Hoje trago resenha de um livro bem diferente, sim, diferente porque o autor soube criar algo bem original misturando fantasia com realidade, e não é qualquer fantasia e sim o folclore brasileiro, tornando assim uma obra digamos que única.
Livro: Quase Esquecidos Eles Ainda Estão Entre Nós
Autor: Hiran Murbach
Editora: Soul
Nº de págs.: 251
SINOPSE:
Já se sentiu observado alguma vez e ao olhar em volta nada ver? Ou ainda sentiu uma presença, não maligna, mas alguém ou algo próximo de você e ao observar ao seu redor estar completamente sozinho? O que você faria se um dia descobrisse que toda a sua existência está em risco e, pior ainda, não há muita coisa que você possa fazer para evitar isso? É exatamente isso que acontece em “Quase Esquecidos”, uma obra de ficção que mistura fantasia e realidade e tem início no momento no qual algumas criaturas do folclore brasileiro constatam um fato aterrador: as novas gerações estão deixando de conhecer a mitologia brasileira e, por causa disso, estes personagens folclóricos estão desaparecendo, pois eles só podem existir enquanto lembrados. Muito do nosso folclore já desapareceu nos dias atuais e os poucos que ainda sobrevivem precisam dar um jeito de reverter este quadro. A pergunta, no entanto, é como eles conseguirão fazer isso? E se conseguirão a tempo.
RESENHA:
Você já parou para pensar que alguns seres mitológicos do nosso Folclore Brasileiro podem estar entre nós?
Pois bem, nesse livro de Hiran Murbach a história já começa assim, com alguns personagens folclóricos que estão infiltrados em nosso meio sem que possamos perceber.
Esses personagens ( Potira, Lobo, Boto, Iara etc.) recebem todos uma carta misteriosa para irem a um determinado local, lá eles discutirão uma maneira de não serem esquecidos pela raça humana, pois é isso mesmo o que está acontecendo e se não fizerem algo para mudar a situação, logo eles poderão sumir da face da terra, ou melhor da nossa memória, pois dependem dela para sobreviverem.
Com o avanço da tecnologia e o surgimento de novos personagens que estão virando modinha, muitos personagens do nosso Folclore já foram esquecidos, e os que ainda restam, vão bolar um plano para que permaneçam vivos na memória da humanidade.
É aí que entra os personagens Emília e Visconde de Sabugosa do Sítio do Pica pau amarelo e a história fica mais animada com toda a ousadia da boneca Emília, juntos, eles querem resolver esse problema e vão focar em um plano para que tudo dê certo.
Para isso precisa encontrar um descendente da família do sítio.
A história foi muito bem elaborada e teve um ótimo desfecho, o autor caprichou na trama.
A diagramação do livro também está perfeita com páginas que tem como plano de fundo a floresta.
Uma fantasia bem animada , que EMBORA O FOCO PRINCIPAL SEJA O FOLCLORE, NÃO É UM LIVRO PARA CRIANÇAS E SIM PARA JOVENS E ADULTOS, pois contem conteúdos adultos.
Como sempre fui apaixonada pelo folclore, sempre caprichava na semana do folclore em sala de aula com os meus alunos, elaborando peças e figurinos para as crianças e sempre que eu podia comprava materiais didáticos para enriquecer minhas aulas.
Então quando vi que o autor tinha aberto inscrição para seleção de blogs, eu logo quis me inscrever.
Sem dúvidas o Folclore Brasileiro é uma das culturas que mais amo no nosso país, principalmente as lendas, mitos e fábulas e vale a pena lutar para que as nossas lendas permaneçam vivas em nossas memórias e de nossas futuras gerações.
Você pode está adquirindo o livro na Soul Editora ,, na Livraria Martins Fontes, ou no SITE DO AUTOR.
Espero que tenham gostado da resenha, bjus e bom fim de semana.