Boa tarde amores, passando para atualizar o blog com algumas resenhas atrasadas.
Hoje teremos a resenha do livro Vagalumes e Parasitas.
Livro: Vagalumes e Parasitas
Editora: Companhia das Letras
Nº de págs.: 451
Autora: Cynthia Ozick
Venda proibida em Portugal.
Resenha:
O livro conta a história de Rose, uma jovem órfã apaixonada por literatura inglesa e fã de Jane Austen cansada de viver com o seu pai problemático, ela parte para viver com o primo por um tempo, mas logo sai da casa de Bertran e vai trabalhar na casa dos Mitwisser, uma família Alemã refugiada e bem problemática onde Rose precisará se adaptar a uma nova rotina e linguagem.
Chegando lá nem ela mesma saberá exatamente qual será sua função na casa, dividida entre cuidar das crianças, da loucura da senhora Elsa e ser secretária do Sr Rudolf Mitwisser , ela se desgasta tanto fisicamente como psicologicamente.
O Sr Rudolf Mitwisser usa todo o seu tempo para estudar os caraítas, uma seita judaica , a obsessão por esse povo é tanta que ele deixa de lado os filhos e a esposa, se dedicando apenas para os seus estudos.
Uma família falida que passa a viver sob as custas de um benfeitor problemático , que nunca soube lidar com a fama e o dinheiro que ela lhe proporcionou.
A narrativa do livro é feita pela própria Rose Meadows, onde a trama é ambientada na década de 30 em Bronx um pouquinho antes da Segunda Guerra, mas bem no auge da Grande Depressão.
Nesse livro temos personagens deslocados , tentando encontrar seu verdadeiro eu, sua própria essência, como também os desamparados que sofrem com a ausência dos pais, é impossível o leitor não se envolver com todos eles. Encarar uma nova realidade , onde um novo mundo surgiu, não foi fácil para os personagens dessa história.
O livro é muito bem escrito, porém, a autora exagerou em alguns capítulos com a expansão de narrativas desnecessárias tornando boa parte do livro cansativa, mas isso ão quer dizer que a leitura é ruim.
Só nos últimos capítulos a leitura torna a ficar agradável novamente e toma um rumo de reviravoltas inesperadas, o final ficou com uma pontinha solta, mas , enfim, é uma leitura que vale à pena.
Um livro que fala sobre fama e o que ela pode trazer de bom ou ruim, sobre fanatismo, desejos e o estranho poder da interpretação.
Por hoje é só meus amores, espero que tenham gostado, bjus e até amanhã.
Onde Comprar: AQUI.
Uma pena que alguns capítulos tenham esse exagero.
ResponderExcluirFiquei curiosa :)
Nossa, já desejo ler esse livro, a premissa me agradou muito, pois gosto de histórias desse tipo e ambientação. Já está anotada e até salvei a capa para não me confundir na hora de comprá-lo. Estou muito curioso. Parabéns pela resenham está sensacional.
ResponderExcluiradorei sua resenha, ela me deu uma noção completa da obra e gosto que você também insere os temas abordados acho importante deixar isso claro ao leitor justamente pra ele saber o que procura.
ResponderExcluirOie!
ResponderExcluirConfesso que não conhecia essa obra. Nunca tinha ouvido falar. E já gostei desde o título à capa!!!
Gostei da trama também. Parece muito envolvente, mesmo sendo um estilo literário que não sou acostumada a ler. Mas, só de ter fã de Jane Austen (que é uma curva na minha reta! hahahahaha) já me interessei mais um pouco. Vou anotar essa dica e ler assim que tiver oportunidade.
Abraços
Eu sou uma jovem apaixonada por literatura inglesa e já li alguns livros da Jane Austen. Pude notar pelo que contou aqui, que essa personagem passará por grande desgaste físico e psicológico. Achei curioso o fato da narrativa ser ambientada na década de 30 em Bronx, um pouco antes da Segunda Guerra Mundial. Muito bom saber que nos últimos capítulos a leitura se torna agradável de novo
ResponderExcluirOlá, flor.
ResponderExcluirComo assim esse livro foi proibido em Portugal? Fiquei curiosa pra saber o motivo rs
Então.. achei a premissa dele interessante.. principalmente pela contextualização e ambientação naquele período histórico. Amo quando as histórias trazem esses elementos, deixa o enredo mais rico.
Tschüss
Olá!
ResponderExcluirA trama é muito instigante, principalmente pelos assuntos que aborda, como fama, fanatismo e desejo. Mas é uma pena que tenha se tornando um pouco cansativo as vezes. Mesmo assim, gostei de saber que no geral é uma obra que vale a pena.
Beijos!