segunda-feira, 15 de julho de 2019

Formiguerra ( Resenha )

Boa noite kids!
Tchudo bem?
Livro: Formiguerra
Editora: In Verso
Autor: Pedro Oliveira
Ilustrador: Márcio R. Garcia
Nº de págs.: 40
Gênero: Literatura infantojuvenil/ Fantasia
Nota: 5

Preparados para combater uma guerra?
Então pegue seu capacete e vamos simbora guerrear!

SINOPSE:

Tudo parecia tranquilo no reino das formigas de Fogo, até que o terrível plano da rainha Saúva  para destruir o formigueiro rival e tomar o controle de tudo, foi descoberto. O General Don e seu exército fizeram de tudo para impedir que o plano se realizasse — desde um acordo com as vespas, até travar uma grande guerra para repelir a invasão.
Pegue seu capacete e participe desta história!

 RESENHA:

O livrinho de hoje é Formiguerra cedido pela Editora In Verso.

Em um lindo jardim, tudo parecia estar na paz no reino das poderosas formigas de Fogo.
Até que o plano da rainha Saúva foi descoberto e causou um verdadeiro alvoroço no local.

Don, o General, entrou em ação juntamente com o seu exército para impedir que o plano desse certo.
Ele tentou um acordo com as Vespas mas mesmo assim ainda teve que partir para a guerra.

Don queria a todo custo proteger seu formigueiro, mas será que ele conseguiu?
Até o gafanhoto entrou no meio da confusão e tadinho, se deu mal.


Mas calma, calma, no final houve a tão sonhada paz entre os reinos daquele jardim com direito a festa e tudo.

Quer saber como conseguiram entrar em acordo e o que aconteceu com o gafanhoto.
Leiam, vocês irão adorar conhecer esses super  reinos.

Uma história muito fofinha que chama a atenção da criançada para os valores como solidariedade, união, paz, compreensão.

As ilustrações dessa vez foi de Márcio R. Garcia que deu um show de criatividade.
Bom, é isso gente, espero que vocês tenham gostado.


SUGESTÃO PARA TRABALHAR EM SALA DE AULA :  BICHINHOS DO JARDIM PROJETO VIDA DE FORMIGAS

INDRODUÇÃO
Realizado na educação infantil nível II
Durante as atividades propostas observaram-se que os alunos são participativos, dispostos a executaram as tarefas com agilidade, criatividade e interagem uns com os outros na realização dos trabalhos.
O presente Trabalho visa estabelecer uma relação dos alunos com os bichinhos de jardim em específico as formigas, com os conteúdos didáticos, pois através do conhecimento das formigas as crianças puderam expressar seus sentimentos em trabalhos lúdicos, pinturas e nas entoações de músicas, desenvolvendo a comunicação, coordenação motora, memorização, concentração e a sua socialização.
Utilizando a formiga como recurso para aprendizagem, foi elaborado o projeto ‘’VIDA DE FORMIGA’’ com a finalidade de despertar no aluno o interesse pela vida das formigas. Este método alternativo facilita o aprendizado do aluno, onde as músicas, desenhos, jogos e atividades foram estímulos para o desenvolvimento dos conteúdos e consequentemente as descobertas da criança no seu processo de ensino-aprendizagem.
                                                         TEMA
  • Bichinhos de Jardim: “VIDA DE FORMIGA”


                                                  JUSTIFICATIVA
Este tema foi escolhido porque os Bichinhos de Jardim interagem na vida das crianças, na rua, em casa, no dia a dia dos alunos. Sendo assim as crianças podem explorar um universo mais amplo, conhecendo a Vida das Formigas, um inseto que tanto dispersa olharem, seja no formigueiro ou em nossas casas.
                                               PROBLEMATIZAÇÃO
O QUE JÁ SABEMOS SOBRE O TEMA?
  • São insetos pequenos;
  • Não podemos matar elas;
  • Vivem em formigueiros e em nossas casas;
O QUE GOSTARÍAMOS DE SABER?
  • Como nascem as formigas;
  • Qualquer animal pode viver em casa?
  • Como eles se alimentam?
O QUE DESTACAMOS PARA APRENDER INICIALMENTE?
  • Como é um formigueiro?
  • Quanto tempo vive?
                                                        OBJETIVO GERAL
Despertar nos alunos o interesse pelas formigas, levando-os a compreender que as formigas estão presentes em nosso meio ambiente, e o quanto são importantes para o mesmo.

                                                 OBJETIVO ESPECÍFICO
Tornar meu aluno capaz de:
  •  Relatar sua vivencia;
  •  Reconhecer a letra F;
  • Escrever seu nome;
  • Reconhecer figuras;
  • Ouvir Histórias;
  • Reconhecer as cores;
  • Experimentar misturas de cores;
  • Explorar alguns matérias utilizados para pintar e desenhar;
  • Valorizar a amizade;
  • Distinguir noções de largura, comprimento, fino, grosso, curto, comprido;
  •  Reconhecer as formas geométricas;
  •  Modelar formas diversas
  •  Manter a sala organizada;
  • Cooperar na organização da sala;
  • Comportar-se em diversas atitudes;
  • Identificar o dia ensolarado, nublado, chuvoso;
  • Saber trabalhar em grupo.
METODOLOGIA
Para apresentar o tema aos alunos foi feita uma conversa informal, onde eles falaram tudo que conheciam sobre o tema abordado.
Durante a semana, como Retomada da Temática foram usados:
  • Vídeo,
  • Músicas e danças;
  • Histórias;
  • Desenhos e Pinturas;
  • Brincadeiras e jogos;
  • Filme: Vida de Inseto.
 CULMINÂNCIA
Durante a semana para finalizar a aula foi realizada a Rodinha Final, onde foi realizado brincadeiras e “trabalhos” em grupo com os alunos, no último dia foi realizado uma roda de conversa sobre tudo que os alunos puderam conhecer durante a semana.
 CRONOGRAMA
EXECUÇÃO DAS ETAPAS DO PROCESSO                               PERÍODO
           Período das observações:                                   DATA
Período de elaboração e organização do projeto                                   DATA
Período de prática do pré-estágio                                     DATA
Período elaboração e avaliação do portfólio                                     DATA
 
                                                 DESENVOLVIMENTO
No dia DATA, dentre as atividades desenvolvidas para o período planejado, iniciei a aula falando sobre o projeto ‘’VIDA DE FORMIGA (bichinho de jardim)’’. Logo assistimos ao vídeo O mundo secreto das formigas (parte I) que conta uma breve historia sobre o mundo e a vida das formigas. Após os alunos fizeram um desenho sobre o que foi assistido no vídeo. Após os alunos brincaram com os blocos da sala de aula.
No dia DATA apresentei a rotina das formigas para os alunos, eles ficaram impressionados de tanto que as formigas trabalham levando comida para o formigueiro, alguns acharam estranhas as formigas viverem umas para as outras. Conversamos na roda sobre as formigas Marrom que são as formigas que vivem em ‘’nossas casas incomodando’’.  Neste dia foi contada a história ‘’Trabalho de formiga’’ para acrescentar um pouco mais sobre a sua rotina. Após foi dado para os alunos três bolinhas marrom para eles criarem suas próprias formiguinhas com o auxilio de cola colorida e da professora estagiária.
No dia DATA conversamos sobre o acasalamento das formigas, como funcionam a sua reprodução, os alunos acharam estranho as formigas cavarem um buraco após o acasalamento para colocar seus ovos no chão e assim começar um novo formigueiro. Foi proposto para os alunos neste dia a atividade de criar um formigueiro com argila, eles amaram mexer com argila. Foi proposto para os alunos trazerem de casa, quantos anos vive uma formiga.
No dia DATA a aula foi iniciada numa conversa “informal” sobre quantos anos vive uma formiga, descobrimos que as rainhas vivem até 15 anos, as operárias vivem de 5 a 7 anos, mas em geral não passam de aproximadamente 03 anos. Logo pintamos e montamos a nossa maquete com flores e árvores que os próprios alunos desenharam e cortaram em aula com o auxilio da professora estagiária.
No dia DATA a aula começou com a música “A formiga, fui ao mercado comprar café..” os alunos cantaram e dançaram a música conforme a letra. Contei a historia da “Formiguinha e a pomba” para os alunos, e após fizemos um questionamento. Logo após os alunos desenharam a história contada pela professora estagiária. E então assistimos ao filme “VIDA DE INSETO” que fala sobre as formigas.

                                                                  CONCLUSÃO
Durante todo o período de cinco dias na turma de educação infantil tive uma aprendizagem e descobertas de suma importância para minha formação e construção, não só profissional como também pessoal.
Consegui refletir sobre o papel do professor em sala de aula que não é nada fácil, mas ao mesmo tempo é gratificante. Os retornos que os alunos trazem junto com suas experiências de vida são de grande importância para a vida de um professor em sala de aula.
Todos da escola não mediram esforços para me ajudar e auxiliar (direção, secretaria, monitoras, professores em geral e serviços gerais) todos estavam sempre perguntando se eu queria ajuda, ou alguma coisa. Tive total apoio da coordenadora da escola e da minha regente.
Pude crescer bastante e me soltar muito com a educação infantil, pois no inicio estava meio tímida e nervosa, eles foram uns amores comigo e me receberam muito bem, e com isto pude crescer muito mais na minha vida profissional.
                                                  AVALIAÇÃO
Será considerado satisfatório se o aluno realizar as atividades propostas pela professora estagiária, percebendo como as formigas vivem, e o quanto eles estão presentes nos nossos dia a dia.
Créditos de onde retirei o projeto: AQUI .


Ou se preferir na AmericanasMagazine Luiza, ou procure em uma livraria física de sua cidade.

Bjus e até mais!

12 comentários:

  1. deve ser bonitinho. uma graça as fotos com a ursinha e ela de vestido de formiguinhas. muito fofo. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Olá Joyyyyyyyyy
    Já querooo ler a obra e saber como o reino das formiguinhas voltou a ter paz.
    Aliás paz é o que a humanidade mais precisa nos dias de hoje!
    Lindas demais essas fotos 😙😙
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo trabalho muito bem feito e explicativo, fiquei encantada com a forma como você descrever e pontuou todos os valores que este livro passa, a importância que ele tem, e principalmente a melhor forma de discorrer toda a história. Parabenizo também aqueles que projetaram a obra, que ficou linda!

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito desse tipo de história, pois sempre nos passam uma lição de moral e nos ensinam novos valores e como vivermos melhor. Fiquei curioso para ler toda essa história.

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Esse parece ser um livro leve e fofo. É muito boa essa abordagem de valores diferentes, traz ensinamentos para os pequenos desde cedo!

    ResponderExcluir
  6. Adorei poder conferir essa excelente e caprichada resenha desse ótimo livrinho! Muito bom poder ler as suas considerações, que deixou aqui sobre o livro e a sua avaliação da obra. Imagino que as ilustrações do livro devam ser muito fabulosas mesmo. Fiquei curiosa pela leitura. Gostei bastante de conhecer o livro e saber mais sobre como trabalhar com ele na sala de aula. Muito obrigada pela ótima dica.

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bem? Ah, que delícia de história. O que achei mais interessante é o fato da leitura ser estimulante e chamar atenção das crianças. Com todas essas questões vai render muitos diálogos. Gostei muito das ilustrações. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  8. Menina, amei o livro e admito que lendo sua postagem me recordei dos meus tempos em sala de aula e ainda de quando tinha o blog "Enfoque Educacional", onde fazia postagens nessa linha. Ele ficou desativado por um longo tempo e depois acabei o excluindo, com dó, mas estou mais feliz hoje com o Café com Leitura, sabe?! Amei seu trabalho com esse livro que parece tão fofo! Bjs

    ResponderExcluir
  9. Adorei o livro! Acho que esse tipo de material deixa os estudos muito mais interessantes e divertidos para as crianças :3

    🌗 Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
  10. Meu deus , que fofura! Parece ser um livro muito fofo! Queria dizer que amei o jeito que você usa a literatura com seus alunos e como isso ajuda, quando eu era criança trocava as letras F e V e então li meu primeiro livro da vida chamado Fifa a Vaquinha Fantástica, além de me ajudar com a fonética, eu me interessei pela leitura e nunca mais parei. Professores são seres incrivelmente talentosos e especiais e eu te admiro muito por isso!

    ResponderExcluir
  11. Esse livro tem um cherinho de infância!
    Amo♡

    ResponderExcluir
  12. Amei e fiquei com vontade de ler! Suas indicações aqui sempre me deixam com vontade de conhecer mais da obra.
    Belas fotos também!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é sempre bom ter você aqui!
Obrigada, volte sempre!