Resenha de livrinho infantil hoje por aqui.
E o tema de hoje é bem delicado.
Livro: O Vovô da Lala
Autora: Agláia Tavares
Editora: In Verso
Ilustradora: Mariane Rms
Nº de págs.: 24
SINOPSE:
Essa é uma história para se emocionar. Entre um avô – Alberto – e sua neta Lalá. É sobre depressão que traz tristeza. Mas também sobre amor e delicadeza. É sobre laços entre o avô e sua neta. É sobre quem se vai numa morte que desconcerta.
Vovô cuidou de Lalá bem pequenininha e agora ela o tem sempre por perto, no coração ou dentro de uma caixinha.
RESENHA:
O livro conta a linda historia de Lalá e seu avô Alberto .
os dois eram muito apegados, pois vovô cuidava sempre de sua netinha Lalá e também de sua amada esposa.
Até que um dia sua querida e amada esposa partiu para o céu deixando o vovô muito triste.
Não queria fazer mais nada, nem ao menos cuidar de sua netinha que ele tanto amava.
E de tanta tristeza o vovô também partiu.
E Lalá teve que aprender a superar a falta que seu avô fazia.
E foi remexendo na caixinha de recordações que o avô deixou para ela , que a mesma encontrou um bilhetinho que ele escreveu para ela e Lalá só poderia ler quando estivesse mais grande e pudesse compreender.
Quer saber o que o vovô escreveu para sua linda netinha?
Deixei vocês curiosos né?
Leiam esse livro, vale super à pena.
O livro aborda temas importantes como depressão e morte e tem como objetivo auxiliar a criança a lidar com a perda e a saudade de um ente querido.
A criança através desse livro entenderá que um dia nossos entes queridos partem, mas existirá sempre as lembranças boas para amenizar a saudade.
Um assunto difícil de se falar com crianças e que livros como esse podem nos auxiliar de uma maneira mais delicada.
A diagramação como sempre mostro aqui está bem fofinha feita por Mariane Rms.
Onde comprar: Editora In Verso , Submarino, Magazine Luiza, em algumas livrarias físicas também é encontrado, por isso não deixe de dar uma passadinha na da sua cidade.
É IMPORTANTE RESSALTAR QUE COMO EDUCADORES IREMOS NOS DEPARAR ALGUMAS VEZES COM CRIANÇAS ENLUTADAS EM SALA DE AULA, POR ISSO PESQUISEI UM PLANO DE AULA PARA AUXILIAR NESSE PROCESSO:
PLANO DE AULA: CRIANÇA TAMBÉM FICA DE LUTO
Objetivo : Acolher o enlutado.
Ano: Pré-escola.
Tempo estimado: De 15 a 30 minutos quando morrer um parente de uma criança, um membro da equipe escolar ou alguém conhecido de todos.
Desenvolvimento:
Aproxime-se com delicadeza, sem intervir diretamente e sem forçar o enlutado a abraçar, falar ou participar de atividades. Mas não o deixe sozinho. O importante é ele perceber que há uma pessoa adulta atenta ao seu sofrimento.
Mais do que dizer algo para consolá-lo, deixe que ele expresse suas emoções e só ouça.
Se a criança fizer perguntas, seja o mais objetivo possível. Diga o que realmente aconteceu, com as palavras certas, e não use eufemismos como foi viajar, está dormindo ou foi para o céu.
Em caso de haver agressão por parte do enlutado, deixe claro a ele que todos entendem e respeitam sua dor, mas que isso não lhe dá o direito de agir com violência e descontar nos colegas.
Quando falecer alguém conhecido (artista ou pessoa importante na comunidade), não perca a oportunidade de conversar sobre o assunto. Explique o que é um cemitério, por que as pessoas são enterradas, por que os vivos visitam os mortos no feriado de Finados, o que é um velório etc.
Se a escola perder um funcionário ou professor, organize um ritual de homenagem com a participação de todos. A cerimônia pode ser simples, como o plantio de uma árvore. Assim, sempre que alguém olhar para ela poderá lembrar com carinho de quem se foi. Em sala, sugira fazer um desenho (coletivo ou individual) ou pensar em algumas palavras que poderiam ser ditas para a pessoa.
Se a perda foi de um familiar da criança sugira que ela, se quiser, leve uma foto para a escola. Isso pode diminuir o desconforto da ausência.
Se ela chorar muito, explique aos colegas dela o motivo. Oriente-os como agir quando se vê alguém aos prantos: ficar perto e oferecer ajuda ou um lenço de papel . Incentive-os a falar da tristeza e da raiva que surgem pela perda ou do que cada um sentiu quando alguém morreu.
Nunca reprima ou tente conter o choro, pois as emoções fazem parte da vida e precisam ser expressadas.
Fonte: revistaescolaabril.
Bjus e até mais!
deve ser triste. conviver com avós é muito bom. lindas fotos. beijos, pedrita
ResponderExcluirLindas resenhas:))
ResponderExcluirCom as férias em "banho maria"...já sentíamos saudades vossas e resolvemos dar notícias, até porque, merecem toda a nossa consideração. Esperamos que estejam todos bem.
.
Do nosso querido poeta, Gil António -Amor livre, sem amarras
Bjos
Votos de uma óptima Quarta-Feira
Não tem como não ficar apaixonada com esses livros infantis. É muito bom saber que as nossas crianças tem mãos boas escolhas Afinal todo Livro que transmite bons ensinamentos deve ser sim indicado.
ResponderExcluirSou apaixonada por livros infantis que considero para todas as idades.
ResponderExcluirEsse deve ser um encanto, tratar de temas difíceis com delicadeza e sensibilidade.
Já querooo ler.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br
Adoraria ler essa história na íntegra, parece ser emocionante esse vínculo avô/neta. Irei ver se encontro na livraria aqui na minha cidade.
ResponderExcluirQue lindo esse livro !
ResponderExcluirUm tema delicado mesmo, mas que precisa fazer parte da vida das crianças, e, com o livro, fica mais fácil o entendimento, com certeza! Um boa indicação para quem tem pequenos na família
Olá!
ResponderExcluirNossa, esse é um livro extremamente importante para crianças que perdem seus entes queridos, é uma forma de conforta-los e ajudá-los a superar essa fase ruim
Gostei muito do livrinho e do tema abordado!
Que fotos mais lindinhas!
ResponderExcluirE esse livro parece ser bem aconchegante ♡
Esse livrinho infantil é mesmo maravilhoso. Gostei bastante de conhecer mais dessa história emocionante. E também, achei muito importante a história do livro retratar temas tão delicados quanto a depressão e a morte. Porque apesar de tudo, as crianças também são muito afetadas por essas coisasna vida, até mais que os adultos. E, às vezes, é muito difícil saber lidar com tudo isso. Ótima indicação!
ResponderExcluirOie, tudo bem? Que proposta mais interessante desse livro. Achei legal a forma de trabalhar esses temas com as crianças. Não lembro de ter tido aulas assim quando era criança. A edição está muito linda, amei as ilustrações. Um abraço, Érika =^.^=
ResponderExcluirAdoro esses livros, desenhos ou filmes infantis que tratam de temas sérios. Quando eu era pequeno eu tive contato com obras assim e me ajudou bastante. Por exemplo, o filme Meu Primeiro Amor (My Girl) que passava na sessão da tarde fala sobre luto e também sobre a descoberta da sexualidade.
ResponderExcluirExistem muitos adultos que subestimam a capacidade que as crianças têm de compreender esses assuntos, só que eles precisam ser transmitidos de forma natural e responsável. Como parece ser o caso desse livro.
Adorei a indicação! Abraços ;)
🌗 Relatos de um Garoto de Outro Planeta
Oiii tudo bem???
ResponderExcluirAcabei de passar por um perda e sei como é dificil, e que livrinho mais fofo. Adoro livros infantis.
Nao conhecia ainda e adorei.
Bjus Rafa