sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Macarrão a Bolonhesa ( Receita Literária / Livro O medo de Virgília )

Olá leitores, que tal uma receitinha para o fim de semana hein?!
Hoje venho com mais uma receitinha literária do livro O Medo de Virgília da autora Rosa Mattos.

Como sempre, posto antes da receita o trecho do livro onde está falando do prato , então aí vai o trechinho:

" Deixei os dois conversando e fui para a cozinha preparar o jantar. Sim. Tenho me aventurado com as panelas. Aprendi a fazer espaguete à bolonhesa. Alex me ensinou. Achei fácil. Já preparei quando o convidei para conhecer meu apartamento e ele disse que ficou saboroso.
Imaginando que todos estivessem famintos, fiz uns sanduíches e ofereci para Dora e meu tio, enquanto o jantar não fica pronto."
  
Como está no trechinho à cima foi feito um lanchinho com sanduíches antes do jantar ficar pronto:


Para os sanduíches usei pão de forma, queijo coalho temperado com orégano e pimenta dedo de moça ( esse queijo é uma delícia ) , carne moída e decorei com florzinha de tomate e uma folhinha.


RECEITA DO MACARRÃO:

Macarrão a Bolonhesa
  1. 1 receita de molho bolonhesa
  2. 1 receita de molho de tomates frescos
  3. Queijo parmesão ralado na hora a gosto
  4. 500g de fetuccini ou espaguete

Preparando o Macarrão a Bolonhesa:
  1. Cozinhe a massa em água e sal até ficar “al dente”. Não coloque óleo, pois o molho não grudará depois. Escorra toda a água e misture a massa com o molho.
  2. Polvilhe queijo ralado por cima e sirva.
Molho Bolonhesa


  1. 2 colheres (sopa) de azeite extra virgem.
  2. ½ cebola grande, picada em cubos pequenos.
  3. 2 dentes de alho picados.
  4. 500g de carne moída (coxão mole)
  5. Sal e pimenta do reino a gosto.
  6. 1 receita de molho de tomates frescos.


Preparando o molho Bolonhesa :
  1. Aqueça bem uma panela e refogue no azeite a cebola e o alho até ficar bem dourado.
  2. Adicione a carne, aos poucos, e cozinhe até ficar levemente dourada. Tempere com sal e pimenta.
  3. Adicione o molho de tomate e cozinhe (sem tampar) por mais 10 minutos para apurar, mexendo de vez em quando. Acerte o sal e a pimenta, se necessário.

Molho de Tomate

  1. 1kg de tomate bem maduro sem pele e sem sementes cortado em cubos médios
  2. 40mL de azeite extra virgem
  3. 1 dente de alho inteiro
  4. 1/2 cebola picada em cubos pequenos
  5. 1/2 maço de folhas de manjericão fresco picadas
Preparando o Molho de Tomate :
  1. Para tirar a pele dos tomates: Ferva 1 litro de água numa panela. Faça cortes embaixo dos tomates, na parte redonda sem o cabinho, no formato de “X”. Mergulhe os tomates na água fervente e deixe por no máximo 1 minuto ou tempo suficiente para a pele começar a soltar. Imediatamente mergulhe os tomates numa tigela com água gelada para parar o cozimento e soltar melhor a pele. Retire a pele dos tomates com o auxilio das mãos.
  2. Depois de retirar a pele e as sementes dos tomates, deixe esfriar um pouco. Corte metade dos tomates em cubos e a outra metade bata no liquidificador com um pouco de água (o suficiente para bater).
  3. Aqueça o azeite em uma panela. Junte a cebola e refogue até ficar transparente.
  4. Acrescente o alho. Doure levemente.
  5. Junte o tomate picado em cubos médios e a polpa, cozinhe em fogo baixo até que o tomate comece a “desmanchar”.
  6. Ajuste o sal e a pimenta.
  7. Ao final, com o fogo desligado, acrescente as folhas de manjericão picadas e retire o alho.
PARA QUEM NÃO LEU A RESENHA DO LIVRO O MEDO DE VIRGÍLIA LEIA AQUI .

PARA ADQUIRIR O LIVRO : WALMART     LIVRARIA CULTURA     AMAZON    AMERICANAS     SHOPTIME    E BOOK AMAZON      EDITORA SELO JOVEM


Como a receita é de massa , a mesa posta foi no tema e nas cores italianas.
Os jogos americanos e porta guardanapos são da By Doce Capricho.

Bom final de semana amorecos e Buona Appetite...

15 comentários:

  1. Oi tudo bem. Fiquei com água na boca com a receita e me deu uma grande vontade de testar em casa. Espero aceitar. Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  2. Hum nossa fiquei com vontade de comer isso, não sou muito fã de cozinhar e como ainda tenho a regaliar de morar com os meus pais eu não vou pra cozinha apesar que eu sei me virar muito bem. Mas vou anotar a receita para fazer um dia desses

    ResponderExcluir
  3. que lindo tudo !!
    a receita e o lanche parecem estar tão apetitosos..
    mas o capricho que tudo foi arrumado , é uma alegria de se ver..
    que lindo tudo..
    grande abraço.
    :o)

    ResponderExcluir
  4. Ei! Tudo bem?

    Menina, para tudo que agora eu estou morrendo de fome! haha Preciso almoçar urgentemente depois dessas receitas maravilhosas. Sou uma louca por massas, então macarrão é minha felicidade, mas preciso falar do seu sanduíche, amei a junção do queijo com carne moída, vou aderir haha

    Beijos!
    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Menina eu não almocei aqui ainda e vc me mostra essas delícias?! hahahaha
    Agora vou ter que fazer tb! SImples e maravilhoso!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Gente, que ideia maravilhosa essa de juntar literatura e culinária, amei, nunca tinha visto isso em outro blog. Eu li O Medo de Virgília, lembro bem desse prato. Deu fome agora, hahaha. Amei o post (além de livros, amo comida, pode me chamar, hahaha).
    Beijooos

    ResponderExcluir
  7. Oi Joyce, bn!
    Ficou tudo lindo demais, seu capricho é digno de muitos elogios. Parabéns!
    Amei os sanduichinhos e fiquei com a boca cheia d'água com essa massa maravilhosa. Amiga, obrigada pelo carinho!
    Bjsss e um belo domingão aí p/vcs

    ResponderExcluir
  8. Pode mandar num potinho pra mim por sedex?(se chegar ne?) menina que delicia . lê para todos os garotos que ja amei e faz as receitas tbm 😍😍😍 vão ficar dlç.

    ResponderExcluir
  9. Eita, faz isso comigo não.
    Entrei de dieta hoje e a vontade de comer uma massa tá demais! Rs.
    Parece ter ficado uma delícia!!!!!!

    Beijos
    Literatura Estrangeira

    ResponderExcluir
  10. Oii Joy! Amo essas receitas literárias sempre me deixam com água na boca!! Ameei tudo ainda mais os sanduíches, ficaram maravilhosos, preciso aprender aquela decoração de cima !!
    Como sempre as fotos estão maravilhosas!!
    Beeijos <3

    ResponderExcluir
  11. Oie
    Nossa, me deu vontade de comer agora hahah amei as receitas, estão divinas. Essa foi a primeira receita literária que vi e achei muito legal. Seu post esta lindo e delicioso haha
    Abraço
    Blog Folha de Pólen

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Adorei o post, além de ser super diferente e criativo, mistura duas coisas que eu amo fazer: ler e comer! Esse macarrão está com uma cara ótima e adorei a receita também! Fiquei salivando vendo as fotos hahaha.

    Beijinhos!
    Camila
    Http://leiturize-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bom? Adorei a receita, irei fazer.
    Por conta própria não sei fazer nada, mas pego uma receita e sair perfeita.

    Beijos
    Amor Literário

    ResponderExcluir
  14. Minha nossa, esse macarrão ficou com uma cara tão boa! Massa é o meu ponto fraco hahaha. Esse ano estou tentando me arranjar na cozinha, e eu já aprendi a fazer... Omelete! Sério kkkkk :D Até salvei sua resenha aqui pra tentar arriscar, vai que, né hahaha. Adorei :* //Abdução Literária

    ResponderExcluir
  15. Olá Joooooooooo
    Essa sua coluna é minha queridinha!
    Dá água na boca 😍😍
    Vou favoritar aqui e copiar no meu caderninho de receitas.
    Levo um sanduba e um prato de massa, combinado?????
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é sempre bom ter você aqui!
Obrigada, volte sempre!