quarta-feira, 20 de abril de 2016

RESENHA DO LIVRO TEMPO SECO

BOA NOITE, GENTHE LINDA! HOJE TRAGO A RESENHA DO LIVRO : TEMPO SECO DA AUTORA E PARCEIRA CLARA ARREGUY.



Autora:  Clara Arreguy
Gênero: Romance
Formato: 15,5×22,5 cm
Páginas: 128


SINOPSE:
O livro Tempo Seco, da jornalista Clara Arreguy, é um romance de ficção com flashes do cotidiano, intermediado pelas histórias de taxistas, bons homens, gente que vive em Brasília e espera, sempre, por uma nova vida. Política, traição, violência e amizade, num só lugar.
                                   
Bom, o livro conta a história de Mirian que se mudou de Belo Horizonte para Brasília, sozinha, sem amigos e nem família, conquistou alguns amigos taxistas com quem pegava táxi todos os dias, pois a mesma não dirigia e dependia deles para ir a todos os lugares, já que Brasília é uma cidade que para melhor sobrevivencia, é preciso ter um carro.

Eram  nessas corridas de todo santo dia ,que Mirian ouvia as mais diversas histórias de seus taxistas, sobre política, família, casos amorosos e futebol.
Entre as idas e vindas de taxi, a história da mais ênfase a Nonato e Dorinha, (ambos também não são de Brasília, Nonato é gêmeos, seu irmão gêmeo não sobreviveu, conhecemos sua história do começo, meio e fim, suas lutas, suas conquistas, suas dores, ilusões, desilusões.
Dorinha por sinal, é a vilã da história , ambiciosa, apronta e desapronta com o pobre de Nonato.

  O livro relata a realidade de Brasília por meio de uma linguagem de simples compreensão, até mesmo quem não gosta de política, entenderá como já era discutido naquela época o que aconteceria com o  Brasil hoje com o Lula na política, sem deixar de frisar que essas histórias apesar de inventadas  são  o cotiano da vida de muitos  taxitas.
Enfim, é um livro pequeno com 126 paginas,  com histórias e fatos  de pessoas comuns sujeito á violência diária, retratando a realidade do nosso país.

Quando li o livro, em algumas cenas  me imaginei passando por Brasília naquele trânsito infernal, onde ninguem, respeita ninguém, sim já passei muito por Brasília à viagens e conheço bem o clima e trânsito de lá.,sei bem do que a autora está falando em algumas partes que se refere ao lugar.
Adorei a leitura.


Sobre a autora: 

Clara Arreguy é jornalista, escritora, Mineira morando em Brasília.
Escreveu também memórias Fafich( Editora Conceito 2005) e o romance Segunda Divisão Editora Lamparina,2005)








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, é sempre bom ter você aqui!
Obrigada, volte sempre!