sexta-feira, 27 de abril de 2018

Quase Esquecidos Eles Ainda Estão Entre Nós( Resenha )

Oi pessoinhas lindas, boa tarde.
Hoje trago resenha de um livro bem diferente, sim, diferente porque o autor soube criar algo bem original misturando fantasia com realidade, e não é qualquer fantasia e sim o folclore brasileiro, tornando assim uma obra digamos que única.



Livro: Quase Esquecidos  Eles Ainda Estão Entre Nós
Autor: Hiran  Murbach
Editora: Soul
Nº de págs.: 251

SINOPSE: 

Já se sentiu observado alguma vez e ao olhar em volta nada ver? Ou ainda sentiu uma presença, não maligna, mas alguém ou algo próximo de você e ao observar ao seu redor estar completamente sozinho? O que você faria se um dia descobrisse que toda a sua existência está em risco e, pior ainda, não há muita coisa que você possa fazer para evitar isso? É exatamente isso que acontece em “Quase Esquecidos”, uma obra de ficção que mistura fantasia e realidade e tem início no momento no qual algumas criaturas do folclore brasileiro constatam um fato aterrador: as novas gerações estão deixando de conhecer a mitologia brasileira e, por causa disso, estes personagens folclóricos estão desaparecendo, pois eles só podem existir enquanto lembrados. Muito do nosso folclore já desapareceu nos dias atuais e os poucos que ainda sobrevivem precisam dar um jeito de reverter este quadro. A pergunta, no entanto, é como eles conseguirão fazer isso? E se conseguirão a tempo.

RESENHA:

Você já parou para pensar  que alguns seres mitológicos do nosso Folclore Brasileiro podem estar entre nós?
Pois bem, nesse livro de Hiran Murbach a história já começa assim, com alguns personagens folclóricos que estão infiltrados em nosso meio sem que possamos perceber.

Esses personagens ( Potira, Lobo, Boto, Iara etc.) recebem todos uma carta misteriosa para irem a um determinado local, lá eles discutirão uma maneira de não serem esquecidos pela raça humana, pois é isso mesmo o que está acontecendo e se não fizerem algo para mudar a situação, logo eles poderão sumir da face da terra, ou melhor da nossa memória, pois dependem dela para sobreviverem.


Com o avanço da tecnologia e o surgimento de novos personagens que estão virando modinha, muitos personagens do nosso Folclore já foram esquecidos, e os que ainda restam, vão bolar um plano para que permaneçam vivos na memória da humanidade.

É aí que entra os personagens Emília e Visconde de Sabugosa do Sítio do Pica pau amarelo e a história fica mais animada com toda a ousadia da boneca Emília, juntos, eles querem resolver esse problema e vão focar em um plano para que tudo dê certo.
Para isso precisa encontrar um descendente da família do sítio.


 A questão é que vampiros, magos entre outros personagens estão tomando o lugar desses seres mitológicos do folclore brasileiro e eles estão sendo esquecidos, as futuras gerações por exemplo, nunca ouviram falar sobre o saci, e a turma que ainda não foram esquecidas precisam darem um jeito de continuarem vivos nas lembranças das pessoas, já que, para estarem vivos suas lendas precisam serem contadas de geração a geração, ou seja , permanecerem na memória para não entrarem em extinção definitivamente.

A história foi muito bem elaborada e teve um ótimo desfecho, o autor caprichou na trama.
A diagramação do livro também está perfeita com páginas que tem como plano de fundo a floresta.


Uma fantasia bem animada ,  que  EMBORA O FOCO PRINCIPAL SEJA O FOLCLORE, NÃO É UM LIVRO PARA CRIANÇAS E SIM PARA JOVENS E ADULTOS, pois contem conteúdos adultos.

Como sempre fui apaixonada pelo folclore, sempre caprichava na semana do folclore em sala de aula com os meus alunos, elaborando peças e figurinos para as crianças e sempre que eu podia comprava materiais didáticos para enriquecer minhas aulas.
Então quando vi que o autor tinha aberto inscrição para seleção de blogs, eu logo quis me inscrever.

Sem dúvidas o Folclore Brasileiro é uma das culturas que mais amo no nosso país, principalmente as lendas, mitos e fábulas e vale a pena lutar para que as nossas lendas permaneçam vivas em nossas memórias e de nossas futuras  gerações.
 
Você pode está adquirindo o livro na Soul Editora ,, na Livraria Martins Fontes, ou no SITE DO AUTOR.

  Espero que tenham gostado da resenha, bjus e bom fim de semana.

19 comentários:

  1. Apesar de não ser o género de leitura que mais costumo fazer, a review deixou-me bastante intrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Que bom que te deixou intrigada, bjus e bom fim de semana.

      Excluir
  2. Bom dia. Deve ser um livro curioso. Adorei a sipnose :))

    Brincando com as Palavras

    Bjos
    Votos de um bom Sábado

    ResponderExcluir
  3. Oie.
    O Folclore nosso é tão desvalorizado que fico feliz de ver uma que mostre a verdadeira magia dele. Fiquei com bastante vontade de ter um exemplar.
    Beijos

    Blog: fanficcao.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Uauuuuu... que ideia excelente! Monteiro Lobato é um dos maiores ícones da nossa literatura infantil e usar os personagens criados por ele para revitalizar nossa mitologia nacional.
    Já quero ler também.
    Bjs!
    gatitaecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. A parte triste é que o livro traz algo verdadeiro: estamos esquecendo do nosso folclore :(.
    Quando eu era pequena vivia ouvindo histórias do Saci, Curupira... E as amava principalmente por causa do Sítio do Pica Pau Amarelo. E saber que o autor traz até personagens do nosso amado Monteiro Lobato para a sua obra, só a faz ser ainda mais atrativa.
    Parabéns pela resenha! E o que são essas fotos, menina? Amei!
    Bjo
    ~ Danii

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá menina, que livro incrível! Está faltando mais livros assim, que abordem a nossa cultura e folclore, não podemos deixar que eles sejam esquecidos. Ainda lembro de quando eu assistia o Sítio do Pica Pau Amarelo e amava conhecer mais sobre cada uma dessas lendas, precisamos nos valorizar mais. Ótima dica.

    Beijos e abraços
    http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oieeee Joyyyyyy
    Minha especialização em História é mitologia e fico encantada como em outros países são temáticas que se misturam à arquétipos variados, masssss fico triste de ver que nosso folclore rico e lindo está sendo esquecido e substituído compulsoriamente.
    Esse livro parece simplesmente perfeito e o autor nos presenteia com uma interessante e criativa obra.
    Vou lá no site saber mais a respeito
    Gratidão por compartilhar
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem ?

    Primeiramente amei a proposta do livro, achei linda e atrativa...a literatura nacional e o folclore brasileiro merecem e devem ter mais espaço na estante dos leitores. Amei a resenha e poder conhecer o ponto de vista de outra leitora, achei enredo,capa e história bastante coerentes e com com toda certeza uma ótima dica de leitura.

    ResponderExcluir
  10. adorei a sinopse.
    e também achei o texto muito bom mesmo e no contexto do que vivemos !
    é tão bom a imaginação , é tão bom ter personagens imaginários ao nosso redor .
    e nossa cultura é riquíssima para ser esquecida.
    uma mistura folclórica que é para lá de muito valiosa.
    achei muito legal mesmo este seu post.
    grande abraço.
    :o)

    ResponderExcluir
  11. Oii Joy! que enredo interessante!! Realmente os personagens do nosso folclore estão sendo pouco a pouco esquecidos, e sem dúvidas o livro traz de volta um pouco sobre eles falando mais da nossa cultura aos pequenos (e grandinhos tbm). Quando vi que os personagens do Sitio aparecem meus olhinhos até brilharam kkk. Amo o sítio e foi pelas obras de Lobato que comecei a ler, e poder ter esse contato com esses personagens incríveis em outro ambiente, me parece super emocionante.
    Adorei sua resenha e as fotos!
    Mil beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá! Nossa, que ideia bacana. Me fez lembrar levemente de Deuses Americanos. Quando era criança, adorava histórias que envolviam o nosso folclore, mas faz um bom tempo que não leio mais nenhuma. Saudades. Adorei a resenha e vou deixar a recomendação anotada. Ah, e você arrasou nas fotos. Adorei! <3

    http://abducaoliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oie Joy!
    Adorei a sacada desse livro! Infelizmente é verdade, estamos vendo cada dia mais nosso folclore desaparecer, e isso é é isto, damos mais valores as mitologias estrangeiras do que a nossa própria mitologia...
    Agora, cá entre nós: seria assustador uma assembleia de seres folclóricos, imagina só! Hahahah...

    Beijoooo

    ResponderExcluir
  14. Nossa que enredo fantástico! Uma sacada e tanto, estamos realmente esquecendo aos poucos esses seres, vale a pena essa leitura e toda a divulgação possível, afinal, eles são nossos né!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá, Desde que vi a foto no instagram eu já tinha ficado curiosa, com sua observação que é para adultos fiquei ainda mais curiosas porque o a estória do livro pode explorar bem os seres do folclore. Adoro autores que valorizam nossas riquezas culturais ao invés de ficarem usando a de outros países. Dica mais que anotada!! Obrigada pela resenha linda, encantada com a diagramação do livro ~Elis Blog Pretenses

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é sempre bom ter você aqui!
Obrigada, volte sempre!