segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

DEBATE LITERÁRIO / CAPAS DE LIVROS

Olá leitores queridos, boa tarde.
Vamos conversar???

Hoje trago mais uma novidade pra vocês aqui no blog : DEBATE LITERÁRIO .
Sim, criei essa coluna para que nós leitores, vocês visitantes, venhamos debater sobre diversos assuntos literários.


E o tema de hoje é : Capas de livros.

E as perguntas  para iniciarmos ao debate são:

Você compra livros pela capa?

Você acha que as editoras  nacionais e estrangeiras " não todas", deveriam melhorar suas capas?

Você leitor já deixou de comprar um livro porque a capa não te agradou? Gostou da sinopse, mas a capa era feia e você largou o livro.

Ou você leitor não importa com nada disso pois o que importa é o conteúdo e não a capa?

Junte todas essas perguntas em uma só resposta e deixe aqui a sua opinião sincera, ok!

Bom, vou deixar aqui a minha opinião:

Sim eu compro livros pela capa e já larguei livros porque a capa era feia , poucos, mas larguei.
Quanto as editoras, acho que algumas deveriam investir mais nas capas, pois a capa do livro é o cartão de visita do leitor, é importante investir nas capas sim, já que o primeiro contato do leitor com o livro é a capa, em seguida o título, depois vem a leitura da sinopse, ( para alguns leitores essa ordem vem ao contrário, sim eu sei).

Mas, um livro de capa feia não significa que ele seja ruim, o conteúdo até surpreende, não devemos julgar o livro pela capa, só acho que livros com capas bonitas são mais vendidos porque chamou mais atenção. Acredito que o designer gráfico como acabamento, brilho, diagramação bem caprichados, chamam mais atenção do leitor .

Conheço leitores que compram livros, não porque gostam tanto assim do livro, mas porque querem ter aquela edição de encher os olhos lá exposta na sua estante, estou mentindo,? Acredito que não. Essa é minha opinião, quero ler a de vocês, sejam sinceros.

Bjocas e até o próximo debate literário galerinha.

18 comentários:

  1. ah, destaquei a capa de um livro q acabei de ler. um autor brasileiro e colocaram uma pintura estrangeira com tanto artista plástico incrivel no brasil. e estou lendo hibisco roxo com uma capa belíssima. vou olhar com calma tudo depois. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. As capas dos livros "obrigam" os leitores à sua compra. E por vezes são puro engano quando ao ler não são nada daquilo que imaginámos...vendo a capa.
    .
    * É o teu coração um poema sem rima *
    .
    Deixo um abraço

    ResponderExcluir
  3. Neste aspeto, "comemos" muito pelos olhos. E acabamos por ser atraídos por capas bonitas. Apesar disso, apesar de me encantar com algumas, nunca compro ser ler a sinopse e sem, de facto, ficar curiosa com o livro :)

    r: Oh, é uma pena :/
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Normalmente reparo é no Titulo, apesar de por vezes não ter nada a ver.

    Hoje: - Magia sem sumo
    .
    Bjos

    Votos de boa Terça-Feira

    ResponderExcluir
  5. Oie Joyce.
    Claro que compro livros pela capa, rs. Mas, se a sinopse não agrada, mesmo que a capa seja linda, não vai, não. Creio que belas capas sempre chamam a atenção, então, vale a pena as editoras investirem nisso, sim. Já deixei de comprar livro por não gostar da capa, eu sei, isso é terrível, pois tenho livros com ótimos conteúdos e capas não tão legais assim, porém, como eu já falei ali em cima, a sinopse está juntinho pra mim, de mais dadas.

    Beijoooo 💖

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também compro mais pela sinopse, é muito raro eu largar um livro lá na hora da compra por causa da capa,acho que só 2 vezes, se eu largar é porque a sinopse não me agradou, então não houve um conjunto.

      Excluir
  6. Olá!! Gostei da coluna!
    Sim, eu já comprei livro pela capa e foi mais de uma vez e nunca deixei de comprar um só porque a capa era feia, se a sinopse me interessou, como também nunca larguei um devido a capa não me agradar. Eu vou mais pelo conteúdo mesmo. Já li livros com capas bonitas que a história em si foi fraca.
    Quanto as editoras acho que algumas estão caprichando bem em suas edições, tanto que dá vontade de comprar de novo, rs.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, tenho notado isso também, que as editoras estão caprichando cada vez mais, Quando compramos, sempre queremos mais um e quando é parceria, fica até difícil escolher só um no catalogo, bjus.

      Excluir
  7. Oieeeee Jooooo
    Olha guria confessoooooo que já comprei muitooo livro por causa da capa.
    Já deixei de comprar livro por causa da capa :/
    Acho que as editoras estão melhorando muitoooooo no quesito arte gráfica e diagramação.
    Se a sinopse for Interessante e tiver indicação de leitura, compro mesmo se a capa não for lá essas coisas, afinal o que vale é o conteúdo.
    Ameeeei essa coluna debate super lançamento do bloguito 😘😘
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ola. Eu sempre compro livros pela capa porque não gosto de ler sinopse. As editoras não valorizam mas são as partes mais importantes na hora da compra.
    Amei o post
    Beijos
    Blog: fanficcao.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. É um bom debate! Eu já comprei pela capa e me arrependi, e me desfiz. Já comprei pela sinopse e amei, guardo mesmo com capa feinha hahaha
    Acho que a regra vale pra todos, investir em uma boa capa é 50% do marketing!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Ei! Tudo bem?

    Adorei essa questão do debate, vai ser muito legal participar :)
    Bom, confesso que compro (quase) todos os meus livros pela capa haha Apesar de ter umas capas feinhas na minha estante, em algum momento eu devo ter achado bonita para ter comprado haha Acho que pela minha resposta você já deve imaginar que eu super acho que as editoras precisam pensar muito bem nas suas capas, pois é isso que vai ajudar na compra sem sombra de dúvidas. E apesar de estar falando isso tudo, nunca deixei de comprar um livro pela capa rsrs

    Beijos!
    http://www.as365coresdouniverso.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oláaa!
    Essa é uma questão muito interessante. Acho sim que o conteúdo vem primeiro do que qualquer capa, no entanto, concordo plenamente com você na questão da capa ser um convite ao leitor. Muitos livros me chamaram atenção pela capa <3 e a grande maioria tinha um conteúdo maravilhoso. Já aconteceu de eu não gostar muito da capa, mas se a sinopse me chama a atenção ou se for de um autor que gosto muito compro mesmo assim. Caso um dia apareça uma outra edição melhor eu volto a comprar pra ficar com um livro mais bonito na estante. Por ser leitora e colecionadora acredito que a capa tem um papel fundamental na venda do livro. Mas como disse acima, mesmo se a capa for feia eu compro o livro caso o conteúdo dele me interesse.

    Bjokas e ótimo post!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Sim eu já comprei compra livros pela capa e sobre melhorias, acho sempre válido, mesmo sabendo que uma vez o outra não vai agradar do mesmo jeito.. rs
    Então, já deixei sim de comprar já deixou de comprar um livro porque a capa não te agradou porque tira o aniimo, sei lá.
    E não, se eu gostei da sinopse compro independente da capa. Porque no final eu nem vou olhar tanto assim pra capa e sim pras palavras impressas nas páginas. Outra coisa é que uso proteção pra leitura, com as capas de tecido, então acabo mais vendo a estampa da proteção do que do livro propriamente dito. Mas achei o debate muito válido. Beijos ~ Elis Blog Pretenses

    ResponderExcluir
  13. Ola, tudo bem?
    Sou o tipo de leitora que compra livros pela capa sim!!! Amo comprar livros pela capa, normalmente são ótimos. Sim, tem livros que não leio por causa da capa, tipo livros com rosto de pessoas na capa, acho desagradável.
    Amei muito o POST e o levantamento do tema
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá ,eu compro livros pela capa as vezes, acho que algumas editoras tem sim que melhorar as capas dos livros. Mais por mais que eu não leia sinopes deixo sim passar alguns livros pela capa

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é sempre bom ter você aqui!
Obrigada, volte sempre!