Olá meus amados leitores, faz tempo que não trago uma postagem para o blog, mas hoje venho com a resenha desse livro super didático e divertido.
Livro: O Castelo Panapaná
Autor: Paulo Mauá
Ilustrador: Leonardo Gasparine
Editora: Scortecci /Selo : Pingo de Letra
Gênero: Infanto Juvenil
Ano: 2022
Nº de págs.:132
RESENHA
Nessa criativa e cativante história nós iremos conhecer a princesa Beatriz e seus cavaleiros da corte que são o seu gato Pingo e o seu cão Lelo.
Juntos eles embarcam numa aventura à procura do Dicionário de Coletivos que desapareceu por conta de feitiços.
Na história também vamos conhecer os personagens secundários : sua irmã caçula Sofia e Pedro que tem autismo, juntos eles vão tentar desvendar os mistérios de por onde anda esse Dicionário e enfrentarão bruxas, sapos gigantes se surpreendendo com alguns segredos.
Gente que livro fofinho, a personagem Beatriz me lembra muito a Emília boneca de pano e a sua irmã caçula é uma fofa.
O autor buscou e conseguiu deixar o livro muito criativo, divertido e intercalou um tema muito importante que é o autismo.
Me apeguei a cada personagem, uma história alegre e paradidática onde o leitor aprende com os personagens alguns coletivos e alguns fatos históricos também.
Essa obra é também uma ótima opção para sala de aula, amei demais essa aventura.
As ilustrações estão no capricho feitas por Leonardo Gasparine, o projeto gráfico também ficou excelente.
Convido vocês a embarcarem nessa história, tenho certeza de que irão gostar, pois criatividade, diversão e aventuras com certeza não irão faltar.
Quanto tempo eu não posto aqui no blog, confesso que estava com saudades. Estou trabalhando muito , por isso sem tempo pra quase nada.
Hoje venho trazer a resenha desse livro Infanto Juvenil que eu estou encantada.
Livro: Histórias na Floresta
Autor: Márcio Jerônimo de Freitas
Editora: Scortecci
Selo: Pingo de Letra
Ano: 2022
Nº de págs.: 52
Ilustradora: Paloma Dalbon
RESENHA:
Quem aí aí gosta de fábulas? Bem, eu particularmente amo, e esse livro é bem semelhante a fábulas, já que os personagens são animais.
O livro traz 8 historinhas bem criativas e inspiradoras , onde os bichos são os protagonistas da vez e focam na questão da Ética Social e Educação Ambiental.
As histórias falam sobre amizade, inveja, e outros temas, que traz ensinamentos não só as crianças como aos adultos também.
Todas as historinhas são rimadas, e o que eu achei interessante foi que o autor não fugiu ou se perdeu do propósito da história, e mesmo com a rima, cada uma continuou com a sua essência de maneira bem criativa.
Veja um trecho da história O Pato Bonito:
Ora, seu Patinho! Eu já me enganei muito nessa vida. Vendo a beleza do outro, não se vê quem ele é. Beleza é fantasia, mostra qual sua forma, mas sobre o outro nada ensina, nem informa. Costuma-se acreditar que o bonito é belo também por dentro, e às vezes ele não é."
Um livro que com certeza eu indico para todos e principalmente para sala de aula, pois a diversidade de animais contidas nele é incrível e o educador poderá explorar a característica de cada um.
Além do professor estar ensinando sobre os animais, estará também aplicando/ensinando a ética de boas condutas em sala de aula.
As ilustrações foram feitas por paloma Dalbon e dão um charme ao livro despertando ainda mais o interesse do leitor, o projeto gráfico e diagramação ficaram ótimos.
Venho trazer hoje uma resenha desse livro maravilhoso da Bianca Rosenthal.
Poesia é sempre bom, principalmente nos dias de hoje.
Livro: Castelo Tão Triste
Autora: Bianca Rosenthal
Ilustração: Renata Schiavon
Editora: Chiado Books
N° Págs.: 96
Ano: 2022
SINOPSE:
Castelo tão triste é um livro que mistura ficção com realidade, realiza através da poesia, crítica ao modo de vida da nobreza, em contrapartida à beleza das coisas simples da vida , assim como um belo jardim. A primeira parte trata do castelo com um toque de suspense e a segunda parte trata do jardim e traz boa medida de romance, com a escrita em forma de poemas interligados. Humano e filosófico, como gosta a autora. Encantador e instigante, como gosta o leitor.
RESENHA:
Esse é um livro de poesia que é dividido em duas partes e mistura ficção com realidade.
A primeira parte fala sobre o castelo, onde há um suspense a cada cômodo do castelo visitado.
Já a segunda parte fala sobre o jardim do palácio, tudo que o compõe e o encanta.
Dois ambientes num mesmo local, mas que trazem sensações extremamente diferentes.
Dentro: uma prisão vazia, apesar de todos os luxos e adereços. Fora: a verdadeira liberdade com aroma de felicidade.
Na primeira parte do livro somos convidados a conhecer o castelo, todos os seus luxos situados em cada cômodo e até mesmo entrarmos na pele de alguns personagens como reis e princesas.
A personagem fala das máscaras por trás de toda a nobreza,onde só havia frieza, onde as regras quebrava todo o encanto do lugar, sendo assim, temos uma filosofia crítica nesse enredo.
Pela sinceridade nas palavras de Bianca, mesmo em versos, deu para perceber que ela sentiu em sua visita aos castelos a verdadeira realidade de se viver na nobreza, ela não se deixou levar pela emoção de estar num castelo e sim ser capaz de sentir o que se pode ter vivido ali naquele ambiente.
Será que era bom viver cercado de tanto luxo e viver sobre regras e pressão? Será que eram verdadeiramente felizes? Todas essas perguntas e outras mais são questionadas nas poesias de Bianca.
Na segunda parte ela fala do jardim e tudo que o compõe, não só as flores, mas também os pássaros, as borboletas, abelhas...
Nessa comparação entre palácio e jardim, entre o luxo e a simplicidade, o que se busca compreender, é que os bens materiais não são mais importantes do que a verdadeira felicidade que está nas coisas mais simples da vida como por exemplo , nas pequenas coisas que encontramos num jardim.
O livro vem com algumas ilustrações feitas por Renata Schiavon e que ficaram lindas por sinal.
Um livro reflexivo onde nos propõe parar para pensar, quais são os verdadeiros valores da vida. Com certeza mais um para minha coleção dos tops dos tops e também para minha coleção de jardim.
Gosto de livros assim, que a leitura me agregue algo, me faça enxergar onde posso mudar e assim melhorar como ser humano, e é isso que o livro de Bianca nos traz, não só esse como todos os outros da autora.
E quando acaba a leitura, você não quer que acabe, você deseja passear mais e mais por esse lindo jardim e sentir a paz que ele é capaz de proporcionar.
Recomendo a todos esse livro, e você que não tem o hábito de ler poesia, sugiro que você dê uma chance começando por esse, com certeza irá se apaixonar.
Olá leitores tudo bem? Vamos tentar ficar bem, mesmo com tudo isso que está acontecendo.
Hoje trago a resenha de um livro que acredito eu que foi o destino que colocou no meu caminho.
Livro: A Bíblia Sob Escrutínio
Editora: Scortecci
Autor: Emerson Borges
Nº de págs.: 251
SINOPSE:
Um livro revelador e questionador sobre a Bíblia, o livro mais vendido de todos os tempos. Nesta obra todas as incoerências, contradições, antagonismos, discrepâncias, absurdos, valores morais injustos e desequilibrados, erros históricos e científicos, mitos e lendas encontradas na Bíblia.
RESENHA:
Inicio essa resenha dizendo que livro, que livrooo!
Antes de iniciar a resenha vamos ao significado da palavra Escrutínio. É um exame que se faz minuciosamente, ou seja, o título logo quer dizer A Bíblia Sob Análise, um análise mais profundo, digamos assim.
Nesse livro o autor busca mostrar para o leitor através de uma profunda análise e comparação entre um versículo e outro da Bíblia, que há passagens onde existem contradições e que não são poucas essas divergências.
Há algum tempo atrás eu, que vos escrevo essa resenha, buscava por uma pesquisa no google que não estava relacionada a Bíblia e me deparo com um artigo que me chamou a atenção com um versículo bíblico, onde estava escrito uma coisa absurda aos meus olhos , logo não acreditei e peguei minha bíblia para conferir e lá estava de fato o que eu tinha lido e que não tinha acreditado quando tinha lido o artigo.
Mas, bem antes disso, eu como leitora assídua da Bíblia, já notava que algumas coisa não batiam com outras, (falando na linguagem popular) e aquilo sempre me causava algumas dúvidas que na correria da vida eu não tinha tempo de me aprofundar.
Quando vi a sinopse desse livro, logo achei que algumas de minhas questões iriam serem solucionadas, e a minha escolha na editora por esse livro foi tiro certeiro.
Voltando ao assunto do livro, o autor busca mostrar que, segundo ele, existe sim contradições, mitos e lendas , erros históricos e científicos por parte de quem o escreveu.
Um exemplo disso ele cita em Gênesis 11:1, 6-9 encontra-se o famoso relato da Torre de Babel. Segundo diz ali todos os seres humanos falavam a mesma língua,usavam as mesmas palavras, até que Deus se enfurece com a tentativa dos homens de construir uma imensa torre e confunde a língua deles criando assim vários idiomas diferentes. Entretanto, a bíblia fala em Gênesis 10:5 que antes deste acontecimento, havia diversas nações, cada uma com sua própria língua diferente. Dá para entender?
Ele não coloca todas essas questões no livro todo e sim em algumas passagens que não tem sentido algum.
Sendo assim, a Bíblia para ele não foi inspirada por Deus como dizem os profetas ou santos que a escreveram e sim, suas histórias foram aumentada por gerações e gerações até chegar na parte escrita que temos hoje , que já passou por muitas revisões.
É um livro que eu recomendo à todos e quero deixar bem claro que o autor apenas busca uma compreensão maior da parte de quem lê, se realmente todas as contradições fazem sentido, levando a nós leitores a uma reflexão profunda e realista sem fanatismos.
De maneira alguma o livro blasfema contra a existência de Deus e sim, duvida de alguns acontecimentos incoerentes impostos na Bíblia.
Será que Deus é esse mesmo Deus que eles descreveram aí que rege o universo, um Deus perverso, preconceituoso? Será mesmo que tais fatos aconteceram da maneira que está escrito aí?
Uma leitura mais que recomendada para você caro leitor, tirar suas próprias conclusões, você também não é obrigado a concordar ou discordar com tudo o que o autor propõe, como disse tire suas próprias conclusões.
Termino essa resenha com a mesma frase que iniciei: Que livro, que livroo! Sou grata pela oportunidade e digo , a leitura não abalou a minha fé em Deus, pois não é esse o propósito do livro.
"Tantos bichos reunidos com sabor de poesia, é certamente um lugar repleto de alegrias! Bichos e versos é um livro sensível, com um ritmo que encanta, quando brinca de contar histórias sobre animais. Tem um universo inteirinho, feito de músicas e palavras. Tem situações engraçadas, onde os bichos parecem a gente,e a gente dá risadas."
Neiva Nara Lins
RESENHA:
Essa lindeza de livro traz vários poemas onde os personagens principais claro, são os bichos.
E quem não gosta de bichos não é mesmo? Seja ele de estimação ou não.
Nessa obra encantadora, a autora presenteia a criançada com versinhos incluindo os mais variados bichinhos, despertando assim o imaginário dos pequenos, não só através da história, como também através das ilustrações.
E dessa vez as ilustrações ficaram por conta do Claudeney Alves que caprichou na sua arte.
Nas historinhas vamos conhecer a vaca vaidosa e a vaca tola, a formiga faladeira e muitas outras mais, todas fofinhas e rimadas, o que facilita na hora da leitura, pois a criançada adora uma rima.
Eu gostei de todas as histórias, mas a minha preferida foi O Vestido da Baratinha, que gracinha gente, vocês precisam ler.
Um livro para toda criançada e para adultos também e por quê não? Pois tenho certeza de que tanto crianças quanto adultos irão se apaixonar por essa obra.
O QUE TRABALHAR EM SALA DE AULA:
Diminutivo e Aumentativo;
Sinais de Pontuação;
rr, ss, nh, lhe,
Família silábica da letra C;
Rimas;
Dramatização;
Artes.
Enfim, tem inúmeras ideias para você profissional da Educação trabalhar com esse livro.
Espero que tenham gostado, bjs e até a próxima resenha.
Onde comprar: diretamente com a autora pelo e-mail : amgcosta3agmail.com