A resenha de hoje é de um livro infanto juvenil da Editora Geek Beaver , que já foi apresentada aqui no blog para vocês.
Muitos não sabe, vou explicar novamente, pois sempre tem pessoas novas visitando o blog e seguindo também, minha página no facebook é mais voltada para escolas e pedagogos, por isso trago dicas de literatura infantil por aqui e por lá, primeiro porque acredito no incentivo à leitura dos pequeninos tornando-os adultos melhores e segundo porque sou uma adulta criança rs, rs, e amo literatura infantil ( eterna Peter Pan).
Livro: As Eleições de Aninha
Autores: G.L. Aires e Sibelle Sousa
Editora: Geek Beaver
Ano: 2016
Ilustrações: Josemar Bernado
SINOPSE:
O aprendizado de Aninha vai ajudar você a entender a importância da cidadania e como podemos melhorar nossa cidade através da democracia.
RESENHA:
O livro conta a história de Aninha, uma criança muito inteligente que mora com seus pais numa casinha em um bairro bem simples.
Todos os dias Aninha e sua mãe andam quilômetros de distância tanto para pegar água como também para ir à escola.
Certo dia, enquanto fazia sua lição de casa e sua mãe Zila preparava o almoço, pensava o quanto seria legal mudar de casa indo para um bairro melhor.
O tempo passou , andando destraída Aninha percebeu uma grande movimentação em seu bairro.
Eram trabalhadores que construíam pontes, faziam túneis, buracos no chão e ela não sabia o motivo daquilo tudo ficando muito curiosa.
Foi então que sua mãe explicou que a região precisava de melhorias porque o prefeito anterior nada fez e o atual estava fazendo o possível para melhorar o bairro.
Enfim, passado alguns meses, chegou o dia de eleger um novo prefeito. Dona Zila mais uma vez explicou para Aninha o porquê do voto e lhe apresentou o seu candidato.
E aí será que esse tal candidato foi eleito? E qual será que foram as melhorias feitas no bairro de Aninha?
Com a leitura desse livro, ensinamos as crianças de uma maneira lúdica e divertida a entenderem o valor da democracia e a importância da cidadania.
A criança então irá crescer entendendo como exercer a democracia com responsabilidade.
Só podemos formar adultos cidadãos conscientes se ensinarmos desde cedo aos nossos pequeninos com bons exemplos e atitudes de bom cidadão.
A diagramação do livro está muito fofa, parece um caderninho, as ilustrações então nem se fala de tão lindinhas que estão e foram feitas pelo Josemar Bernado.
A capa, marcadores e impressão são de alta qualidade, a Geek Beaver caprichou.
Super recomendo o livro, e aguardem que vem lançamentos fofitcho por aí, e para quem pensa que a editora só publica livros infantis e infanto juvenis, se engana viu, tem livros adultos sendo publicado pela editora, aguardem....
Dicas de como pode ser trabalhado em sala de aula:
- Dividir a turma em dois grupos, sendo um lado políticos e outro eleitores e simular uma eleição;
- Confeccionar junto com as crianças os dois tipos de urna , a antiga onde as crianças irão votar, e a atual ensinando como são feito os votos nos dia de hoje com o avanço da tecnologia;
- Incentivar os pequenos políticos a fazerem cartazes com as propostas de sua melhoria;
- Incentivar os pequenos eleitores a cobrar as melhorias, apontando aquilo que não está bem no seu bairro;
- Dependendo do ano em que a criança está, eleger também por votos ,o representante da sala e explicar suas responsabilidades;
Com essas atividades citadas à cima o professor estará trabalhando diversas disciplinas como Português ( na elaboração das propostas), Artes ( na confecção dos cartazes), Geografia ( na análise das melhorias do bairro) Cidadania e muitas outras dependendo do tipo de atividade a ser lançada.
Viu só como um pequeno livrinho tem funções importantes no aprendizado de uma criança?
Então se gostou e quiser comprar o livro você pode acessar o site da editora AQUI e também está a venda na LIVRARIA CULTURA .Conheça as redes sociais da editora , sigam por lá e fiquem ligadinhos nas novidades.
FACEBOOK E INSTAGRAM .
E para quem é do Rio já vou deixar a programação da Bienal aqui para vocês darem um pulinho lá e conhecer os livros da editora e garantir o seu autografado.
Bjus e essa semana ainda tem resenha de mais um livrinho da editora.