que teve uma infância muito sofrida com uma educação  rígida imposta pelos seus pais.

Para os pais de Eugênia, bater era sinônimo de educar, bastava os seus 11 filhos saírem da linha para as surras  serem constantes.

Mesmo depois de adolescente, Eugênia ainda sentia as dores do chicote, quando seu pai achava que a mesma fazia algo de seu desagrado. Na infância viveu em Araxá interior de Minas Gerais, na sua juventude mudou-se para Goiânia.

A pequena menina sofrida cresceu, casou-se com Silvano  pensando que seria livre de todo o sofrimento vivido na casa dos pais, mas sua saga estava apenas começando. Com um tempo descobriu que seu marido tornara-se alcoólatra e dormia fora de casa, só chegando de madrugada.

" Continuou olhando para as mexeriqueiras. Teve um impulso de subir. No entanto, não dava para subir ali. Tal como a vida de adulto, tinha muitos espinhos."

No início ainda de seu casamento, veio o primeiro filho e o distanciamento do casal foi só aumentando, brigas constantes, agressões verbais.

Silvano, esposo de Eugênia, quando criança  teve um pai que não lhe dava atenção, e isso refletiu na sua vida  quando adulto, pois também  não dava afeto para os seus filhos, tendo dificuldade em passar algo que ele nunca recebera, que foi amor e atenção. 

Mas é chegado o momento em que Eugênia, deu a volta por cima e foi em busca de seus sonhos interrompidos, mas nunca adormecidos, ela terminou seus estudos, se formou e realizou-se profissionalmente.

Uma história cativante, que nos leva a um tempo bem distante, onde a vida era bem mais simples e que apesar de todas as dificuldades tinha o seu encanto. Ler esse livro é nostalgia pura. Quem aí foi do tempo da Cartilha Caminho Suave? Pois é , não tem como não voltar ao tempo com essa leitura.

Como já morei em Goiás e ia muito à Goiânia, esse livro me levou de volta também há 5 anos atrás, ver o nome de algumas cidades e ruas de Goiânia me fez lembrar o tempo bom em que morei lá. 

O livro também traz fatos importantes sobre a História do Brasil, como a construção de Brasília e os impactos do Golpe de 1964.

O que falar da personagem principal? Uma mulher guerreira, forte , determinada, que apesar de seus perrengues , não desistiu de lutar, não desistiu de ser alguém na vida, uma narração brilhante que desperta vários sentimentos no leitor durante toda sua trajetória.

Leitura mais que recomendada, a escrita do autor é bem cativante, quando você começa ler não consegue mais largar o livro. Uma grande e linda história de evolução e superação.

Onde comprar: Livraria Palavrear em Goiânia pra vocês que moram aí e também diretamente com o autor pelo seu Instagram.

Sobre o autor:

Elson Ribeiro além de Escritor é também Professor e Historiador, visite seu instagram e conheça mais um pouco do autor.

E'mail: elsonribeiro642gmail.com

Bjus e até a próxima leitura.

12 comentários:

  1. Oi Joyce
    Fiquei bastante empolgada com a resenha que fizeste deste livro
    Gosto de história de pessoas que perseveram no alcance dos seus objetivos
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Fiquei bem curioso para ler essa obra, ainda mais que ela traz fatos da nossa História do Brasil. Anotei a dica, pois parece ser uma narrativa que irá sensibilizar o leitor.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, esse livro deve ser uma nostalgia mesmo para quem morou na cidade no passado. =) É muito legal quando um livro nos faz viajar no tempo, né? =) Eu só fiquei com dó da protagonista, espero que ela tenha um final digno.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  4. Oioi! Protagonista forte e história de superação? Quero super. Vou conferir o instagram do autor para conhecer mais sobre ele e sua obra. Abs!

    ResponderExcluir
  5. Que história forte e interessante! Me interessei bastante pelo livro, principalmente por abordar situações tão fortes e tão reais. Parece ser uma história bem envolvente e emocionante, então com certeza vai pra minha lista!

    ResponderExcluir
  6. 11 filhos?Muita tensão na hora de educar, fico aqui só imaginando... Mas sem brincadeira, vim de uma família que carrega em sua história a violência, onde o afeto e o diálogo eram desconhecidos e em virtude disso, sobrou as consequências da violência... Gostei do livro e de sua resenha, direta, sem excesso de adjetivação e simples,para mim, perfeito!

    ResponderExcluir
  7. Menina, que história interessante! Gostei muito da contextualização com fatos relacionados à história do nosso país. E a Cartilha "Caminho Suave"?! Deus! Sou da época! Misericórdia! Kkkkk! Ah, parabéns pela maneira como nos conduziu atrelando a sua resenha à narrativa através também das belíssimas fotos. Um beijo!

    ResponderExcluir
  8. Esse livro parece conter uma história bem impactante devido ao sofrimento e violência sofridos pelas menina Eugênia, de Araxá. Imagino como deve ser difícil passar por uma infância muito sofrida, frutos de uma educação rígida imposta pelos pais da mesma. Interressante conhecer a obra.

    ResponderExcluir
  9. me encantei com a sua resenha.
    Esse livro parece ser um sossego pra ler, assim como voce descreveu.
    Fiquei me imaginando voltando no tempo e deu uma nostalgia por algo que nem vivi hahahha

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem? Uau que enredo mais intenso. Imagino que a vida não deve ter sido fácil para nossa protagonista. Não creio que bater nos filhos seja algo de todo ruim. Acredito que tudo tem limite. Eu apanhei quando criança mas era quando aprontava haha ganhei algumas chineladas. Que triste pensar que ela seria livre após se casar. Amei as fotos. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  11. ah, que bacana saber que o autor é professor/Historiador. Isso explica muito sobre a contextualização da trama no período do golpe militar. Amei as fotos, ficaram bem criativas.
    Eu tenho vontade de conhecer Goias, meu marido já esteve na capital. bom ler algo que nos faz rememorar boas lembranças, ne?
    A história parece ser bem cativante, fiquei curiosa em conhecer a saga da personagem em vivenciar experiências tão infelizes desde a infância, e em como se dá o desfecho disso na trama...
    parabéns pela resenha.
    Tschuss

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é sempre bom ter você aqui!
Obrigada, volte sempre!