Hoje trago para vocês um livro com gostinho de infância, livro esse que me fez lembrar lá do sítio da minha vó onde eu ia passar minhas férias , junto com os primos e aquela bicharada toda.
Livro: Vale do Aventureiro - O Menino Sumido e a Onça Feroz
Autora: Lígia Dantas
Nº de Págs .: 138
Editora: Funalfa
SINOPSE: Quatro garotos precisam desvendar o mistério de um menino sumido há seis anos na fazenda Vale do Aventureiro, enquanto vivem uma eletrizante e perigosa aventura com a proteção do corajoso cão Fritz e a presença ameaçadora de uma onça feroz.
O livro conta a história de 2 irmãos que como de costume, foram passar as férias na fazenda da família no interior de Minas Gerais.
Manuela, também chamada de Manu tinha doze anos e seu irmão Bruno era mais novo , tinha onze anos.
A aventura começa bem antes de eles chegarem na fazenda, onde um temporal repentino fez com que o carro quase atolasse no caminho e após isso , um touro holandês muito valente chamado Cris, quase lança o carro dentro do rio.
Bom, chegando na fazenda , eles logo encontraram seus amigos Chico e Rosinha ( mas não era o Chico Bento e a Rosinha não viu, rs ) que eram os filhos dos empregados da fazenda , o Chicão e a Rose.
Rose era uma mulher bruta e surrada pela vida sofrida, portanto não sabia como educar de maneira correta os seus filhos.
Rosinha era uma garota frágil, calada e medrosa. Era assim pelo fato de seu irmão bater demais nela, o que fazia com que cada vez mais a garota se isolasse dele. Chico ou Francisco como era o seu nome, se vingava na irmã toda vez que seu pai lhe batia, descarregando na menina toda brutalidade que recebia do mesmo.
Manu e Rosinha eram amigas inseparáveis, daquelas de contar os mais íntimos segredos, como também Bruno e Chico.
Os quatro amigos não se desgrudavam e as aventuras que viveram nessas últimas férias só serviram para torná-los mais companheiros ainda.
Certo dia, Chico resolve desaparecer com medo de levar uma surra do pai, por ele ter aprontado uma grande travessura e Bruno resolve ir procurar o amigo junto com o Fritz , que era o grande cão de guarda da família , um fila brasileiro.
Nesse encontro , Chico resolve falar sobre um caso que ainda o perturba muito e que aconteceu há seis anos atrás na fazenda, sobre um garoto e uma onça que sumiu e ainda é mistério para muitos nos arredores da fazenda.
Os dois fazem um trato e juntos os quatro amigos embarcam nessa aventura com muita coragem, tentado desvendar esse caso, interrogando e fazendo anotações num caderninho como se fossem verdadeiros detetives mirins.
Não vou falar mais , senão acabo contando o livro todo rs, rs .
A história é repleta de perigos , mistérios e reviravoltas, os pequenos segredos que precisam serem desvendados, fazem a leitura ficar mais interessante.
E nós leitores ficamos ansiosos querendo saber afinal, o que aconteceu com o menino e com a onça naquela mata nomeada como floresta do perigo.
" Aconteceu um negócio esquisito de noite lá no casarão! _ respondeu Bruno ainda muito ofegante. Escutei muito barulho estranho, assustador mesmo ,que vinha lá do porão!"
A diagramação do livro é muito boa, a capa é fosca e brilhante ao mesmo tempo, pois esse detalhe da cara da onça é bem brilhoso dando um diferencial no fosco.
A escrita da Lígia é bem leve e cuidadosa em certas cenas, como no caso da caçada à onça , onde é ressaltado que é ilegal a caça aos animais e que não se deve matar e sim levar para o IBAMA, o que eu achei bem positivo no livro.
É um livro que com toda a certeza serve como paradidático pois aborda a questão da preservação da natureza, o combate à extinção de animais, os valores éticos e morais como o perdão, a amizade, a coragem, o companheirismo tanto da família quanto dos amigos, a obediência, falar sempre a verdade e etc.
O livro já foi adotado como paradidático em algumas escolas de Juiz de Fora em várias séries , podendo ser trabalhado em várias disciplinas , como mostra as fotos abaixo:
ENTÃO ENVIE UM EMAIL PARA ligialoni@yahoo.com.br
OU FALE COM A AUTORA NA PÁGINA DO LIVRO AQUI, A LÍGIA É UMA FOFA, UM AMOR DE PESSOA, TENHO CERTEZA QUE IRÁ TE ATENDER SUPER BEM, APROVEITE E CURTA A PÁGINA E CONHEÇA MAIS DA AUTORA E SUA OBRA.
Super indico esse livro, é uma leitura ótima e bem agradável ,bom para ser lida agora no outono ou em qualquer época do ano, em um fim de tarde chuvoso, com um cafezin e um paozin de queijo, aow trem bão.
Obrigada pela oportunidade Lígia, guardarei com muito carinho e se um dia eu voltar para sala de aula, é logico que vai ser o primeiro a ser usado.
SOBRE A AUTORA:
LÍGIA DANTAS LOPES
É juizforana e atualmente mora em Governador Valadares (MG). Desde a adolescência cultiva a paixão pela leitura e escrita.
Em 2007 se formou em psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Em seguida, iniciou a formação em psicanálise, que fornece subsídios a seus escritos.
A primeira publicação foi o conto juvenil: "Amora", pela Academia Granberyense de Letras, Artes e Ciências em 2006.
Em 2010 foi premiada com publicação do conto: "Julinha no Sítio Encantado", pelo Prêmio SESC de Contos Infantis Monteiro Lobato, edição 2010.
E em 2013 a publicação, através da Lei Murilo Mendes da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, do livro infanto juvenil: "O Vale do Aventureiro - O menino sumido e a onça feroz".
A partir daí foi convidada a participar da Ciranda Literária de Macaé em 2014. O livro "Vale do Aventureiro" foi adotado pelo Colégio Equipe de Juiz de Fora em 2015. E participou de eventos para incentivo à leitura no colégio do SESI de São João Nepomuceno.
Em dezembro de 2016 foram duas publicações:
- conto: "Cortes na alma" na coletânea: "Escritor Profissional" - Volume 3, da Editora Oito e meio.
- Livro:" Olhos da Deusa". Na plataforma digital Amazon .. Voltado para o público jovem adulto de fantasia e romance.
A escritora já está trabalhando no segundo volume de: "Olhos da Deusa".
Bjos e até a próxima resenha.