quinta-feira, 15 de junho de 2017

O MEDO DE VIRGÍLIA ( RESENHA)

Oieee pessoal !!!
Trago uma resenha hoje de mais um livro da autora Rosa Mattos.
O primeiro livro da autora que li, foi da Perto do Fim, quem não viu a resenha desse livro maravilhoso veja AQUI .

Título: O medo de Virgília
Autora : Rosa Mattos
Editora : Selo Jovem
N º de págs.: 203

SINOPSE: 

Cercada por pessoas desajustadas (psicopatas, neuróticas, depressivas, insanas, obsessivas, fóbicas e inescrupulosas), Virgília luta para manter sua sanidade mental. Dividida entre cuidar da própria vida e ajudar seus familiares que precisam dela financeiramente, muda-se de Cristal (pequena cidade gaúcha) e vai morar sozinha em Porto Alegre, num apartamento herdado pela mãe. Assim, poderá ficar mais perto de Marília, sua irmã mais nova, internada numa clínica depois de tentar matá-la, após sofrer um surto psicótico. Virgília começa a trabalhar como gerente de uma joalheria. Lá, conhece Alex, o entregador de joias. Os dois se apaixonam. E em pouco tempo, serão envolvidos por um laço de amor que os manterá unidos contra todas as adversidades. Além de ser um homem apaixonante, Alex possui um dom incomum que o torna capaz de tirar vidas, ou salvá-las. E este seu dom, terá um papel importante para os rumos desta história. Uma trama onde o grande mistério é descobrir como Virgília conseguirá lidar com tantas situações difíceis que a cercam, sem enlouquecer.

No primeiro livro falei que me apaixonei pela escrita da Rosa, pois achei a escrita dela bem diferente de alguns nacionais que já li.
A mesma coisa digo com esse livro O Medo de Virgília, pois  o livro tem vários personagens e Rosa soube fazer as atribuições de cada um  de forma com que o leitor não se perca e isso é muito positivo para nós leitores.

Então vou seguir mais ou menos o ritmo da Rosa para prosseguir com a resenha, falando um pouquinho de cada personagem da trama.


OS PERSONAGENS:

Virgília: Uma guerreira, batalhadora, generosa , que ama e luta pelo bem estar de sua família, tem um coração tamanho do mundo.

Alex: ainda pequeno viu o pai ser assassinado a facadas, e na adolescência notou que era diferente dos outros garotos , pois possuía um dom que ele poderia usar tanto para fazer o mal quanto para fazer o bem, e ele usou para as duas coisas.

Celina: tia de Virgília, morava sozinha, era independente e tinha mania de limpeza e organização, encontrou alguém por quem se apaixonou, mas infelizmente sua felicidade durou pouco, pois algo inesperado aconteceu para a surpresa de muitos.

Emiliano: tio de Virgília, tinha fobia, medo de tudo , até da própria sombra. Era visto na empresa em que trabalhava como o "esquisito", e até os colegas de trabalho tinham medo do próprio medo de Emiliano, do que ele poderia fazer.

Dora: personagem super divertida que sofria com a obesidade, causada para fazer os próprios gostos do marido, que logo após se separou deixando-a sozinha, solitária e depressiva.

Anne: cresceu em berço de ouro, tinha tudo que queria, seus pais achavam que ela era uma garota exemplar, mas não sabiam o que se passavam dentro de sua mente e seu coração, seu comportamento fora da presença dos pais era assombroso e assustador.

Marília: era a irmã mais nova de Virgília, tentou matá-la após ter um surto psicótico, odiava a irmã, pois se sentia rejeitada, por ser diferente da mesma, passou um bom tempo internada.

Ulisses: Inspetor da cidade, solteiro , sem filhos e odiava café frio, abandonou o policiamento para efetuar o cargo de investigador.

Allan: filho de um coronel do exército e de uma dona de casa subserviente, e fora educado aos moldes rudes militares, deixando-o futuramente com grandes traumas psicológicos.

Jéssica: amiga de infância de Allan, que o ajudou quando ele mais precisava, nutrindo uma paixão por ele não correspondida, se sentindo rejeitada mais tarde já na fase adulta.


Além desses personagens, há também os pais e o irmão de Virgília, que é casado com Joyce, uma personagem com meu nome,( nem vou dizer que amei né), além do mais porque ela gosta de cozinhar como eu, ah e vai ter receita literária desse livro também.
Sou suspeita para falar de qual personagem eu gostei mais, sim, porque eu gostei de todos, cada um com sua mania, cada um com seu problema psicológico.

Mas calma, apesar do enredo trazer todos esses personagens, não dá pra confundir nenhum, porque a autora soube muito bem intercalar a cada capítulo as características de cada um , ao contrário de muitos livros que já li, que faz a gente se perder e chegar ao final do livro sem saber quem é quem, ou já se esquecendo do primeiro, duvido você se esquecer dos personagens desse livro, pois são todos bem marcantes.

  Um pouco da história:

Virgília muda-se de Cristal sua cidade natal, para Porto Alegre onde conseguiu um empregou em uma joalheria, pois a mesma precisava ajudar seus pais financeiramente. Quando pensou que as coisas iriam melhorar , chegando em casa, depois de seu primeiro dia de trabalho encontra seu irmão, cunhada, dois filhos e uma gata, ( detalhe; ela era alérgica a gatos), enfim, mais gastos e mais problemas. E com sua imensa generosidade ajudou enquanto eles estiveram lá.

Na joalheria conheceu Alex, por quem logo se apaixonou, esse tinha um segredo que poderia colocar o relacionamento em risco. Mas em meio a tantos problemas, Alex foi meio que um intermediador para ajudá-la em alguns deles, principalmente na relação com sua irmã Marília que a odiava e piorava toda vez que Virgília ia na clínica visita-la.


Virgília tinha que lutar para continuar com sua sanidade mental em meio a tanta loucura. Apesar de tantos problemas é uma personagem desastrada e engraçada ( e foi isso que gostei nela) sempre de bem com a vida, mas que as vezes lutava para não ter uma recaída.

" Então deixei as lágrimas rolarem, sem me importar se meus olhos ficariam inchados ou se perceberiam que eu chorei. Era um choro manso, como pingos de chuva fina, umedecendo a terra".



Uma trama cheia de personagens misteriosos dos quais você fica ansioso para saber qual o seu trauma psicológico. Mentiras, vinganças, medos, depressão, rejeição são temas vivenciados pelos mesmos.
Distúrbios que muita das vezes são ignorados pela sociedade em que vivemos e que a autora aborda nos levando a entender o porquê de tais comportamentos.

Diante de tudo isso vemos que nem sempre as pessoas são o que aparentam ser, como diz o ditado
 " quem vê cara não vê coração" , mas o amor, só ele é capaz de nos fazer pessoas melhores.
Um drama psicológico muito bem elaborado, amei e super recomendo a leitura.
A diagramação e fonte do livro está perfeita.

Para comprar o livro, você pode adquiri-lo:

NA EDITORA SELO JOVEM
NA AMAZON
EM E BOOK NA AMAZON

Por hoje é só galerinha, leiam e se apaixonei por cada personagem.

19 comentários:

  1. Muito boa sua resenha, parabéns.
    amorliterarioblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Adorei as imagens e meu Deus, que capa mais linda. Estou apaixonada! Gosto de livros que envolvam mistérios e traumas, teria que ler para saber se curtiria mas a premissa é boa!

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir
  3. Este livro me pareceu bem forte. Fiquei curiosa para desvendar os segredos por detrás de cada personagens. Como se fossem quebra-cabeças a serem desvendados.
    Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha, não conhecia o livro e poder ter essa dica e conhecer a proposta foi muito bom !

    ResponderExcluir
  5. Olá! Gostei da sua resenha, muito completinha. Adorei você analisando os personagens e suas caracteristicas. Me interessei pela premissa!
    Beijos, Yasmim.

    Blog: http://literarte.blog.br
    Insta: http://instagram.com/blogliterarte

    ResponderExcluir
  6. Oi Joy, adorei a resenha! os enredo parece super interessante, e os personagens bem construídos , cativantes e apaixonantes. Adorei as fotos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Fotos lindas! Resenha maravilhosa, deixa mesmo uma vontade de ler para saber mais dos personagens e da trama! Parabéns!
    www.danuzaeoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei esse post em especial por essa capa me chamar demais a atenção e essa autora ser uma fofa no instagram. Amei o jeito que você colocou a resenha por ter sido honesta e valorizar o livro e a história. ~Elis Blog Pretenses

    ResponderExcluir
  9. Já outras resenhas desse livro, mas confesso que pela forma que foi colocada não me cativou, mas após ler a sua fiquei com vontade de conhecer à fundo os personagens. Fotos lindas como sempre, bjus.

    ResponderExcluir
  10. Suas fotos estão lindas. Já tinha visto outras resenhas desse livro mas não me chamaram atenção. Porém a sua me deu uma vontade de ler ele. Vou por na lista.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha. Pelas características dos personagens parece ser uma trama perfeita! Bjuuu

    ResponderExcluir
  12. Dá vontade de ler. A história parece ser bem concatenada!!! ❤❤❤

    ResponderExcluir
  13. Achei a premissa bem interessante pois adoro livros que envolvam mistérios e traumas, acho que tem tudo para ser um bom livro e com certeza me despertou o interesse pela leitura. Já adicionei a listinha do skoob.

    beijinhos!
    http://leiturize-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Parece cheio de mistérios. A vida dela é bem difícil.

    Adorei o regador lilás!!

    ResponderExcluir
  15. Oii.
    Primeira vez que vejo o livro e já quero ler. Amei a premissa e como você escreveu a resenha.
    O livro entrou para a lista de desejados, depois que eu ler volto aqui e falo o que achei.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  16. Olááááááá Joyyyyyyyyyyce!
    Huuuuuuuum não sei não ... é muita gente maluca ao mesmo tempo!
    Difícil para a Vi (olha a intimidade) manter a sanidade mental heim???
    Masssss tem receita culinária e tem personagem Jooooyce na narrativa <3 e isso é muito fofo fofiiiiiiinho fofuroso
    As fotos como sempre maravilindas!!!!!!!!!!
    Excelente semana pra ti guria :))
    Bjs Luli
    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
  17. Olá Joyceee!! Parceira Linda com resenha Lindas!! Tudo bem??
    Tenho o livro "Perto do Fim" dessa mesma autora que me cativou profundamente!
    Sinto que cada personagem foi com muito amor e carinho!!
    agora que li sua resenha estou com uma vontade louca de le-lo também!! Os personagens que ela inventa sã sensacionais!! Parabéns pela resenha incrível e adorável!!

    Beijocas com muito DOCE do Canção! Rsrsr

    ResponderExcluir
  18. Amei a resenha, assim como o primeiro livro esse também tem uma capa linda. Beijos, Cah.

    ResponderExcluir
  19. Gosto muito desse tipo de livro que fala sobre a realidade que nem sempre estamos preparados para enxergar.

    Beijos, Ariane
    Blog LivrosdaNane

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é sempre bom ter você aqui!
Obrigada, volte sempre!