terça-feira, 30 de junho de 2020

Canções de Ninar de Auschwitz ( Resenha )

Olá meus amores, thudo bem?
Espero que sim.

Hoje trago mais uma resenha para vocês e o livro de hoje tem como temática a Segunda Guerra Mundial. Li esse livro no ano passado, mas só agora pude trazer a resenha.
Eu amo esse tema , inclusive tenho vários livros sobre esse assunto, faço coleção.

Livro:
 Canções de  Ninar 
Editora: Harper Collins
Autor: Mário Escobar
Nº de págs.: 224
Ano: 2016

SINOPSE:

O perturbador relato de uma mãe num dos maiores campos de concentração da Segunda Guerra Mundial.Baseado em fatos reais."Os seres humanos são pequenos suspiros em meio ao furacão de nossas circunstâncias, mas a história de Helene Hannemann nos recorda de que podemos ser donos dos nossos destinos, ainda que o mundo inteiro se oponha."Mario Escobar Neste livro, Mario Escobar conta a trajetória real de uma família que passou 16 meses encarcerada em um campo de concentração nazista. Helene Hannemann era alemã, mas mesmo assim optou por partir para Auschwitz com o marido e os cinco filhos com ascendência cigana quando os policiais da Gestapo bateram à sua porta.Por ser enfermeira, mas, sobretudo, alemã, Helene foi escolhida pelo médico Josef Mengele, mais tarde conhecido como "O Anjo da Morte", para ser a diretora do jardim de infância do campo. No final da guerra, entre os papéis de Mengele, foi encontrado o diário que Helene manteve durante todo o seu período no campo de extermínio. Tendo como base a infeliz história daquela família, o autor nos emociona e surpreende ao narrar os medos, privações, torturas e até mesmo histórias de superação que milhares de pessoas vivenciaram sob o jugo dos nazistas.

RESENHA:

Nesse livro vamos conhecer a história real de uma enfermeira alemã chamada Helene Hannemann, que partiu para um dos campos mais conhecidos na guerra,(campo de Auschwitz)juntamente com seus cinco filhos e seu marido .

O marido era violinista e de origem cigana, seus filhos Blaz, Otiz, a caçulinha Adália e o casal de gêmeos Emily e Ernest. A família por ter origem cigana é levada pela polícia nazista ao campus e ela decide ir porque acha que tem o direito de acompanha-los.

Após uma torturante longa e cansativa viagem de trem , ela chega ao acampamento cigano e logo é separada de seu esposo. Logo é levada ao barracão numero 4 das russas e assim que chega, já se ver num lugar de torturas muito sombrio.


Ela é enfermeira e vai trabalhar no hospital do campus, mas logo o médico Josef Mengele passa a admira-la e a nomeia para montar e dirigir a creche no acampamento cigano. A mesma aceita pois sabe que poderá salvar seus filhos e também outras crianças.

No decorrer da leitura somos apresentados a todos os horrores que um campo de exterminio apresenta, as maldades que o médico Josef é capaz de fazer através de sua experiências malucas, é de tirar o fôlego em cada linha lida.

Helene é uma personagem forte que enfrenta o médico e os policiais nazistas, está disposta não só a salvar a sua família como também sobreviver. Para você que gosta dessa temática vale super apena ler esse livro, só digo uma coisa para os emotivos: preparem os lencinhos.


Uma curiosidade é que esse médico nazista ,o Mengele se escondeu aqui no Brasil por muitos anos e que supostamente tenha morrido afogado no interior paulista, pois suas ossadas foram encontradas alguns anos atrás, bem hilário né?! Ah , ele era conhecido como"anjo da morte."

Onde comprar o livro: Amazon.

Bjus e até a próxima.



14 comentários:

  1. Boa tarde de muita paz, querida amiga!
    Como você está? Desejo que muito bem.
    Fotos bonitas a embalar um post de cultura que nos faz bem.
    Hoje passo a lhe desejar um final de semana abençoado!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto dos livros com a temática da Segunda Guerra, mas acho que nunca li um baseado em fatos reais. Não deve ser nada fácil ler esses relatos de quem passou por tudo aquilo de perto... Fora o contato com o "Anjo da morte". Ao contrário de você, não achei hilário ele ter estado aqui, mas assustador... sabe-se lá o que ele fez por aqui antes de morrer... =s
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  3. Desejo demais ler essa obra, pois gosto de narrativas relacionadas a Auschwitz, são histórias fortes e que nos sensibiliza. Ele está em minha lista de desejados há algum tempo, espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  4. Esse tipo de livro, histórias reais de holocausto acaba comigo, as vezes pego para ler e fico uma semana pensando em como os judeus sofreram.
    Adorei a curiosidade sobre o Mengele, já tinha ouvido a teoria. Adorei sua resenha.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho muita vontade de ler esse livro porque me lembra o filme La vita è bela, embora a mulher do protagonista não seja enfermeira e não consiga ajudar de fato o filho. Todo livro de segunda guerra me mata muito! Vou preparar não só lencinhos não kk

    ResponderExcluir
  6. poxa parece muito interessante, fico imaginando o autor e os que trabalharam diretamente nos diarios de Helene e a quantidade de histórias dificeis que ali deveria conter. Para refletir e valorizar a vida

    ResponderExcluir
  7. Gostei de saber que você ama esse tema. Confesso que eu não consigo ler livros que tem como
    temática a Segunda Guerra Mundial ou relatos baseados em fatos reais, são bem fortes, né?. Mas super admiro quem consegue. E pra falar a verdade, eu nem me surpreendo por esse médico nazista ter vindo se esconder no Brasil por muitos anos. Leio muito muitos livros de época e tudo que era "ruim" ameaçavam mandar para o Brasil, um país muito citado nesse contexto nada lisonjeiro. Enfim, achei bem interessante conhecer. Mesmo trazendo um relato de uma mãe em um dos maiores campos de concentração da Segunda Guerra Mundial. Deve ser bem perturbador mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Olhe, eu sempre costumo dizer do quanto me é difícil ler histórias sobre a Segunda Guerra. Mas fato é que são leituras que nos mostram que não dá para virarmos as costas para algo tão triste e devastador na história da humanidade. Parabéns pela Resenha!

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? Acho bem interessante narrativas que tenham como cenário a Segunda Guerra. Ainda mais quando são histórias baseadas em fatos reais. Sempre fico imaginando tudo o que aquelas pessoas viveram, sentiram, e como foi a vida daqueles que conseguiram sobreviver. Mais do que fatos históricos são vidas que foram mudadas para sempre. Não conhecia o livro mas gostei da premissa. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  10. Antes de tudo, eu amei suas fotos. Ficou um clima bem peculiar. Adorei principalmente as cores.
    Sobre o livro, eu tenho muitas dificuldades de lidar com esse tema de leitura. Não me faz bem. Mexe com emoções que eu nem sabia que tinha.
    Enfim, creio que deve ser uma experiência ímpar para os fãs do gênero. Assim como você.
    Mas já vou recomendar para as amigas
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  11. Oi oi,
    Não conhecia essa história. Nunca fui muito interessada por histórias que se passem na Segunda Guerra mundial, pois, sempre fico tocada pelo drama que muitos viveram naquela época. A sua resenha foi muito bem escrita, e você tirou todas as minhas dúvidas sobre os personagens e suas histórias. Gosteu a forma que foi sincera sobre o cenário e amei conhecer um pouco mais sobre o livro, pelo seu ponto de vista.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  12. Que história triste, não é. Livros sobre o holocausto sempre me tocam. Esse parece ser um desse tipo. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  13. Ola... Gosto demais de ler obras com temática de segunda guerra. Esse ano tô lendo vários. Esse está na lista e espero poder ler em breve. Mengele foi um verdadeiro monstro, infelizmente conseguiu escapar do julgamento de guerra e veio parar aqui mesmo.
    Espero apreciar a leitura, que, pelo que li em sua resenha, vai né fazer chorar demais...

    Küss 😘

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu gosto muito de livros com temática de guerra, e esse é um livro que está na minha lista de desejados e espero ler em breve. ❤️
    Eu já cheguei a colocar ele no carrinho, mas não finalizei a compra. 😂
    Com certeza Helene sofreu muito juntamente com sua família. Acredito que irei chorar muito com essa história, pois livros de guerra sempre me emocionam demais.
    Suas fotos ficaram lindas, parabéns!
    Gostei de conhecer sua opinião, beijos!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é sempre bom ter você aqui!
Obrigada, volte sempre!