quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Tambaqui Frito ( Receita Literária Inspirada no Livro O treinador do Meu Sobrinho)

Olá leitoressss, bom diaaaaa!
Faz tempo que não posto uma receitinha literária no meu blog né?!
Que tal uma receitinha para você curtir nesse feriadão?!?!
E para quem está chegando agora no bloguito e não está entendendo nada lá vai explicação:
As receitas literárias que posto aqui são inspiradas nas citações de comidinhas dos livros que leio, daí surgiu a ideia de bolar a receita, já que sou apaixonada por culinária e mesa posta .

E a receitinha de hoje é inspirada no livro O Treinador do Meu Sobrinho da autora  Vanessa Gramkow, onde vou citar o trechinho que fala do peixe no livro,  para vocês "degustarem lendo".

" Ao fim da tarde, ele estava fritando o peixe que acabara de pescar. Sentei à mesa para observá-lo cozinhar.
_ pensei que nosso jantar sairia só pela meia - noite, considerando o seu talento como pescador.
_ Peguei um pequeno mais peguei. Não fiquei desenhando na areia como certa pessoa! - diz Alexandre, virando o peixe para não queimar. - foi sorte pelo menos encontrar óleo na dispensa.

... _ Não combinamos de esquecer tudo e todos hoje para curtir o momento e esse lugar magnífico em que estamos?- diz pegando - me no colo e rodando.
_ Combinamos! - rio e dou um beijo nele, muito provocante. ele se anima todo, até sentirmos o cheiro de algo queimando. _ Primeiro, cuida do nosso jantar! Não quero comer carvão e preciso de uma fonte de energia para deixar você louquinho depois.

Ele me larga no chão e corre para virar o peixe que já estava um pouco bronzeado demais.
Jantamos mais salada, que encontramos na horta da casa, do que peixe, pois o sabor não ficou muito agradável.
Deu para enganar o estômago tranquilamente, no entanto, então fomos deitar na rede próximo à piscina."

 No livro  Alexandre fez o peixe  frito , eu já fiz as duas versões, frito e recheado, por isso trouxe as duas versões aqui  para vocês .


TAMBAQUI FRITO:

1 - O primeiro passo para fritar o peixe ( eu usei o tambaqui) é limpar o peixe e tirar as escamas. Depois faça 2 ou 3 cortes transversais, de um lado e do outro, e tempere com sal e suco de limões e pimenta do reino. Deixe ficar por 20-30 minutos, para tomar o sabor.

2 - Após o passo anterior, seque o peixe e envolva na farinha.

Leve ao fogo médio uma frigideira com óleo abundante e frite aí o peixe quando o óleo estiver bem quente, virando quando um dos lados já estiver bem dourado e crocante. Quando todo o peixe estiver frito, retire para um prato com papel absorvente. Deixe ficar por uns segundinhos, para escorrer o excesso de óleo.
Prontinho é só decorar, bem fácil não é?


TAMBAQUI  RECHEADO:

Você irá repetir o primeiro processo descrito à cima.

Faça estilo  um vinagrete ( sem vinagre rs) picado em pedaços bem pequenos usando: 1 tomate bem maduro, meia cebola, meio pimentão, azeitonas pretas , pimenta de cheiro, coentro ou salsa fica a seu gosto, tempere com sal , azeite e uma pimentinha do reino de leve.

Recheie o peixe , embrulhe com papel alumínio, ponha num refratário e leve ao forno por 1 hora mais ou menos à 180 graus ou 200 depende do forno, sendo que num intervalo de 30 minutos retire o papel alumínio e deixe ele dourar.

Sirva com arroz branco e uma saladinha, bom apetite!




Se você ainda não viu a resenha desse livro , te convido a ler  AQUI .


Os guardanapos, porta guardanapos e capas de sousplat que compõem a mesa posta são da minha lojinha By Doce Capricho .

Ah, eu fiz também uma farofinha de camarão para acompanhar.


As fotos não ficaram muito boas porque estava chovendo e muito nublado, claridade zeroooo.
E fiz a mesa posta com tema náutico para combinar com  o clima do casal do livro, pois eles estavam em uma ilha.

                                                                     Bjocas e até a próxima receitinha.

10 comentários:

  1. Oieeeeee Joooooooooo
    Tô sumida não flor, não sei porque não está atualizando meu blog roll, mas ó eu aqui!
    Essa coluna receita culinária é de dar água na boca ����
    E cheguei bem antes do almoço o que equivale a dizer que vamos prosear e eu vou degustar essas delicinhas!
    Já favoritei as receitas aqui.
    Essas fotos estão maravilindas, a decor delicada e elegante e eu ameeeei o vinagrete que não leva vinagre, é do jeitinho que mais gosto!
    Excelente feriado pra ti
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Joyce, bt!
    Menina, que capricho é esse? Nota 1.000 p/você kk.
    Eu nunca comi tambaqui acredita?
    Amei os 2 modos e mais ainda a farofinha de camarão, tudo muito perfeito.
    Me apaixonei pelas travessas com formato de peixe e pela forma com você cortou o limão p/decorar. Parabéns por tudo!
    Ah!
    Pensei melhor e a sua nota é 10.000 kkkk
    Bjssss amiga

    ResponderExcluir
  3. Olá amiguxinha
    Que delícia estas receitas. Amo peixe e a sua dica gastronômica está imperdível
    Mesa lindíssima, comidinha saborosa e uma dica de livro bem interessante
    Ah eu ameiiiiiiiiiiiii... Parabéns amiga!!!!! Ficou show!!!!
    Beijinhos no core querida

    ResponderExcluir
  4. Adorei a sugestão Joyce.
    Super criativa e original essa menina! Nunca tinha visto receitinha literária. Adorei a ideia e quero mais receitinhas por aqui viu. Vou anotar tudinhooo.

    ResponderExcluir
  5. Ah, que show. Adorei tudo a receitinha e o trecho do livro. Fiquei com vontade de ler. Bjus

    ResponderExcluir
  6. Eita que fiquei foi com água na boca! É muito capricho. As fotos ficaram ótimas e as receitas apetitosas. Os trechos bem escolhidos, deram vontade de ler o livro!🌷

    ResponderExcluir
  7. Apesar de nao ser muito fã de peixe, passei a gostar do tambaqui. As fotos deram agua na boca. Gostei da ideia de fazer os pratos que voce ler nos livros. Sucesso

    Beijos,
    Thalita

    ResponderExcluir
  8. Adorei a receita. Achei tão diferente e legal o seu post. Anotando aqui tudo hehehe. E sobre esse livro... Eu quero muito ler.

    ResponderExcluir
  9. Que incrível 😱😱😱😱😱😱 nossa achei maravilhoso Joyce esse post e que lindos suas comidas ficaram é de dar água na boca.

    Uma ideia mágica, eu gosto de cozinhar =_= mas quase não faço e isso é gratificante e tem livros que nos dá água na boca kkkkk. Amei

    Um beijo da Jhenny

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Para fugir da rotina, lancei hoje a brincadeira “POETISANDO E ENCANTANDO, no blog Filosofando na vida.
    https://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
    Vim convidar você a participar da saudável brincadeira.
    Como acontece, postarei uma foto e a partir desta foto, criamos um verso. Não precisa ser poeta, basta usar da criatividade e postar seu versinho em sua página. Exercite sua imaginação, use sua criatividade.
    Comente, leve o selinho número 1º, desta saudável brincadeira.
    Postarei aos domingos e deixarei durante toda segunda feira, a sequência da brincadeira para que facilite os participantes pegar seu selinho e a imagem.
    O link desta página, ficará na lateral do meu blog.
    Ficarei feliz com sua participação.
    Abraços, Profª lourdes Duarte.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é sempre bom ter você aqui!
Obrigada, volte sempre!