quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Até Quando? O vai e vem ( Resenha )


Olá leitores vamos de mais uma resenha hoje.
Thudo bem com vocês?
Espero que sim.
Esse foi o primeiro livro que recebi em parceria com a Editora Chiado Books.

Título: Até Quando?  O Vai e Vem - Parte 1
Autora: Christiane Murville
Editora: Chiado Books
Nº de págs.: 281

SINOPSE:

Quantas vezes repetimos situações já experimentadas, voltamos a visitar locais bem conhecidos, descobrimos parentes novos ou cruzamos com gente que não lembramos ao certo quando e onde já encontramos? Quem nunca caiu em esquemas de pensamentos repetitivos ou em algum registro emocional capaz de o aprisionar em alguma realidade particular? Este romance ficcional conta a aventura de João e de sua família, quando passam exaustivamente por inúmeras dessas situações em suas experiências na Terra, vivendo ora momentos de grande alegria e prazer, ora de extremo sofrimento e decepção, visitando tanto cenários infernais como paradisíacos. Até quando continuarão eles reeditando inúmeras experiências já vividas, repetindo comportamentos eventualmente pouco saudáveis, retornando a lugares já bem conhecidos e oscilando de humor? Em seu íntimo, cada qual quer provar o seu valor, mostrar a todos e convencer a si mesmo de que é uma pessoa honrada e virtuosa. Portanto, precisa projetar novos episódios em sua vida e reeditar outros já vividos, até conseguir sentir-se satisfeito consigo mesmo, com o coração tranquilo e a consciência apaziguada, tendo realizado seu potencial de vida na Terra. No entanto, estariam João e sua família presos em projeções pessoais? Como fazer, então, para encontrarem a liberdade, para se livrarem de padrões repetitivos, formatações e condicionamentos diversos criados por eles mesmos e o coletivo no qual todos estão mergulhados?

RESENHA:

João, o nosso personagem principal, é apresentado como um sujeito sem motivação nenhuma pela vida simples que leva.
Tendo como profissão a função de servente de pedreiro vive resmungando a má sorte que teve e assim deseja o que os outros tem: uma casa boa, carro novo e até mulheres bonitas, pois nada na sua vida estar do modo que deveria estar ao seu ponto de vista.
Tem uma certa inveja e raiva de seu patrão , o Sr. Mário, pelo fato do empresário ter tudo isso que João almeja ter um dia na vida.

João resmunga tanto a vida dura que leva que deseja algo terrível e assim acontece.
A partir daí, João tenta resolver suas pendências, seus erros e arrependimentos vivendo outras vidas.
João passa a ser rico, pobre, exerce outras profissões, conhece outras mulheres e por aí vai...


Nessas suas novas experiências terrenas, sempre tinha a sensação de já conhecer aquelas pessoas que cruzavam o seu caminho ou já ter vivenciado aquele momento. Mas tudo isso era preciso para que João se desapegasse das coisas materiais e ao mesmo tempo tivesse um equilíbrio espiritual e esquecesse das coisas que almejava e  que já estavam impregnadas em sua alma  .

" O maior desafio era perdoar a si mesmo".

Nesse vai e vem os personagens sempre estão se reencontrando em outras vidas sem se lembrarem de suas vidas passadas claro, ou seja, estão sempre interligados de alguma forma e quase sempre com as mesmas personalidades. Será que João conseguiu manter seu equilíbrio alcançando a paz interior? Será que ele conseguiu perdoar os outros e a si mesmo?


Gente, esse livro é muito bom, me fez refletir sobre tantas coisas, principalmente sobre o valor e o verdadeiro sentido da vida e também o tempo que perdemos desejando coisas materiais, a ponto de coloca-las em primeiro lugar em nossas vidas ou frustando-se por não consegui-las.
Uma leitura leve e com escrita simples, uma história com características bem reais da nossa vida cotidiana.

" Com a cabeça viajando por outras realidades, do passado ou futuro, deixamos escapar o que o presente oferece, não enxergamos nada do que acontece à nossa volta".

A diagramação está linda com desenhos feitos pela própria autora que também já tem outras obras publicadas dentre elas A Vida Como Ela É e a Trilogia  A Caverna Cristalina.
Se você já leu outras obras da autora , comente aí em baixo, quero saber se é tão boa quanto essa.


Onde comprar o livro: Chiado BooksLivraria da Travessa.

Bjus e até a próxima resenha.

35 comentários:

  1. Muito bem. Adorei :))
    ~
    Bjos
    Votos de uma óptima Quinta-Feira

    ResponderExcluir
  2. muito boa reflexão !
    o peixe é o último a ver a água.
    assim somos nós que muitas vezes não vemos e e nem agradecemos nossas bençãos diárias .
    só nos damos conta quando a perdemos não é mesmo?
    grande abraço.
    :o)

    ResponderExcluir
  3. Olá!!

    Gosto muito de leituras reflexivas e cheias de ensinamentos e essa parece ser bem assim. Principalmente para os dias de hoje, que na correria do dia-a-dia, as pessoas esquecem de viver mais o presente, as pequenas coisas.
    Linda resenha!

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Joyce.
    É de mais livros que nos fazem refletir sobre o verdadeiro significado das coisas. Sinceramente, eu acho que esse é o ponto principal dos livros infantos juvenis. Sua capacidade de nos fazer pensar.
    Amei sua resenha.
    Fiquei maravilhada pela obra.
    Beijos.

    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  5. Oi Joyce
    Um livro que desconstrói nossos arraigados valores e paradigmas com certeza deve mexer como o nosso emocional. Gostei da sua resenha amiga
    beijinhos e sorrisos

    ResponderExcluir
  6. Olá Joyce, como vai?
    Eu nunca tinha escutado falar nada sobre esse livro mas, agora estou aqui pensando como ele é importante para nós, todos os dias precisamos agradecer a Deus por todas as bençãos que recebemos mas, nem sempre fazemos isso.
    Eu gostei muito da criação dos personagens desse livro, espero conseguir realizar a leitura dele em breve porque, tenho certeza que irei gostar.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  7. Oi Joyce, tudo bem? Eu adoro livros espíritas! Li muito durante a minha adolescência e eles mudaram muito a minha forma de pensar sobre a vida. Eu adorei a premissa dessa história e acho ela muito pertinente, acredito que essa seja uma das nossas principais lições aqui na Terra, saber desapegar do material e saber que há outras coisas muito mais importantes para se valorizar. Ótima resenha!
    Beijos,
    http://abducaoliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Gisele, desapegar é difícil para muitos, mas faz um bem danado, bjus.

      Excluir
  8. Vc sempre traz umas novidades que nos colocam pra pensar ne! Amo esses livros que conseguem nos fazer enxergar melhor os detalhes da vida, obrigada pela dica, parece ser uma leitura muito boa mesmo!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Novidades é sempre bom né Vivi, obrigada, é sim uma ótima leitura.

      Excluir
  9. Olá! Adorei a resenha! É ótimo quando o livro nos faz refletir e nos traz mensagens para a vida. Essa questão de se desapegar dos bens materiais é realmente muito importante, acredito que devemos aprender a viver a vida de uma forma melhor, muitas vezes estamos na correria e nem olhamos para o lado e deixamos de viver momentos bons ao lado das pessoas que amamos. Gostei da premissa e já quero para mim!

    Bjokas da Elo!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Só por sua resenha já lembrei de varias pessoas que conheço que são exatamente como o João. Eles também precisam de uma chacoalhada da vida.
    Curiosa com esse livro.
    Bjs!
    gatitaecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oii, Joyce
    Não conheço nada da autora, mas fico feliz por você ter gostado do livro. Acho que a melhor coisa é quando um livro nos faz refletir e mostra coisas comuns de nossa vida diária, a obra fica mais palpável e os personagens mais verdadeiros, né? Essa parece ser o tipo de história que nos põe pra pensar por um bom tempo. Em muitos momentos realmente somos como o João.
    Um beijo,
    http://eusouumpoucodecadalivroqueli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos mesmo,acho que cada um que ler esse livro se identifica um pouco com João.

      Excluir
  12. Com a cabeça viajando por outras realidades, do passado ou futuro, deixamos escapar o que o presente oferece, não enxergamos nada do que acontece à nossa volta".

    Boa tarde, querida!
    Gostei muito deste recorte e o presente é o que conta.
    Deus te abençoe muito.
    Bjm fraterno e carinhoso de paz e bem

    ResponderExcluir
  13. Oii Joy tudo bem? Que resenha linda!amo leituras que nos permitem parar pensar analisar o mundo a volta. .e depois de terminar ficar refletindo. Sem dúvidas essa deve ser uma leitura repleta de aprendizados..espero poder ler e aprender com ela em breve..amei as fotinhos!beeijos minha flor!

    ResponderExcluir
  14. Olá Joyce :)
    Não conhecia o livro, amei a capa e a reflexão que ele trouxe.
    sempre almejamos o que não temos e esquecemos do que já conquistamos, nos preocupamos com o futuro e não vivemos o presente.
    Espero que João tenha conseguido evoluir.
    Gosto muito de livros que nos fazem refletir.
    Já coloquei na minha lista de leitura.
    ótima quarta
    bjo

    Tati C.

    ResponderExcluir
  15. Oiê Joyce!
    Saudade!
    Não conhecia esse livros achei super legal a pegada dele, mostra a maturidade ou falta dela em determinadas situações. Muito bom!

    Beijoooo 💓

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ceci, saudades também. Isso mesmo que vc falou , bjocas gatona.

      Excluir
  16. Oi diva, tudo bem ?

    Fiquei encantada com esse post e esse livro, amo leituras que nos fazem pensar , nos fazem aprender com a leitura e cada mensagem passada que nos fazem bem é super válido...acredito que toda a proposta e sua leitura foi bastante satisfatória e que este livro é uma ótima indicação. A questão do vai e vem e reencontros me fez querer ler o livro.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é sempre bom ter você aqui!
Obrigada, volte sempre!