Alguém gosta de fadas aí??? E se for uma fadinha mega fofa e super curiosa??
O livro de hoje trata-se de uma fadinha que além de fofa é muito curiosa.
A Fada Curiosa publicado pela Editora Geek Beaver, será a nossa resenha de hoje.
Livro: A Fada Curiosa
Editora: Geek Beaver
Autores: Sibelle Sousa / Gerson L. Aires
Nº de págs.: 65
SINOPSE:
Clarisse, uma fada protetora da floresta, num de seus passeios, faz amizade com a bruxa Ananda, mas ao cobiçar o que não devia e desobedecer as orientações de sua Rainha, pôs sua vida e a de suas amigas em risco. Assim, começa a aventura de fadas e demais habitantes de uma floresta muito especial. A Fada Curiosa é o primeiro livro de uma trilogia cheia de ação. Acompanhe as aventuras de Clarisse na trilogia Crônicas do Livro dos Desejos.
RESENHA:
Clarice é uma fadinha que mora numa pequena vila de fadas, onde cada uma tinha uma função. Ela era a fada das árvores.
Certo dia ao contornar as árvores mais altas, viu algo pousando, curiosa foi investigar, pois não parecia com um pássaro, muito menos com uma fada.
Ela perdeu de vista o que poderia ser, mas viu uma outra cena que lhe despertou a atenção.
Era uma menina, que tinha não asas e ela nunca havia visto por ali.
Logo após um interrogatório, descobriu que a tal menina era uma bruxinha, pois apesar de suas respostas mal esclarecidas ( escondendo não ser uma bruxa ) , também tentava esconder da fada uma vassoura atrás das costas, mas seu enorme chapéu também a entregava.
Mas ela alegava ser uma bruxinha do bem. Ananda, esse era o seu nome , queria mesmo era as asas da fada pois estava cansada e de bumbum doendo de tanto andar de vassoura e já a Clarice desejava a vassoura da bruxa, pois queria sentir a sensação de voar numa vassoura que flutuava.
Hum, será que essa troca maluca aconteceu?
Muitas aventuras e descobertas mágicas nesse livro, irá levar você meu amigo leitor a refletir sobre os diversos temas que citarei mais abaixo, com uma leitura leve e bem fluída, trazendo ensinamentos e o alerta ao perigo da curiosidade e desobediência.
Nessa história o que Clarice a fada, e Ananda a bruxinha , tinham em comum era a curiosidade.
Uma leitura leve e divertida que nos trás os seguintes temas : desobediência, amizade, amor, família, inveja, maldade, confiança, enfim , é um livro rico em vários temas reflexivos.
O livro trás uma mensagem final que devemos agradecer e ser felizes sempre com o que temos e com o que somos e que nunca devemos almejar aquilo que não é nosso.
Um livro para crianças e adultos, ambos irão se apaixonar por essa leitura.
O bom é que esse livro é o primeiro da trilogia
Crônicas do Livro dos Desejos e terá a continuação uhuuu, ( mas ele não tem final aberto tá) que bom e eu já querooo.
A diagramação do livro está perfeita com ilustrações super fofinhas.
O livro A Fada Curiosa pode ser encontrado na
LIVRARIA CULTURA ou na
LIVRARIA DA EDITORA .
E quem for a bienal do livro hoje, os livros estão na promoção todos por 10,00 reais, exceto A Fada Curiosa que está por 15,00. Um precinho bacana hein! Ah se eu fosse à Bienal.
Vocês podem ver os outros livros da editora resenhados aqui :
O Jacaré Que Andava Em Pé e
As Eleições de Aninha. E semana que vem todos os livros infantis já estarão no slide do blog.
Como ele pode ser trabalhado em sala de aula:
Esse livro pode ser trabalhado de várias maneiras, mas hoje vou deixar a ideia de se trabalhar com ele como
PROJETO:
OBJETIVO 1 : Desenvolver a imaginação e a criatividade.
Traçar relações entre o mundo mágico e o mundo real.
Identificar suas preferências em relação as suas atitudes a tudo que o cerca.
Formar seus próprios conceitos através das descobertas e vivencias.
Aprimorar-se de uma escrita segura e independente.
Observar a sequência lógica da história.
Produção coletiva e individual de textos.
Resgatar e fortalecer os valores reais da vida cotidiana.
Desenvolver o contato com sua própria voz através da fala e música, criando afeto em torno do tema trabalhado.
Desenvolver a criatividade e sensibilidade através da música, artesanato, pintura, dramatização .
JUSTIFICATIVA:
Um dos compromissos do professor, quanto á aprendizagem nos anos iniciais da alfabetização é de forma criativa e significativa, despertar nas crianças o gosto pela leitura e escrita e conseguir atender as necessidades daquilo que viveram ou vivem, influenciando-os para um processo de conhecimento através da leitura e suas respectivas escritas.
Trabalhar histórias infantis é uma das muitas formas que mexe com o poder significativo na criança, através do encantamento e seus diferentes valores literários.
A leitura do mundo mágico e fantasioso faz com que a criança associe ou diferencie os acontecimentos da sua vida real, fazendo suas preferências, formando seus próprios conceitos. Através dessa historinha com as fadas , a criança percebe o zelo, o amor, o belo, O bem e o mal, a delicadeza da alma, a maldade, a coragem, o medo, a confiança, a solidariedade, a criatividade, fortalecendo a sua auto-estima, seu poder de conquista; construindo seu próprio conhecimento, além de tornar- se um apreciador da leitura.
OBJETIVOS PROCEDIMENTAIS:
• Ampliar as possibilidades de movimentos;
• Expressar-se por meio de desenhos, pinturas e colagens;
• Desenvolver a linguagem oral;
• Dramatizar histórias, por meio de expressões orais
• Descrever cenários e personagens;
• Identificar soluções de conflitos presentes na história;
• Continuar histórias a partir de um determinado ponto;
OBJETIVOS ATITUDINAIS:Possibilitar um instrumento onde as crianças coloquem suas emoções e necessidades;
Sistematizar situações problema, a partir de contos, para as crianças refletirem criando alternativas de acordo com seus pensamentos;
Buscar no mundo da fantasia possíveis soluções para os problemas de mundo real;
Resgatar a importância do “contar histórias”, no contexto familiar;
Valorizar o conto (popular e de fadas) como parte da tradição dos povos;
Aprender valores;
Desenvolver o senso crítico e a criatividade.
METAS:
Desenvolver noções de valores e incentivar a leitura.
METODOLOGIA:
• Criar situações de fantasia e encantamento;
• Trabalhar as emoções que as histórias transmitem;
• Conhecer elementos mágicos: fadas, anões, gigantes, bruxas, etc.;
• Resgatar a importância que os contos populares e de fadas exercem sobre as crianças;
• Conto das histórias com o tapete de histórias e participação das crianças;
• Reprodução de histórias ouvidas com fantoches, levando em consideração as seqüências temporais;
• Dramatização de histórias conhecidas, onde as crianças sejam as
personagens;
• Apreciação da leitura feita pela professora;
• Identificação de valores encontrados nas personagens das histórias.
ANÁLISE DOS CONTOS DE FADAS, OBSERVANDO:
• Temporalidade;
• Linguagem própria diferente da linguagem do cotidiano;
• Descrição de cenários e personagens;
• Presença do conflito (bem e mal, protagonistas e antagonistas);
• Resolução de conflitos, levando a um final feliz;
• Presença de elementos fantásticos (bruxa, fadas, anões, magos, ...);
• Reconhecer títulos de histórias e nomes de alguns personagens;
• Continuar a história a partir de um ponto estabelecido pela professora;
• Elaborar um novo final, diferente do original;
• Analisar as características das personagens na história.
DRAMATIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS, OBSERVANDO:
• Expressões faciais;
• Criatividade;
• Vocabulário;
• Narração;
• Movimentos espontâneos e programados;
• Postura e encenação;
• Colocação de voz.
RECURSOS MATERIAIS:
• Tapete de histórias;
• Fantoches de diversos tipos;
• Fantasias de acordo com os personagens;
• Lápis de cor, giz de cera, papéis coloridos, tinta guache, pintura a dedo, cola, tesoura e pincel.
• Livros de contos de fadas e histórias infantis.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita através da observação diária das crianças nas atividades propostas, tais como:
• Reprodução das histórias, mantendo seqüências temporais
• Dramatização de algumas histórias, utilizando fantasias e fantoches
• Pintura, colagem e desenho sobre as histórias;
• Criação de novos finais para os contos;
• Adaptação dos contos, conforme a criatividade dos alunos;
• Reconhecimento de personagens, cenários e títulos de histórias;
• Manifestação dos valores trabalhados nas histórias, nas atitudes do dia a dia;
• Apreciação da leitura feita pelo outro;
• Ampliação da linguagem oral.
Então é isso pessoal...
E aguardem que já tem um super lançamento da editora ; o Sonho da Lagartinha, se a editora enviar pra mim, trarei a resenha aqui para vocês, o livro está lindo demais.
Fico feliz por estarem gostando desse espaço aqui, inclusive os pais e pedagogos, o objetivo é levar aos leitores que visitam o blog, indicações de livros de qualidade e ao mesmo tempo proporcionar uma maneira de trabalha-lo em sala de aula.
Bjus de fada e até a próxima resenha...