segunda-feira, 8 de julho de 2019

O Jacaré Zeca e Sua Cueca...Mamãeee... terminei...(Resenha)

Oieee kids! Andei meio doente esses dias, então atrasou as resenhas. Ainda estou meio doente, mas vamos ao que interessa.
.
Livro: O Jacaré Zeca e Sua Cueca... Mamãeee... terminei...
Autora: Helen Fernanda Gomes
Editora: Chiado Books/ Selo Chiado Kids
Ilustrador: Helen Fernanda Gomes
Nº de págs.: 44
Ano: 2019

SINOPSE:

Dificuldades no desfralde? Duas histórias interessantes para ajudar com espontaneidade meninos e meninas se sentirem confiantes para esse momento marcante, encorajando-os a ver que se isso eles já podem fazer, muito mais serão capazes com muita facilidade.


Esse livro tem duas historinhas.
Se você mamãe já cansou daquelas inúmeras roupinhas molhadas ou aquele tantão de fraldas e  acha que chegou o momento do DESFRALDE de seu filho , esse livro é para você! Mas calma, respire fundo e vá com paciência, amor e sem pressão.
.

RESENHA:
.
Na primeira história O Jacaré Zeca e Sua Cueca temos um jacaré chamado Zeca que já era bem grandinho e sua mamãe percebeu que já era hora de trocar as fraldas por uma cueca.
Levou Zeca a uma loja onde comprou uma cueca e ele aprendeu rapidinho a usa_la , pois achava que era difícil fazer xixi com a cueca. Ele ficou todo feliz.
.
.
A segunda história Mamaaaeee... terminei...é de um gatinho que já sabia fazer cocô sozinho, mas ainda não sabia se limpar e quando acabava , sempre gritava para mãe ir limpa_lo. E não é que o gatinho além de aprender a se limpar sozinho, aprendeu também a dar descarga. Quer saber mais sobre essas histórias? Recomendo esse livrinho!
.
As ilustrações fofinhas foram feitas pela própria autora.
.
O período de DESFRALDE é uma fase difícil para a maioria das mães, esse livro com essas duas historinhas, levará seu bebê de uma forma lúdica e divertida aprender aos poucos  a se virar sozinho nesse aspecto.
.
.
DICAS PARA TRABALHAR O DESFRALDE EM SALA DE AULA AUXILIANDO AS MAMÃES:

PROJETO DESFRALDE: ADEUS FRALDINHA!

Imagem retirada da internet

.Quando começar? 
Relativamente não existe uma data certa. A maioria das pessoas geralmente começam o desfraldes aos 2 anos de idade, ficando a critério de cada um. O mais importante é perceber o tempo certo da criança, estimular, ter paciência e respeitar o ritmo de cada uma, compreendendo as diferenças para que não venha causar nenhum trauma futuro.

Tempo estimado

O tempo que for necessário para que todas as crianças consigam dar adeus às fraldas, sem pressionar. 

Objetivos

Estimular a retirada da fralda; Ensinar os cuidados que se deve ter nesse momento; Trabalhar em parceria: escola e família; Evitar um processo violento dessa mudança; tornar o desfralde um momento mais lúdico , divertido e prazeroso para a criança.

Desenvolvimento
Não existe uma fórmula mágica para o desfralde. Mas existem inúmeras sugestões de pais e professores que já obtiveram sucesso no assunto. Confira algumas dicas que irão te ajudar, confira abaixo:

Leitura de livros sobre o assunto , contação e recontação da história e uso de fantoches para falar sobre o tema. Muita conversa em rodinha sobre o assunto. DICA: Primeiro você escolhe uma história ou livro sobre o tema, depois você mesma faz os fantoches com ele para depois começar a história.



Colocar a criança no peniquinho e contar suas histórias preferidas. Ela relaxa, ri e faz xixi. Depois que ela conseguir, faça festa! Se não conseguir incentive-o a continuar tentando!

Manter uma rotina, ter horários específicos para o usar o banheiro (geralmente de 15 em 15 minutos, ir aumentando gradativamente). Se preciso, levar um despertador para a sala para não esquecer.

Conversar com os pais e com as crianças sobre a necessidade de tirar a fralda. A família tem que ajudar no processo e fazer o mesmo em casa. Levar as crianças ao banheiro, aos poucos elas começam a ter curiosidade em usar o vaso. Ensinar a dar descarga e dar tchau para o cocô ou xixi.

Incluir alguns títulos de livros do projeto e a cada semana enviar para casa de uma criança para que a família participe de atividades lúdicas sobre o assunto e possa reforçar o trabalho feito na escola.


Dica super criativa: trabalhar com bonecas que "fazem xixi" e demonstrar em um peniquinho para toda turminha.Vale mostrar que ela tirou a fralda e usa calcinha!


Créditos da imagem educação itajaí

Levar peniquinhos plásticos para a salinha e ensinar as crianças a usar. Deixá-los em local de fácil acesso, usar para falar sobre o assunto.

Enviar bilhetinho aos pais informando do projeto e etapas desse processo, deixando bem claro que tanto na escola como em casa, o processo tem que ser seguido do mesmo modo. Os pais também podem  enviar calcinhas e cuecas com estampas de desenhos, que eles adoram.

No banheiro, usar o espelho para mostrar à criança que ela está sem fralda e por isso agora usa o vaso. Sempre dá certo!

Fazer um combinado ou cartaz sobre o assunto. Dica: colocar uma estrelinha cada vez que a criança solicitar a ida ao banheiro e, ao voltar, ser recebida com muita alegria pela turma. Não reprimir os que não solicitarem e fizerem na roupa. 
.Desfile das fraldinhas - Fazer um desfile com a turminha com as fraldas na mão, dando adeus para as fraldinhas. Fazer também um cartaz utilizando carimbo das mãozinhas com os dizeres 'Adeus fraldinhas'. Desfilar pela escola com as fraldas e cartaz, cantando músicas relacionadas ao desfralde.


Créditos da imagem Diário do Iguaçu
Outra dica é dar adeus para o xixi e cocô, quando feito corretamente.  

Evite fazer caras de nojo ou dizer que as fezes são sujas e devem ir para o lixo. Isso pode fazer com que ele prenda o cocô para não fazer nada feio. Evite comparações com os amiguinhos que não fazem mais xixi e cocô na roupa, isto não ajuda em nada e pode inibir a criança.

Avaliação

Este processo é realizado em parceria com a família, isto é fundamental. Observe junto com a creche, escola e a família o desenvolvimento e progresso de cada criança,incentive para que consigam alcançar o objetivo. E acima de tudo tenha muita paciência, amor e dedicação.




OBS.: ALGUNS PAIS COM CRIANÇAS ESPECIAIS ( SD )TEM DIFICULDADES PARA O DESFRALDE SEGUE ALGUMAS DICAS TAMBÉM:






Esse livro poderá ser adquirido na SARAIVA,TRAVESSA , AMAZON ou talvez vocês encontrem  em qualquer livraria física .

Bjus e boa sorte no desfralde do seu baby!

14 comentários:

  1. Não conhecia este livro, obrigada pela partilha!

    ResponderExcluir
  2. menina, e não é q apareceram jacarés em uma cidade essa noite? vamos ao post. ótimo post. é sempre bom estimular a independência da criança. lindas as fotos q fez com o livro e a bonequinha. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante e recomenda-se:))

    Bjos
    Votos de uma óptima Terça-Feira.

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Esse livro parece ser super fofo, além de ser uma ajudinha para as mamães que querem tirar os filhinhos das fraldas. Já sei que quando estiver chegando essa época do meu, irei realizar a leitura desse livro!
    Adorei as dicas e o post!

    ResponderExcluir
  5. Que projeto magnífico, esse livro traz uma mensagem bem positiva para as crianças e ajuda trabalhar os valores de cada um. Achei fantástica a iniciativa de trabalho e a forma de como as crianças aprenderam de uma forma lúdica.

    ResponderExcluir
  6. Que gracinha esse livro e com um tema que realmente vai ajudar as mamães e os bebês de forma divertida.
    Gostei muito também do Projeto Desfralde e das dicas. bjs

    ResponderExcluir
  7. Que livro fofo, já adorei a dica e vou indicar para os amigos.
    Adorei seu post, muito informativo e educativo. Com várias dicas para os papais e mamães.
    Parabéns, beijos!

    ResponderExcluir
  8. Que fofura!

    Adorei o tema do livro e como ele pode ajudar muitas mamães e crianças. Deve ser tão lindo vivenciar todas essas fases de desenvolvimento de uma criança. Até me dá vontade de ser pai, mas em um futuro bem distante por enquanto.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Muito bom quando a gente se depara com uma postagem assim recheada de carinho dicas incríveis para essa nova geração. Posso dizer que fiquei até com certo orgulho lendo alguns trechos, que de maneira clara, tenta mostrar às mães e aos cuidadores a melhor forma de lidar com esses problemas, muito comuns, mas às vezes desesperadores para aqueles que se veem nessa primeira viagem. Amei a dica do livro e Inclusive tenho alguns assim que indica aqui também no meu IG.

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito de conhecer essa ótima dica de livro sobre o assunto desfralde. Eu tenho zero conhecimento sobre esse assunto e nunca nem pensei sobre isso. Achei muito interessante o tema do livro, que além de super útil, vai ajudar muitas mães e crianças de forma educativa. Ótimas dicas muito informativas.

    ResponderExcluir
  11. Cara que delícia, uma pena não ter tido acesso a esse livro no processo de desfralde dos meus filhos, mas amei saber e já anotei para indicar. Arrasou.

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem? Que indicação mais interessante. Com certeza útil para muitas mamães. Esse é um processo difícil e complicado e algumas não sabem nem por onde começar. Mas é preciso paciência. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  13. Achei muito legal o livro que além de parecer ser um bom entretenimento ainda ajuda em uma fase importante e que pode ser complicada para algumas crianças.
    Super útil, gostei muito! Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Menina, ainda bem que ficou boa logo para nós trazer essa sugestões tanto de leituras quanto de projetos escolares! Sou diretora de creche e amei a postagem! Vou encaminhar inclusive o link para as meninas, mesmo estando de férias!🤭 Adorei seu blog! E parabéns pelas sugestões! Bjsss

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é sempre bom ter você aqui!
Obrigada, volte sempre!