Livro cedido pela Editora Chiado Books em parceria com a mesma.
Livro: A Mão e o Açoite
Autor: Régis Godoy
Editora: Chiado Books
Ano: 2019
Gênero: Romance
Nº de págs.: 532
SINOPSE:
No interior de Minas Gerais na segunda metade da década de 1940, Luiz Alberto se viu forçado a enfrentar o medo do abandono diante do desmoronamento da sua família. Num duro processo de amadurecimento, ele precisa confrontar a si mesmo e aprender a lidar com a solidão e a descoberta da verdade sobre as pessoas que mais ama.
RESENHA:
Luiz Alberto acabou de passar de ano e foi para a casa dos tios Gaspar e Aída, para depois partir para a casa de seus pais em Minas Gerais.
Era a primeira vez que viajava sozinho num trem com destino a São José das Nuvens, onde depois de um ano reveria a sua família.
Foi recebido na estação por sua irmã cecília de 17 anos e seu pai o carrancudo Coronel Belisário que lhe recebeu na dura rigidez de sempre deixando o garoto triste.
Em casa , ao chegar, se jogou nos braços da cozinheira Bernada, a qual carinhosamente lhe chamava Narda e depois foi ao encontro da mãe que a recebeu com alegria.
Luiz Alberto sentia falta de seu irmão Herculano que também fazia faculdade em Porto alegre.
Passado alguns dias de sua chegada à fazenda, logo Luiz Aberto descobriu um grande segredo do pai e para proteger sua família decidiu não contar nada á ninguém.
Logo, sua mãe sofreu uma queda e ao ser levada ao médico foi diagnosticada com uma grave doença. Isso uniu a família, foi onde Herculano veio para ficar junto da mãe.
Finalmente o reencontro entre irmãos.
Nesse livro o autor busca mostrar ao leitor a diferença de personalidades dos irmãos Luiz Alberto e Herculano, onde cada um tem seu jeito de enfrentar os problemas familiares que surgiram durante a trama.
Um é absolutamente frio, calculista, egoísta, não tem medo algum de enfrentar o perigo , inclusive o próprio pai, mesmo que isso ocasione tragédias.
Já o outro é o oposto: morre de medo do pai, não expõe seus sentimentos e muito menos o seu verdadeiro eu.
Seu medo o faz travar em alguns momentos em que é para o mesmo falar ou agir, deixando-o mal consigo mesmo.
" A gente só vence os medos que enfrenta, curumim."
Um drama familiar muito forte e bem escrito que faz com que o leitor pare e reflita entre uma e outra tragédia.
A ambientação do livro é perfeita onde podemos perceber um projeto de pesquisa muito bem feito pelo autor.
Os personagens também são marcantes, principalmente Narda a cozinheira da família, ela é aquele amor de pessoa que todo mundo quer ter por perto e provar das suas delícias.
Apesar das indiferenças , das ambições, discordâncias e atitudes inapropriadas, são válidos para essa leitura os questionamentos e as reflexões do que é ser uma família. Não é o sangue, não é o nome, nem muito menos o sobrenome e sim o que fazemos em relação a isso e como tratamos uns aos outros.
O desfecho do livro é o ápice de todo o contexto construído.
Uma leitura super válida ! E viva a literatura nacional que cada vez mais tem se destacado com a descoberta de excelentes autores escondidos como Régis Godoy.
Onde comprar: Saraiva,
Desconhecia este livro!
ResponderExcluirEstou adorando o fato de que a Escrita nacional esta ganhando cada vez mais visibilidade, e esse livro parece ser um ótimo exemplar desse fato!
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho
Bjs Aruom Fenix
Blog Leituras de Aruom
Não conheço esse livro, mas gostei bastante que nos faz pensar sobre a vida. Os livros nacionais estão muito bons, ao contrário do que muitos ainda pensam. Bjks!
ResponderExcluirMundinho da Hanna | Instagram
Adorei demais que o livro apresenta essas personalidades diferentes dos irmãos, e como cada um lida de uma maneira diferente com os fatores familiares, cujo quais, são expostos. Gostei também que o autor fez um ótimo trabalho de pesquisa com a ambientação do livro. E ainda melhor, os questionamentos e reflexões valiosas que o autor consegue trazer sobre o é ser uma família. Realmente, sangue e sobrenome não define nada. Toda relação precisa ser cultivada. Esse parece ser mesmo um ótimo livro. Curti bastante!
ResponderExcluirNão conhecia esse livro. Eu gosto de ler dramas familiares, afinal de contas sempre tem algo que a gente se identifica, toda família tem um drama. E eu amei o fato de ser ambientado em Minas Gerais, meu estado que amo tanto hahaha
ResponderExcluirNão conhecia esse livro. Adoro leituras de época, acho que trazem bastante informação sobre a cultura da nossa sociedade no passado, e acho que uma boa pesquisa com uma ambientação bem feita ajuda muuuuuuito a gente a entrar no livro. Parece ser um livro bem intenso, gostei da resenha!
ResponderExcluirAbraço,
Liv | Resenhas Caóticas
Oi, tudo bem? Achei bem interessante a premissa desse livro principalmente pela análise dos irmãos. Realmente mesmo sendo criados no mesmo ambiente as pessoas se tornam diferentes. Elas têm visões de mundo distintas e agem diferente. Essa é uma das belezas da vida ninguém é igual a ninguém. Gostei do aspecto histórico também. Um abraço, Érika =^.^=
ResponderExcluirOie como não gosta de livros assim ahhhhh!!! Amo, não conhecia mais vou procura ler.
ResponderExcluirParabéns
Oii! Adorei a resenha! Trata de dramas familiares e da importância da união entre os seus como forma de fortalecimento e o vencer o medo! Estar ao lado de quem amamos nessas horas é imprescindível! E que fotos bacanas! Amei! Parece um lugar lindo! Parabéns! Bjs
ResponderExcluirOi, tudo bem?
ResponderExcluirEu amei sua indicação, esse livro parece ser incrível e muito interessante de se ler! Sua resenha tá maravilhosa, arrasou muito!!!
Leonardo, do Porão Literário
Oie, não conhecia sobre o livro. Não é necessariamente meu gênero preferido mas achei bem interessante a trama. Acredito que deva prender e mexer bastante com o leitor.
ResponderExcluirBjos
www.coisasdemineira.com
Não conheceia a história e nem o livro
ResponderExcluirMas depois do seu post ja coloquei ele na minha lista
Parabéns e amei as fotos♡♡♡
Muito obrigado pela ótima resenha!
ResponderExcluir