domingo, 2 de agosto de 2020

Piquenique na Provence ( Resenha )

Oieee, mais uma resenha de um um livro com gostinho de quero mais.
Não é novidade para quem já me acompanha que adoro livros que mesclam ficção e receitas, aliás, são desses livros que vem as inspirações para o quadro " Receitas Literárias".
Quando achei esse livro, sim, porque foi um achadinho, eu falei tenho que comprar! E hoje venho com a resenha para vocês.

Livro:
 Piquenique na Provence
Autora: Elizabeth Bard
Editora: Rocco
Nº de págs.: 400
Ano: 2015

SINOPSE:

Há dez anos, a nova-iorquina Elizabeth Bard seguiu um atraente francês por uma escada em espiral para o amor no coração de Paris. Agora, com um bebê a caminho, ela tem certeza de que encontrou seu lugar definitivo: a pequena vila provençal de Céreste. Apaixonados pela história do lugar, o casal resolve se mudar – de mala e cuia e Le Creuset – para a zona rural francesa e abrir uma loja de sorvetes artesanais, a Scaramouche, que se tornou uma das top 5 sorveterias da França. Piquenique na Provence mostra, entre receitas tentadoras e com um texto inteligente e bem-humorado, a trajetória de uma jornalista norte-americana aprendendo os truques da maternidade francesa, uma família encontrando uma nova paixão profissional e a iniciação de uma cozinheira na culinária clássica da Provence. Uma deliciosa mistura de Comer, rezar, amar, Um ano na Provence e Sob o sol da Toscana.

RESENHA:

O livro é narrado por  Elizabeth Bard  uma jornalista que nas horas vagas era escritora, seu primeiro livro estava para nascer, assim como também o seu primeiro filho.
Na sua gravidez ela decide ir passar 10 dias durante o feriado de Páscoa na pequena cidade de Céreste que faz parte de Provence.

Gwendal , seu marido, um francês que trabalhava na indústria do cinema acompanha sua esposa para dar início a uma nova vida na pequena vila provençal. Lá eles vão morar na residência que foi do grande poeta René Char e abrem uma pequena sorveteria artesanal.

Mas nem tudo na pequena cidade linda  são flores, Elizabeth começa a ter dificuldades com a maternidade na gravidez em si, como também na relação com seu pequeno filho quando este está em fase de crescimento.


Ela procura se adaptar as tradições francesas, principalmente no que se refere a culinária francesa, comparado claro, os costumes franceses aos dos americanos, pois enquanto os americanos comem em qualquer lugar, seja na rua ou na praça, os francese não descartam comer em um bom restaurante ou na mesa com a família.

Nesse livro o leitor irá conhecer tanto a culinária francesa como também os seus costumes, eu particularmente conheci muitas coisas da França que até então não sabia. A autora nos leva a um mundo de mercados e  pomares nos fazendo sentir o carinho o qual ela prepara os alimentos para a sua família.

No final de cada capítulo ela nos presenteia com deliciosas receitas feitas com os ingredientes locais de Provence, pena que alguns ingredientes não encontramos aqui no Brasil, mas nada que não podemos adaptar com o nosso jeitinho brasileiro.


Recomendo pra você que adora viajar através dos livros, conhecer novas culturas e que curte umas receitinhas assim como eu. Essa é uma história de vida com receitas.

Onde comprar: Na Amazon .

Obs.: Essas fotos foram tiradas no Le' Jardim em Gramado, um passeio a um parque de Lavandas que vale a pena conferir.

10 comentários:

  1. Não conhecia o livro, mas acho que ia gostar de o ler :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Joyce
    Gostei de ler a resenha e claro o desejo de ler já foi despertado
    Está tudo bem com você?
    Saudade menina
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Eu não conhecia seu quadro "Receitas literárias", mas já vou correndo conhecer!
    Eu também sou apaixonada por culinária, em especial doces.
    E que delícia de resenha! Eu não conhecia o livro mas estou simplesmente apaixonada e já coloquei na lista. Deve ser uma viagem e tanto poder conhecer um pouco da França e seus quitutes a cada capítulo!

    ResponderExcluir
  4. Mulher, eu acho que nunca li um livro que tenha assim uma temática casada com a culinária, que traga receitinhas ainda por cima.
    Eu adorei demais conhecer um pouco sobre o livro. Achei que deve ser uma leitura muito agradável, e mais, deve deixar aquela vontade de testar as receitas.
    ADOREI seu post.
    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  5. Sempre dá um quentinho na alma ao conhecer e encontrar livros gostosinhos assim e que deixam esse gostinho de quero mais. Como eu adoro viajar através do livros,que são o melhor meio de transporte, na minha opinião, já fui conquistada pelo livro. E estou com vontade de ler. Além do mais, a culinária francesa é um dos assuntos de meu interesse pessoal.

    ResponderExcluir
  6. Oioi! Por conta da questão das receitas e do foco na culinária de certa forma, acho que esse livro é muito mais a cara da minha mãe. No entanto, por focar na cultura francesa, acho que vai ser ótimo pra mim, pois curso francês na faculdade. Obrigada pela indicação. Abs!

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bem? Gente que ideia mais criativa a desse livro. Primeiro fiquei encantada pela capa que já dá água na boca. Sou daquelas que amam doces. Imagina ler um livro que a cada capítulo traz uma receita... dá vontade de fazer todas haha Já tomei nota do livro vou procurá-lo. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  8. Olha, eu confesso que esse não é um livro que eu compraria andando por uma livraria. Mas apesar desse detalhe, ler do que se trata me deixou curiosa pra ler. Sério. Tipo, tirando a questão de maternidade, que não curto ficar lendo sobre, essa parte de mudar de vida tentando num lugar diferente, começar um negócio, ainda mais envolvendo comida e no clima francês, muito me instigou hehehe
    Espero poder ler algum dia.
    Küss

    ResponderExcluir
  9. Nao conhecia esse livro tambem
    to apaixonada
    ja vai pra lista de compras mesmo
    Porque sou como voce, amo curtir viagens e receitas, e pra melhorar dentro dos livros
    Juntou tudo que amo mesmooooooooooo

    ResponderExcluir
  10. Nossa, mas que ideia legal. Unir a leitura com as receitas deve ser realmente bem divertido e especial. Eu já me sinto incluída na história qndo conheço o local onde ela se passa... se fizer a mesma receita então! Hahahah Achei a história do livro bem legal tbm, por abordar varias questões de adaptação, vida e família. E que fotos lindas, sou doida por Gramado.
    Bjos!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, é sempre bom ter você aqui!
Obrigada, volte sempre!