A resenha do livro de hoje é sobre o livro Deixe-me Voar de Marcela Millan publicado pela Editora Estalo.
Livro: Deixe-me Voar
Autora: Marcela Millan
Editora: Estalo
Ano: 2019
Nº de págs.:195
SINOPSE:
As cortinas do circo podiam se abrir há mais de uma dezena de anos para Amy e ela continuava sentindo o coração acelerar naqueles momentos. Isso, é claro, antes das famílias se dizimarem, quando as ruas ainda eram movimentadas e festivas.
Agora, porém, a Grande Guerra estava acontecendo - para alguns, uma catástrofe sem solução; para outros, um desespero idiota e precoce.
Para o inglês Leon, por sua vez, o conflito era algo extremamente empolgante. Quando estourou, ele não era mais do que um adolescente e ainda assim nada o impediu de ser um dos primeiros a buscar o alistamento voluntário, enquanto tomava despreocupadamente uma xícara de chá.
Agora, porém, a Grande Guerra estava acontecendo - para alguns, uma catástrofe sem solução; para outros, um desespero idiota e precoce.
Para o inglês Leon, por sua vez, o conflito era algo extremamente empolgante. Quando estourou, ele não era mais do que um adolescente e ainda assim nada o impediu de ser um dos primeiros a buscar o alistamento voluntário, enquanto tomava despreocupadamente uma xícara de chá.
Questionando os motivos da guerra e relembrando que mesmo em um mundo quebrado a arte aparece para mostrar que sempre existe algum tipo de esperança, uma amizade improvável fez surgir Deixe-me voar!
Temos na nossa história de hoje dois personagens principais fortes: Amy e Leon.
Vou falar de cada um deles individualmente.
Amy nasceu e cresceu no mundo circence, a função destinada a ela e sua amiga era o trapézio, onde ambas se dedicavam de corpo e alma em cada espetáculo.
Treinavam juntas e as apresentações da dupla mais pareciam duas pessoas em uma só alma de tão interligadas que eram.
Mas as coisas não andavam muito bem devido a guerra que se iniciava naquela região, onde as pessoas tinham que economizar seu dinheiro e consequentemente isso diminuía o número de pessoas na platéia.
Mas isso tudo não desanimava Amy, pois o que ela queria mesmo era levar um pouco de alegria para aquelas pessoas na situação de medo e pavor em que se encontravam , principalmente as crianças.
Bom, já dá para ver o quão sensacional é a nossa personagem.
Mentiu para conseguir o alistamento voluntário e teve que sair de casa fugido, pois sua família não aceitava sua decisão.
Só que ao chegar na trincheira, o lugar onde os soldados ficavam, Leon pode constatar que a guerra não era aquilo que ele imaginava , atos e cenas desumanas logo fizeram o soldado se arrepender amargamente. Mas era tarde demais, o erro já estava feito e ele teve que ser forte para suportar toda aquela situação.
Até que um dia diante de um bombardeio ele foi atingido . Acordou num hospital e logo percebeu que estava cego de um olho. Torceu para não voltar mais para aquele lugar infernal, mas não teve jeito, os soldados só estavam esperando a sua recuperação para levá-lo de volta.
Não teve outra saída a não ser fugir.
" Na verdade as bombas pareciam vir em uma cadência quase de valsa, como doces e incansáveis bailarinas de olhos de fogo, labaredas irrefreáveis que tinham como orquestra de fundo os sons do horror."
Leon, conseguiu fugir e se esconder no circo, onde todos o acolheram muito bem.
Lá ele conhece Amy, onde logo se encanta pela moça e começa uma grande amizade entre esses dois.
Com um tempo houve uma troca entre ambos, Amy se dispôs a ensiná-lo malabarismo e ele ensinaria a garota a ler e escrever já que a mesma era analfabeta.
Só que alguém do próprio circo , no auge dessa amizade, não estava gostando do que estava acontecendo e dedurou o soldado fugitivo.
" ... E em Amy, havia um brilho a mais, uma entrega que ele já havia reparado antes.
Amy dançava com a alma."
Uma grande reviravolta é dada na história a partir daí. Uma grande tragédia acontece.
Um livro com uma história sensível e cheias de surpresas.
A autora consegui me enganar direitinho na proporção do rumo a qual o enredo tomou, pois deduzi tal coisa no início do livro e no fim já não conduzia mais o que eu pensava.
" Para o circo, o lugar estava errado. A hora estava errada.
Para o circo, não houve sequer uma segunda chance."
A autora soube abordar também um tema onde há certo preconceito de uma maneira sútil , sem extravagância nas palavras , sem quebrar a essência da história, o que achei bem legal, pois odeio quando um autor, seja nacional ou estrangeiro coloca coisas desnecessárias acabando com o desfecho ou até mesmo com a história toda.
Livro lindo, cheio de emoções e surpresas, com uma escrita super delicada.
Creio que uma das mensagens que a autora quis passar foi que sempre é tempo de recomeçar e que a esperança é a última que morre!
Mostrar a arte circence num livro é muito bom, até mesmo para quebrar tabus de preconceitos e ainda por cima intercalar a guerra dentro desse contexto, foi demais. Acredito que vocês leitores assim como eu irão gostar desse livro.
Na compra do livro na LIVRARIA da Editora Estalo, vocês ganham marcadores e um caderninho fofo como o da foto acima. Esse caderninho é bem descrito na história, mas corra que O FRETE TÁ GRÁTIS os caderninhos são limitados.
Além do site da editora , vocês também poderão adquirir o livro na AMAZON, por um precinho camarada.
Mais informações sobre o livro, autora e redes sociais no SITE DO LIVRO.
Bjus e até a próxima resenha.
Acredito que seja um bom livro
ResponderExcluir.
Cumprimentos
.
** Caminhando na noite escura **
fiquei curiosa. e q fantásticas as fotos. ficou lindo. beijos, pedrita
ResponderExcluirGente, que espetáculo ficaram suas fotos!
ResponderExcluirNunca li nenhum livro que se passa no universo circense, semana passada li com meus alunos do sétimo ano um trecho da autobiografia do palhaço Arrelia, e fiquei encantada, agora lendo sua resenha me deu mais vontade ainda de ler algo do tipo!
Beijoooo
Puxa fiquei bastante instigada com a resenha e plot do livro.
ResponderExcluirSensível, bem roteirizado e com reviravoltas, deve ser emocionante.
Quero muito ler.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br
mas gente, quanta tragédia :( e no meio disso td uma avalanche de emoções, em tão poucas páginas! AChei incrivel viu e espero ter a alegria de ler em breve!
ResponderExcluirosenhordoslivrosblog.wordpress.com
Sabe uma coisa que percebi até agora e que gostei bastante, a maioria das suas resenhas são de autores nacionais e quero falar que admiro muito isso, pois muita gente não da valor para o que temos no nosso próprio quintal né!
ResponderExcluirFicou muito boa a resenha e amei as fotos , a maquiagem ficou muito legal.
Beijinhos da Isa do @leportraitdeisa
Nossa, que livro lindo!
ResponderExcluirEu fiquei bem curiosa pra saber mais e saber como tudo termina. Achei maravilhosa a ideia de um lado colocar um tema bem leve sobre o circo, e do outro um tema pesado, como é a guerra. Gostei muito da descrição da personalidade dos personagens principais ❤️😍 parecem encantadores.
Beijos,
http://eusouumpoucodecadalivroqueli.blogspot.com