Começando a terça feira com resenha dessa linda história.
Livro: Assim Como a Fênix
Autora: Francisca Gomes
Editora: Ide Editora
Gênero: Romance
Ano: 2018
Nº de págs.: 352
SINOPSE:
Esta é a história de superação de uma mulher negra que, desde a infância, muito sofreu com a rejeição e o racismo.
Sua própria mãe, branca, apesar de casada com um homem negro, não suportava a ideia de a filha ter herdado o tom de pele do pai e, com isso, dedicava todo o seu amor e atenção a seu outro filho, que, por uma questão genética, herdara mais os traços maternos.
Mas o preconceito, com seu olhar míope e hostil, não se contentou apenas com a cor da pele, caminhando por outros rumos, fazendo com que o rapaz também se tornasse alvo de discriminação, causada pela ignorância humana.
Uma história comovente, vivida por vários personagens, cada qual com suas dores e conflitos, a demonstrar que, munidos de amor e coragem, é possível vencer os obstáculos.
RESENHA:
Mirian, nossa personagem principal da história, negra lindíssima , 30 anos, mas que desde pequena sofre com a rejeição da mãe por ter herdado os traços e principalmente o tom de pele do pai.
Então, por esse e por "um outro motivo" Mirian se isolou do mundo e das pessoas , vivia só para o trabalho e detestava a vida, isso a levou a uma profunda depressão.
Certo dia indo ao trabalho ao entrar no ônibus, encontrou coincidentemente uma cadeira vazia, ao lado havia um moço lendo que, notando a curiosidade de Mirian sobre o que ele poderia estar lendo,escolheu um capítulo e pediu para que ela lesse, a mensagem lida por ela foi o alavanco para mudar o rumo da vida de Mirian.
É aí onde toda a história começa. Mirian, fica com aquela mensagem na mente por todo o dia no trabalho e em casa. Ela mal ver a hora de reencontrar Vicente, o moço que conheceu e trocou poucas palavras no ônibus.
Certo dia, após ter um desentendimento no trabalho , quando estava tentando tentando matar a fome numa padaria , pois a mesma já tinha caminhado muito tentando esfriar a cabeça , avistou vicente e sem pensar em mais nada correu ao seu encontro quando de repente um carro a atropelou.
No hospital Mirian conhece várias pessoas que se dispõem em ajuda-la desde a enfermeira até o psicólogo o qual ela passa a ter contato toda semana e confia nele para contar toda a sua triste história sofrida, carregada de culpa e de mágoa.
São flashbacks doloridos a cada sessão onde ela relembra os poucos momentos vividos com o seu irmão até o momento de uma grande tragédia, e toda a sua trajetória com seus pais.
Uma história linda, muito bem elaborada, abordando assuntos importantes que ainda são muito visto no mundo, como o racismo e o preconceito, que infelizmente não ocorre apenas numa história de ficção e sim no dia a dia de muitas pessoas como já sabemos.
Mas ser rejeitado pela própria mãe ainda é pior do que ser rejeitado por toda a sociedade, imagine quanta mágoa carregada de rancor traz nossa personagem?
Já presenciei casos como esse e até consigo sentir um pouco de sua dor.
A história tá linda com muitas mensagens, reviravoltas, surpresas e superação.
Perdoar parece ser fácil não é? Mas não é! Se perdoar torna-se mas difícil ainda.
A mágoa é um ciclo que alimenta a raiva, que alimenta a tristeza que alimenta a vingança e que acabamos alimentando nosso próprio sofrimento. Isso traz consequências graves para nossa vida pessoal e profissional .
Um livro sensível que traz uma grande mensagem de como superar os traumas do passado, vencer a mágoa, conseguir perdoar , se perdoar, se livrando da culpa, ou seja um livro surpreendente que certamente tocará o coração de muita gente e ajudará curá-lo também.
O livro também mostra através da história como entender as mágoas que temos e a nossa participação nelas.
Recomendo para todos, não só pela linda história de Mirian, mas também para quem tem muitos problemas familiares ou carrega uma grande mágoa do passado.
Onde comprar: Ide Livraria, Candeia, Saraiva, Amazon.
Bjus e até a próxima resenha, estou amando os livros da Ide editora, nada é por acaso, tudo tem um propósito.
Não conhecia, mas pareceu-me interessante!
ResponderExcluirCom certeza.
ExcluirImagino que seja bom:))
ResponderExcluirBjos
Votos de uma óptima noite.
Sim amiga, muito bom, bjus.
Excluirnão conhecia. não gostei da capa. beijos, pedrita
ResponderExcluirMuito linda essa capa né Pedrita, bjusss.
ExcluirA capa é linda e sua resenha despertou-me o desejo de ler esta obra
ResponderExcluirbeijinhos querida Joyce
Oh que bom amiga Gracita!
ExcluirMe conta se ler tá, bjus.
Oi Joyce.
ResponderExcluirAdorei o post. Sempre adorei livros que tratam de temáticas necessárias a juventude e ao mundo. Muito boa sua indicação
Beijos.
Fantástica Ficção
Nossa que situação a dessa personagem, muito, muito triste, nem consigo imaginar tamanha dor e aflição.
ResponderExcluirParece ser uma leitura muito marcante.
Eu aprendi uma coisa na vida e sempre que posso repito, perdoar não é um sentimento, muitas vezes não temos vontade de perdoar alguém, mas é uma decisão. A partir do momento que vc decide o seu querer vai obedecer, vai ser dolorido, mas cura seu interior :D espero que essa personagem fique bem, vou ler desejando muito isso!!!
osenhordoslivrosblog.wordpress.com
Não conhecia esse livro, e pela premissa é um livro que merece ser conhecido, porque aborda assuntos muito necessários.
ResponderExcluirP.S. Racismo já é algo ruim, imagina sofrer ele pela própria mãe? Misericórdia.
Parabéns pela resenha!
Bjo
~ Danii
Oi, Joyce. Caramba, que premissa! Histórias assim, que abordam temas como o preconceito e o racismo, são extremamente necessárias. É triste que ainda temos que vivenciar e sentir esse tipo de coisa nos dias atuais, mas nossa luta está muito longe de terminar, e todos precisavam abraçar essa causa. Livros assim geram empatia, por isso são tão importantes. Fiquei muito curiosa para conhecer a história da Mirian. Adorei a recomendação, bjs.
ResponderExcluirhttp://abducaoliteraria.com.br
Olá!
ResponderExcluirUau! Não conhecia esse livro, mas gostei demais da sua resenha e da premissa dele.
Parece ser uma excelente leitura, apesar de nos trazer um misto de tristeza e revolta.
Vou anotar para procurar e ler depois!
Beijos.
Oiiii
ResponderExcluirFoi exatamente isso que eu pensei quando comecei a ler a resenha: " ser rejeitada pela sociedade já é difícil, mas pela mãe..." Em minha opinião, isso deixa tudo mais pesado, mais árduo. Adorei a parte que ela encontra o homem no ônibus e lê uma mensagem que a faz refletir e querer mudar o rumo de sua vida. Muitas vezes o que precisamos é isso um empurrãozinho para enxergarmos o que está logo ali, mas quando estamos para baixo, deprimidos não percebemos. Adorei a premissa do livro e sua resenha. Parece ser uma história linda, tocante e reflexiva. Já quero conhecer!
Bjokas!
http://cronicasdeeloise.blogspot.com/
Que trama mais linda! Amei!
ResponderExcluirQue livro maravilhoso deve ser!
ResponderExcluirA temática trabalhada com sensibilidade e personagens bem construídos.
Vai já para a lista dos desejados para ler.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br