Autor: Eowyn Ivey
Editora: Novo Conceito
Páginas: 352
Alasca, 1920: um lugar especialmente difícil para os recém-chegados Jack e Mabel. Sem filhos, eles estão se afastando cada vez mais um do outro. Em um dos raros momentos juntos, durante a primeira nevasca da temporada, eles constroem uma criança feita de neve. Na manhã seguinte, a criança de neve some. Dias depois, eles avistam uma criança loira correndo por entre as árvores. Uma menina que parece não ser de verdade, acompanhada de uma raposa vermelha e que, de alguma formam consegue sobreviver sozinha no frio e rigoroso inverno do Alasca. Enquanto Jack e Mabel se esforçam para entender esta criança que parece saída das páginas de um conto de fadas, eles começam a amá-la como se fosse sua própria filha. No entanto, nesse lugar bonito e sombrio, as coisas raramente são como aparentam, e o que eles aprenderão sobre essa misteriosa menina irá transformar a vida de todos.
A MENINA DA NEVE é um livro que foi inspirado em um conto de fadas russo chamado Snegurochka, e quem não gosta de um conto de fada não é mesmo?
Jacke e Mabel era um casal que perderam seu primeiro filho, por conta disso viviam sempre melancólicos e com problemas na relação e decidiram se isolar de tudo que fizesse lembrar a perda da criança , saindo de onde moravam e indo morar na montanhas do Alasca em busca de um pouco de paz e isolamento.
Pois lá teriam a chance de recomeçar suas vidas e reconstruir o que lhe foi perdido longe das fofocas de vizinhos e familiares e por já estarem idosos.
A vida no campo era monótona, Jacke cuidava do campo para a vegetação e caçava e Mabel cuidava da casa e costurava, não tinham vizinhos nenhum por perto e o que se via era uma imensa floresta de Abetos próximo ao Rio Wolverine , onde o inverno era bastante rigoroso.
Com um tempo Jacke conhece um amigo e resolve convida-lo para jantar em sua casa para que suas mulheres se conhecessem , já que Mabel vivia tão sozinha, isso poderia ser bom para ela e assim foi feito.
Em um certo dia num momento de descontração e brincadeiras do casal , eles resolvem fazer um boneco de neve, sim , uma bonequinha de neve colocaram um cachecol no pescoço e luvas vermelhas na boneca, porém no outo dia a boneca tinha desaparecido deixando apenas pegadas na neve.
E aí a estória começa a ficar boa quando dias depois uma menina de cabelos loiros, luvas e cachecóis vermelhos acompanhada de uma raposa é vista por eles. Será que era a boneca de neve?
Será que tudo era realidade ou fantasia? O casal por ser idoso , será que fantasiava tudo aquilo.
A menina era sempre assustada, mas aos poucos foi se aproximando do casal e as visitas se tornaram mais constantes.
A estória fica melhor ainda quando de repente começa a tomar outro rumo fluindo melhor a leitura.
Eu não conhecia esse conto , o qual a autora se inspirou, mas confesso que é um conto lindo e cativante, a estória é linda como quase todos contos de fadas.
A escrita é bem desenvolvida, o enredo é ótimo e o livro tem um suspense bem leve, há também os personagens secundários que são simples , mas fundamentais para o desenrolar da estória.Todo esse drama, toque de mistério e fantasia foi finalizado com um bom desfecho pela autora, não é à toa que o livro levou o prêmio Pulitzer né !
A capa do livro é linda e condiz com a estória, , a diagramação ficou perfeita com essa ilustração.
Recomendo à todos aqueles que gostam de uma mistura de contos de fadas, mistério, drama e uma pequena porção de fantasia.