sexta-feira, 25 de novembro de 2016

O ALFABETO DOS PÁSSAROS

Boa noite, hoje trago a resenha desse livro Infanto Juvenil O Alfabeto dos Pássaros.



Título: O Alfabeto dos Pássaros
Autor: Nuria Barrios
Ilustrador: Catarina Bessel
Nº de págs: 275 
RESENHA:

Nix é uma garotinha de seis anos que foi adotada por pais espanhóis e que é cheia de dúvidas sobre sua origem, as  quais não tem resposta. Tem uma irmã menor que também foi adotada.
Para aliviar as angústias da filha, pois a mesma não consegue superar a dor de ter sido abandonada pela mãe chinesa, a mãe adotiva começa a criar histórias mágicas sobre suas origens.

As histórias que a mãe de Nix contava eram muito estranhas, pois eram contadas em forma de metáforas e mesmo assim, Nix adorava escutá-las.

" Isso quer dizer que há perguntas sem respostas e respostas sem pergunta."

O comportamento da menina inquieto e questionador demais, sobressai de tal maneira que começa a irritar seu pai , levando a mãe a perder o controle da situação e a se questionar se a culpa não seria sua por de ter colocado histórias fantasiosas na cabeça da pequena Nix ,enquanto ele o marido era contra ela contar essas histórias.



Em uma das histórias a mãe fala que a menina tem um dragão dentro de si e que a leva a querer desbravar o mundo em busca de respostas.
Mas  a que mais impressionou Nix é a que ela é uma menina pássaro . Essa metáfora foi o fio condutor que levou de volta a menina ao caminho de suas origens uterinas.

Na narrativa se observa um jogo com as palavras criando metáforas. Em certo trecho quando a narradora diz que da boca da mãe saiam pássaros " Pois há palavras que tiram nossos pés do chão e nos levam com elas pelos ares ". Ao mesmo tempo o pai pede para a mãe não encher a cabecinha da menina com pássaros. Então podemos ver que é como se a palavra pássaro que a mãe usava, levassem a pequena menina ainda mais para longe de seu lar adotivo.

A vida está cheia de portas, é impossível esquivar-se delas. Mas a maioria não significa nada; logo que as atravessa, você se esquece delas."




Apesar de todo o esforço que a mãe adotiva faz para conforta a menina Nix, ainda assim ela se sente como um pássaro fora do ninho, sente que o lar que ela vive não é seu lar de verdade, e que aquela não é a sua família de verdade, tanto é que ela pede para que a mãe a leve de volta para a China á procura de seu ninho que ela mesma fala que é a barriga da mãe da barriga, tudo o que ela quer é entender o porquê dessa rejeição.

E nessa busca finalmente , ela terá ajuda do Cuco, pois só esse pássaro é capaz de ajudá-la, é o único pássaro capaz de fazer o percurso de volta as suas origens.
Enfim o desejo de Nix se realiza.
Uma história que fala de amor, dor, rejeição, amor familiar e principalmente do amor de uma mãe adotiva que no fundo só quer proteger sua filha das incertezas da vida, demonstrando o quão grande é o seu amor por ela.


Comprei esse livro pela sinopse, apesar de parecer bobinho os questionamentos da pequena Nix, não é, mostra como as vezes é difícil lidar com adoção em algumas situações.Dá pra ver que Nix ainda estava na fase dos porquês,  o porquê disso, o porquê daquilo. nessa fase da criança é bem complicado você achar respostas para cada perguntinha delas, principalmente quando se trata de adoção. Em alguns trechos do livro me senti na pele de Nix, tentando achar seu lugar no mundo, tentando se encontrar. Essa busca é uma dor profunda, que só sabe quem é adotado. É uma dor e uma busca que por mais que queiramos banir de dentro do nosso ser , ela não finda , infelizmente.


Podemos ver que a diagramação do livro é uma contribuição expressiva com ilustrações da Catarina Bessell que dá espaço para a reflexão da narrativa de maneira mais fértil ao leitor.
É um projeto gráfico com manchas, pingos, respingos e colagens divertidas de se observar. Tudo isso conservando o tom poético, claro.
Achei linda a capa desse livro bem diferente,onde externa ela é branca, e interna ela é laranja formando um grande dragão.




Já conhecem as ilustrações de Catarina Bessel? Algumas imagens foram retiradas de seu portfolio Portfolio da Catarina Bessell

Portfolio da catarina Bessell/ O Alfabeto dos Pássaros


A primeira foto da capa laranja sou eu, a da capa branca é a Catarina Bessel, fala sério, não ficou parecida, ahaha, bjus amores...



6 comentários:

  1. Nossa, esse livro muito lindo, mesmo que a história pareça cheia de dor e sofrimentos.
    Gostei muito da resenha :)

    beeijão
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que linda as fotos, aha, ficou parecida com a Catarina sim, não conhecia essa ilustradora, vou dá uma olhada no portfólio dela, adorei a resenha, confesso que eu não queria tá na pele dessa mãe não, suas fotos sempre linda, bjus e bom sábado.

    ResponderExcluir
  3. Olá Joyyyyyyce!
    aaaaaiiinnnnn não vou nem comentar a sacanagem das fotos tá bomm???
    VC tem passarinhos no ninho!!!!!! Isso é muitoooo cute, lindooooo!!!!
    Eu ameeei essa indicação!
    Fiquei encantada com a história da Nix e já me deu vontade de apertá-la (embora minha sobrinha diga (as bochechas dela dizem na verdade) que apertar as bochechas de uma criança é politicamente incorreto e imperdoável). Acho tão envolvente narrativas com metáforas, a gente se sente imerso na leitura e é como se descobrissemos o porque dos questionamentos junto com a Nix, procurando seu lugar no mundo.
    E o amor da mãe adotiva <3
    Oooooowwwnnnnn menina-pássaro que lindo!
    Eu amoooo dragões tipo assim sou uma dracolover <3 então já viu que "garrei" de amor nessas ilustrações!
    Aaaaaaaahhhh eu achei que era a mesma pessoa nas fotos! VC e a Catarina se parecem siiiiiim, até o cabelo está parecido preso igual e com franja que amooor!
    Esse livro vou me dar de presente de Natal <3 :)
    Bjsssss sua linda!
    Luli
    Café com Leitura na Rede


    ResponderExcluir
  4. Oi Joyce, tudo bem?
    Ficou super parecida a sua foto com a da ilustradora, quase cosplay, rs!
    Que história encantadora, me apaixonei! Para nós professoras é sempre interessante conhecer um pouquinho mais sobre o universo complexo que envolve a mente dos pequeninos...

    Beijooooo

    ResponderExcluir
  5. Que livro lindo! Gostei da arte <3

    Beijos, Pri
    www.vintagepri.com

    ResponderExcluir
  6. Estou lendo esse livro nesse momento, anos depois de adquiri-lo.

    Parabéns pela resenha, me deixou mais curioso em continuar a minha leitura.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é sempre bom ter você aqui!
Obrigada, volte sempre!